Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->JORNALISTA EURO LUíS ARANTES -- 25/08/2004 - 20:00 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EURO LUíZ ARANTES FALECEU EM JUIZ DE FORA, AOS SESSENTA E CINCO ANOS. JORNALISTA, NASCEU EM GUIDOVAL(15 KM DE UBÁ) E ERA FILHO DE IGNÁCIO DE CASTRO ARANTES E DE NICOLINA MARTINS ARANTES, TAMBÉM JÁ FALECIDOS. A SUA MORTE PRIVA A IMPRENSA E A POLíTICA MINEIRA DE UM PERSONAGEM QUE FEZ HISTÓRIA AINDA EM VIDA. MAIS CONHECIDO COMO O CRIADOR DO SEMANÁRIO "BINÓMIO", EURO ARANTES FOI TAMBÉM UM POLíTICO DE ATUAÇÃO PERMANENTE DESDE OS TEMPOS DE ESTUDANTE, TENDO SIDO, AINDA, EM MINAS, FUNDADOR DO PARTIDO SOCIALISTA AO LADO DE PALMYOS PAIXÃO CARNEIRO.(VER ESCRITORES UBAENSES)
NA IMPRENSA, ELE ANTECIPOU O CHAMADO JORNALISMO ALTERNATIVO QUE IRIA EXPLODIR À PARTIR DOS ANOS 60.RECENTEMENTE ELE HAVIA DADO UMA LONGA ENTREVISTA SOBRE A SUA VISÃO DE JORNALISMO PARA UMA TESE QUE ESTÁ SENDO FEITA SOBRE SUA OBRA MAIS CONHECIDA, O BINÓMIO , ASSIM CHAMADO PORQUE IRONIZAVA O PLANO DE METAS DO ENTÃO GOVERNADOR MINEIRO JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA. ESTE DEPOIMENTO (JÁ PRONTO) OFERECE AMPLAS NOÇÕES SOBRE UM MOMENTO DA VIDA CULTURAL E POLíTICA DE MINAS.(E.M., IN NOTAS DO DIA)
EURO LUíS ARANTES CURSOU O PRIMÁRIO E O SECUNDÁRIO EM UBÁ, NO GINÁSIO SÃO JOSÉ, FUNDADO E DIRIGIDO PELO DR. FÉCAS. ALI, COM O MÉDICO, ESCRITOR E ECOLOGISTA *DR. PALMYOS,HOJE ENTRE NÓS ,PARA NOSSA ALEGRIA,ELABOROU E ESTRUTUROU A NíVEL DE IDÉIAS O PARTIDO SOCIALISTA QUE MAIS TARDE, JUNTOS, FUNDARIAM.
FORMADO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, RESOLVEU ABRAÇAR O JORNALISMO AO QUAL DEDICOU POR TODA SUA VIDA, E , COM JOSÉ MARIA RABELO FUNDOU O SEMANÁRIO BINÓMIO , AUXILIADO POR VÁRIOS DEPUTADOS DA EXTINTA UDNA, POSICIONADO CONTRA O GOVERNO DE JK.
E PELA LEGENDA DA UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL ELEGEU-SE DEPUTADO ESTADUAL, SENDO EM 1958, O MAIS VOTADO DE MINAS COM CERCA DE 18 MIL VOTOS.
NOS ÚLTIMOS ANOS EURO ESTAVA EM JUIZ DE FORA ONDE ERA JUIZ CLASSISTA NA JUSTIÇA DO TRABALHO, SEMPRE REELEITO POR SEUS COLEGAS JORNALISTAS PELOS QUAIS ERA ADMIRADO E RESPEITADO.
SEU CORPO FOI TRASLADADO PARA SÃO PAULO ONDE FOI CREMADO NO JARDIM PARQUE DA SAUDADE ATENDENDO À SUA VONTADE.
EM 1976, PUDE, COMO CANDIDATO À PREFEITO DE UBÁ PELO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO , O MDB, ESTAR COM EURO E TROCAR COM ELE ALGUMAS IDÉIAS.
RARAMENTE NOS VíAMOS MAS SEMPRE QUE NOS ENCONTRÁVAMOS PODíAMOS DEIXAR O TEMPO CORRER E PERMITIR A CONVERSA FLUIR SOLTA, INTELIGENTE E COM SERIEDADE.
ELE ACREDITAVA, E EU CONTINUO ACREDITANDO, NUMA SOCIEDADE MAIS FRATERNA E SE ALGUM DIA A ALCANÇARMOS, SEM DÚVIDA, TEREMOS A CERTEZA DE QUE EURO ARANTES CONTRIBUIU, E MUITO, PARA QUE O MUNDO PUDESSE CHEGAR A TAL ESTÁGIO.
A NOSSA SAUDADE.

*FALECIDO.
Publicado no jornal CIDADE DE UBÁ,em 09.05.1993

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui