Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Televisão ou caixa de lixos?... -- 26/10/2002 - 22:14 (Orlando Miranda) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Eu, brasileiro que sou e sabedor de alguns direitos ditos garantidos constitucionalmente, dentre eles o livre pensamento e a liberdade de expressão, me sinto na obrigação de externar tudo que de alguma forma machuque meus sentimentos e,principalmente, ir contra tudo que acredito que possa subjulgar minha inteligência. Quero aqui chamar a atenção para falta de consideração que os empresários e diretores de televisão tem dispensado a nós puros mortais. A inexistência na qualidade das programações por eles veículadas e, também, é bom salientar o despreparo dos intitulados apresentadores, já habituados a enveredarem pelos caminhos da falta de respeito, propriamente dita, aos telespectadores que, sem outras opções de entreterimento, ainda gastam seus tempos com tamanha mediocridade.

Barbaridade... alguns deles ainda tem a coragem de dizer que são formados em Comunicação, quando eles, os supostos manipuladores de porcarias, sentem seus espaços e seus egos abalados com a notoriedade dada a um ou outro pára-quedas, desses que são capazes de ir a público e até comer merda só para aparecer na mídia, que a muito anda em baixa. É lamentável que a situação tenha chegado a tal proporção. Mas, fica a saudade da época de ouro dos bons seriados, dos bons filmes, os bons programas de auditório e os bons desenhos. Até posso aceitar questionamento do tipo: - Então poque assiste??? Para isso reservo um argumento e prefiro acreditar na possibilidade de ninguém, em sã conciência, poder contestar. Só para lembrar, quando a televisão chegou ao Brasil foi frisson da época e incontestável avanço tecnológico, porém, só serviu de artifício para manifestação de status de uma minoria de privilegiados e assim foi durante muito tempo. Mas com o passar dos anos ela foi se transformando (no que acredito ser a idéia inicial de seu idealizador) num instrumento de entreterimento dirigido a grande massa. Massa, essa, que as circunstâncias atuais deixa a deriva em relação ao acesso de informações, noticias, shows variados, enfim, cultura de uma forma global. É só pensar-mos no valor de um salário mínimo, o que é a realidade da maioria dos brasileiros que ainda estão vivos e pensar no preço de um ingresso para cinema, teatro, um show de um cantor ou artista que admiramos ou até mesmo o preço de um livro.

Aí o sujeito passa o dia inteiro fora, tomado pelos afazeres que suprem a manutenção do dia-a-dia de sua vida, o que, por sí só, já é uma batalha intensamente desgastante e quando chega na sua casa quer descansar, relaxar das tensões, captar alguma informação, ver um bom programa, assistir um filme, ver algo que arremeta seu pensamento a qualquer coisa, no mínimo interessante, não digo nem culto. E o que o infeliz encontra no único dispositivo que ainda é seu por direito:

* Em um canal ele vê uma notícia, quando muda para outro, vê a mesma notícia, mas com dados completamente diferentes e desencontrados, as vezes, só mudando a disposição da imagem e, aí fica sem saber em quem acreditar.

* Procura um canal para ver um filme e na hora que começa ele se dá conta que já o assistiu em outro e outro canal, com o título trocado, isso quando não o viu nesse mesmo canal a menos de 2 meses.

* Muda novamente, e vê um gordinho ou uma gordinha falando sobre as maravilhas dos produtos que ele ou ela apresenta; com a promessa de perda de peso rápido. Até aí tudo bem, o difícil é imaginar o por que, se o produto é tão bom porque eles a cada dia se apresentam cada vez mais cheinhos.

* Resolve procurar um programa de auditório, mas, rapidamente, fica de saco cheio com a falta de inteligência e presença de espirito de quem está apresentando, isso, sem contar com o vazio dos convidados, quase sempre os mesmos, umas caras que tem uns corpos que já lhes consumiram muito dinheiro para mudar as formas que Deus lhes deu, em nome da satisfação que, devem sentir quando notam que estão sendo observadas.

* Que dureza... seria muito mais proveitoso se as somas gastas em prol da insaciável beleza, fossem gastos com um pouco de cultura;pelo menos, umas aulinhas de Português para poderem se expressar melhor. Já que isso não acontece, melhor seria se fossem caras que não tivessem bocas.

* E as duplas de sertanejos? Vivem desgraçando suas pobres imagens, sempre cheios de poses e com as mesmas brincadeirinhas idiotas de sempre e as piadinhas, que até seus próprios familiares não devam mais suportar.

* Novamente muda de canal. Surpresa... adivinhe quem está lá???. Os mesmos sertanejos. Mas, geralmente isso só acontece nos finais de semana. Que pena prá nós...

* Outro canal... Nesse agora, a dança que chacoalha o silicone, do seio, da bunda, da orelha e sabe-se mais lá de onde. O que sei é que pessoas que tem família não deveriam assistir essas coisas.

* Mais um clique no controle remoto e agora na tela um apresentador que substima tanto o telespectador, chegando ao ponto estremo e pavoroso de dar vontade de entrar no aparelho e estrangular o cidadão, principalmente, quando ele solta aquelas gargalhadas sarcásticas, o que põe em prova o quanto ele nos acha imbecís e idiotas, brinca com nossas caras como se fossemos seu preferido e único brinquedo. Além de marrudo é também pretencioso ao ponto de fazer ameaças em público. Não é necessário dizer o nome do tal, basta dizer que é uma pessoa que julga ser o dono da razão e vomita tudo o que quer na cara das pessoas e ainda faz de suas orelhas pinicos, não tendo nem a humildade de ouvir, nem mesmo quando fica mais do que evidente que não tem razão nehuma nas situações que cria, movido por seu pré julgamento tendenciosamente ibopetário.

Ainda bem que inventaram o controle remoto, se não, seria um massacre ainda maior, quando a pessoa sentisse vontade de mudar de canal e tivesse que praticar o martírio de se levantar do seu sossego para efetuar a mudança.

* Mais uma clicada no controle. Agora chegou a vez do festival de besteirol, da ignorância, no sentido mais puro da palavra. É impresionante como pode haver lugar para tanta idiotice dentro da cabeça de uma só pessoa, deveria entrar para o Guines Book. Além de tudo tem a coragem de dizer que é uma mulher de Deus. Pobre Deus... deve até chorar quando ela começa a soltar o palavreado que ela mesma criou para fazer suas entrevistas, se é que podemos chamar isso asim, de entrevistas.

* Basta... Uma última tentativa, vai... vai...

Há!!!... gordo megalomaníaco que sabe mais da vida da pessoa do que a própria pessoa, que sabe mais da especialização da pessoa do que ela própria, que passou, na maioria das vezes, mais do que a metade de sua existência estudando sua formação. Há!!! isso é demais, melhor desligar e ir pro banheiro vomitar!.

Infelizmente é isso que a telinha tem para nos oferecer quando precisamos recorrer à ela. Se toda programação da televisão Brasileira fosse passada em uma peneira(grossa) sobraria muito pouco de conteúdo edificador para poder-mos dizer que valeu a pena perder tempo à sua frente.

A censura acabou a muito tempo para este veículo. Hoje eles detém a liberdade para fazer o que bem entenderem; isso tem incluído na sua totalidade a tentativa alucinada de fazerem de nós seus escravos alienados até a morte, por vontade deles, sempre e sempre burros. Eles deveriam ter um pouco mais de consideração e começar a se preocupar em oferecer cultura, que é o que o povo brasileiro precisa. Nós até nos interessamos por fofocas(somos um povo curioso por natureza) mas, em dicionário nenhum, que seja do meu conhecimento, essa palavra aparece associada a qualquer sinônimo que lembre o desenvolvimento intelectual.

Há algum tempo, o Lobão por quem reservo muito respeito, comentou que os programas de televisão eram pura contra-cultura. Na época achei um pouco radical a afirmativa, ainda tinha uma ou outra porcaria que até podia passar na peneira. Com isso, foi execrado pela grande mídia. Hoje vejo que ele sempre esteve coberto de razão e, é sempre assim, quem tem idéias próprias e vai contra quem manipula, nunca tem seus pensamentos respeitados e ainda são colocados a deriva, por fazerem oposição à "qualidade" de informações que são por eles impostas.

Só me resta dizer que Deus nos ajude. E não pense, que você não paga por isso. Lembre-se que você paga a energia gasta durante o "infrutífero periodo" e o aparelho receptor certamente não foi presente desses que querem fazer de você um coprófago ou no mínimo querem encher sua cabeça sua cabeça de merda.



E-mail: orlando-miranda@ig.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui