Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->AMIGO SECRETO SUSTENTÁVEL -- 08/12/2006 - 14:11 (Sandro Nicodemo - Bandana®) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todos ansiosos pelo momento do sorteio, família reunida na cozinha, mão dentro do saquinho vermelho e opaco, uma de cada vez, um papelzinho dobrado para cada um e começa a brincadeira. Uma família relativamente pequena, tendo como chefe o Seu Armando, primeira dama D. Bianca e três filhos: Bruno, de quinze; Lílian, de doze; e Lucio, o caçula, com dez. A proposta para a brincadeira desse ano foi um pouco diferente dos anos anteriores. Nenhum dos participantes poderia comprar um presente, mas sim, presentear seu amigo com algum objeto de sua propriedade. Tal atitude faria a pessoa oferecer algo marcante de sua vida e com um sentimento envolvido. Existe algo mais humano do que isso? Praticar o desapego aos bens materiais em prol de alguém que ama?
Passam-se quinze dias, e a sonhada data para a troca de presentes chega, é véspera de Natal! Os pacotes debaixo da árvore, alguns brilhantes, com ilustrações temáticas natalinas, tudo lindo! Mas o que nem todos sabiam é que a melhor parte estaria por vir, momentos de emoção inéditos: “a troca dos presentes!”.
Lílian, a mais agitada, resolve iniciar a distribuição. Pega seu pacote amarelo ouro, bem embrulhado e, antes mesmo de iniciar sua fala, tem seus olhos inundados por lágrimas, as quais ela segura, sem deixar escorrer sequer uma gota e começa: “- Essa pessoa já passou por muitas dificuldades, tem um coração enorme, é honesto, simpático e esse presente mostrará o que acho mais especial para mim, espero que goste e aproveite muito!”. Ela caminha até seu pai, o Seu Armando, origem humilde e que venceu na vida com muito suor e trabalho. Entrega-lhe o pacote. Seu Armando, já emocionado pelas palavras de sua princesinha, a abraça, agradece e abre o pacote com muito cuidado, enquanto seu coração dispara sem previsão de parada. Olha o objeto, fica mudo! Trata-se de um espelho com o formato de um coração de um kit de maquiagem antigo, mostrando a ele o grande amor de sua vida, ele!
Seu Armando, sem palavras, caminha até a arvorezinha enfeitada e apanha um pacote bem pequeno, meio amassado. “- Esse humilde presente é só para mostrar o que espero dessa pessoa, só isso.” E encaminha o objeto à sua esposa, a qual o abre, observa as duas velas brancas representando números, contidas no pacote e percebe três coisas: a primeira, é que foram as velas utilizadas em suas bodas de prata, números “2” e “5”; segunda percepção, é que as mesmas estão coladas em uma base plástica com os dizeres escritos à mão: “Minhas intenções com você.”; por último, repara na ordem dos números, “5” e “2”, respectivamente, ou seja, chegar aos 52 anos de casados. E Seu Armando recebe um beijo apaixonado.
Continuando, D. Bianca, já com seu pacote em mãos, mira Lúcio, o mascote, e oferece-lhe o presente, enquanto diz: “Amor, que esse objeto, apesar de ser antigo, sirva como uma companhia para quando mais precisar, mamãe estará sempre com você, te olhando, esteja onde estiver.” Lúcio recebe o par de óculos usados de sua mamãe e logo já fica imaginando onde poderia colocá-lo de modo que fique sempre direcionado para sua cama e seja vigiado por sua mãe enquanto dorme.
Sorridente, Lúcio, animado com a brincadeira, tomado pelo espírito do Natal, subtrai mais um presente da árvore e inicia seu discurso antes de mirar seu alvo: “-Esse negócio foi motivo de muitas brigas, desentendimentos, broncas, castigos e outras coisas muito ruins que trago na memória, quero acabar com esse passado que me atormenta através dessa atitude.” E entrega o pacote ao seu irmão, Bruno, o qual o recebe com ar de interrogação, abre-o e vê a bola que tanto os fizeram brigar, furada, simbolizando o término das brigas entre os mesmos. Após entender o sentido simbólico do presente, abraça seu irmão e pede desculpas pelas atitudes do passado.
Para finalizar a brincadeira, não restando mais dúvidas de quem seria o presenteado, Bruno, o artista da família, pega seu pacote em forma de quadro, pois realmente tratava-se de mais uma obra do próprio e entrega com ternura à sua irmãzinha, a qual, curiosíssima que é, o abre num piscar de olhos, se emocionando com o que vê. Um quadro com um raiar de Sol maravilhoso! E ainda recebe as palavras de seu irmão: “- Acredito que esse raiar de Sol será mais bem utilizado se for entregue a alguém que amo, ao invés de deixa-lo guardado em meu guarda-roupa junto com os meus outros quadros. Que esse quadro ilumine sua vida.”
Ao final da entrega, todos se abraçam emocionados por terem, pela primeira vez, percebido um outro sentido para esse momento tão especial que é o Natal.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui