Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->XAVIER PEREIRA - 50 ANOS DE RÁDIO -- 28/08/2004 - 22:33 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MIL NOVECENTOS E NOVENTA E DOIS VAI FICANDO PARA TRÁS. DEZEMBRO CHEGOU E DENTRO DE MAIS ALGUNS DIAS ESTAREMOS COMEMORANDO O NATAL E ALCANÇAREMOS DEPOIS NOVENTA E TRÊS. TUDO ENTÃO SERÁ APENAS RECORDAÇÕES.
NOVENTA E DOIS FOI UM ANO PRÓDIGO EM COMEMORAÇÕES. CENTENÁRIOS, BICENTENÁRIOS, SESQUICENTENÁRIOS DE PESSOAS, DE FATOS , DE ASSOCIAÇÕES, NO MUNDO INTEIRO TODOS ENVOLTOS PELAS FESTIVIDADES QUE MARCAM ESTAS DATAS.
FOGUETÓRIOS, DISCURSOS, PUBLICAÇÕES...
BEM PERTO DE NÓS, UMA DATA MARCANTE É ANUNCIADA DIETAMENTE NAS RÁDIOS EDUCADOR AM-FM, SEM MAIORES ESTARDALHAÇOS: OS CINQÃœENTA ANOS DE LOCUÇÃO DO EMPRESÁRIO NO SETOR DAS COMUNICAÇÕES, RÁDIO - JORNALISTA FRANCISCO XAVIER PEREIRA, O POPULAR XAXÁ, QUE INICIOU SUA CARREIRA RADIOFÓNICA E JORNALíSTICA NA RÁDIO SOCIEDADE UBAENSE, ZYC-4, COM O SAUDOSO DR. BRENO DUTRA DE MENDONÇA.
MAS, XAVIER NÃO PAROU POR Aí. PUBLICOU EM 1949 (UM ANO ANTES DESTE ARTICULISTA NASCER) OS LIVROS SOMBRAS E SONHOS , CONTRASTES E ANGELUS . VEM COLABORANDO COM JORNAIS LOCAIS E DE OUTRAS CIDADES.
COM POLíTICA NO SANGUE, FUNDOU EM 1950 (ANO EM QUE NASCI), EM UBÁ, O PTB E FOI ELEITO SUPLENTE DE DEPUTADO ESTADUAL. EM 1954, FUNDA A RÁDIO EDUCADORA TRABALHISTA DE UBÁ, AM, E TRÊS ANOS DEPOIS CRIA A CRUZADA DE REDENÇÃO DOS NECESSITADOS , COLOCANDO OS MICROFONES DE SUA EMISSORA DE RÁDIO À SERVIÇO DOS MAIS CARENTES.
ELEGE-SE VEREADOR À CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ EM 1962, E NESTE MESMO ANO É ESCOLHIDO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DA MESMA CIDADE.
EM 1966 É REELEITO VEREADOR COM A MAIOR VOTAÇÃO DO MUNICíPIO. EM 1970 ELEGE-SE VICE-PREFEITO DA CIDADE CARINHO. SÃO INÚMEROS OS PROJETOS DE XAVIER PEREIRA.
1972 TORNA-SE SÓCIO FUNDADOR DA ABERT- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO E TELEVISÃO. EM 1975 É DIPLOMADO JORNALISTA PELA FACULDADE LIVRE DE JORNALISMO E COMUNICAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, CURSO QUE TEMOS O ORGULHO DE TER CONCLUíDO TAMBÉM.
NO ANO DE 1981, XAVIER PEREIRA FUNDA A PRIMEIRA EMISSORA FM DA REGIÃO, A EDUCADORA FM. VIVEU E LEVOU GRANDE EXPERIÊNCIA PARA BELO HORIZONTE QUANDO FOI DIRETOR DA RÁDIO INCONFIDÊNCIA, DAQUELA CIDADE, EM 1984.
TORNA-SE MEMBRO EFETIVO DA ACADEMIA UBAENSE DE LETRAS, E AQUI INSISTIMOS PARA QUE ESCREVA MAIS, PUBLIQUE MAIS LIVROS.
1986, XAVIER É SÓCIO HONORÁRIO DOS ROTARYS CLUBS DE UBÁ(UBÁ E ARY BARROSO)
CIDADÃO HONORÁRIO DE UBÁ EM 1988, QUANDO ENTÃO A CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ, TEM A OPORTUNIDADE DE PRESTAR HOMENAGENS E RECONHECIMENTO A ESTE ILUSTRE CONTERRÂNEO, QUE TEM UM PASSADO DE REALIZAÇÕES E MUITO MAIS A FAZER AINDA PELA CIDADE CARINHO ATRAVÉS DE SUAS EMISSORAS DE RÁDIO, DO MICROFONE QUE OCUPA EM SEUS PROGRAMAS DIÁRIOS, SEJA PARA ELOGIAR, SEJA PARA DENUNCIAR TUDO AQUILO QUE VAI CONTRA OS INTERESSES MAIORES DO MUNICíPIO.
PARABÉNS, XAVIER PEREIRA!OBRIGADO POR SUA PRESENÇA ENTRE NÓS!
XAVIER PEREIRA, EM SEUS CINQÃœENTA ANOS DE RÁDIO FOI TESTEMUNHA E PARTE DE IMPORTANTES PERíODOS DE NOSSA HISTÓRIA REGIONAL, ALÉM DE TÊ-LOS MARCADO, DIVULGADO ATRAVÉS DE SUAS DUAS EMISSORAS . FEZ PROGRAMAS DE AUDITÓRIO QUE LANÇARAM GRANDES NOMES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA,TAIS COMO NELSON NED, AS IRMÃS CÉLIA E CELMA MAZZEI QUE RETORNARAM RECENTEMENTE DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO. LANÇOU LOCUTORES QUE HOJE OCUPAM LUGARES DE DESTAQUE EM OUTRAS RÁDIOS E EMISSORAS DE TELEVISÃO. DEU E CONTINUA DANDO OPORTUNIDADES AOS JOVENS QUE DESEJEM ESPAÇO NO MUNDO MÁGICO DO RÁDIO.
DISPÕE HOJE DE UMA EQUIPE DE EXCELENTE NíVEL, O QUE NOS SITUA ENTRE AS MELHORES EMISSORAS DO ESTADO. SEU PROGRAMA EM DIA COM A NOTíCIA , QUE VAI AO AR DIARIAMENTE- HÁ MAIS DE DEZ ANOS- COM PRIMEIRA EDIÇÃO ÀS 12 HORAS É LíDER ABSOLUTO DE AUDIÊNCIA E É NELE QUE SENTIMOS A VIBRAÇÃO, O GOSTO PELO TRABALHO NAQUILO QUE VEM FAZENDO HÁ CINQÃœENTA ANOS.
O MESMO ACONTECE COM O MOMENTO DA AVE MARIA , PÁGINAS DE FÉ E DE REFLEXÃO NO NOSSO DIA-A-DIA, ESCRITAS PELO PRÓPRIO XAXÁ E LIDAS POR ELE, COM REPETIÇÃO EM OUTRAS EMISSORAS , DE OUTRAS CIDADES.
XAVIER PEREIRA, AO LADO DE SUA ESPOSA E FILHOS, ENGRANDECE ESTA TERRA E SUA GENTE QUE LHE APLAUDE NESTE MOMENTO HISTÓRICO PARA TODOS NÓS , PRINCIPALMENTE, QUANDO SE COMEMORA TAMBÉM OS CINQÃœENTA ANOS DE FUNDAÇÃO DA RÁDIO UBAENSE, ONDE ELE DEU INíCIO A SUA BRILHANTE CARREIRA DE LOCUTOR.
XAVIER PEREIRA TEM UMA VIDA PLENA DE REALIZAÇÕES E COM CERTEZA A CÂMARA MUNCIPAL DE UBÁ FEZ-LHE JUSTIÇA HOMENAGEANDO-O NO ÚLTIMO DIA CINCO DE DEZEMBRO ( E Á RÁDIO SOCIEDADE UBAENSE) EM SUA SESSÃO SOLENE, NO HORTO FLORESTAL.
E SE ME PERMITEM, OS CAROS LEITORES, DEVO ENCERRAR ESTE ARTIGO AGORA, PARAR DE FALAR DE XAXÁ, ESTE GRANDE AMIGO MEU E DE MEUS FAMILIARES.
É QUE ELE FALAR POR SI PRÓPRIO E ESTÁ NA HORA DE OUVIR O IMPERDíVEL EM DIA COM A NOTíCIA .ATÉ MAIS.

(O autor, Ricardo Nacif Njaim, na década de sessenta fez uma série de programas na Rádio Educadora AM. O tempo é o pai de todas as verdades .)
Xavier continua entre nós, felizmente.
As rádios têm a direção dos competentes Claudionor Càndido de Sá e Paulo Xavier, filho de Xaxá)
Publicado no jornal CIDADE DE UBÁ, nos dias 06 de dezembro e 20 de dezembro de 1992) RNNjaim
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui