Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->OS BISPOS TAMBÉM AMAM -- 31/07/2007 - 21:45 (Benedito Generoso da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS BISPOS TAMBÉM AMAM*

da Folha Online

O ex-arcebispo de Lusaka, Emmanuel Milingo, desafiou novamente o Vaticano celebrando em Washington uma cerimônia para ordenar quatro bispos casados.

Milingo deixou em junho a região próxima a Roma onde estava "em exílio" depois de se casar com a coreana Maria Sung, em 2001, em Nova York, com a bênção do reverendo Myung Moon.

O arcebispo africano voltou a viver com a mulher e fundou em julho, na capital americana, um movimento próprio, "Married Priest Now!" (Pregadores Casados Agora!), que desafia a Igreja Católica quanto ao celibato dos sacerdotes.

Nos últimos dias, Milingo recebeu uma carta do Vaticano que lhe ordena a pedir perdão ao papa Bento 16 antes do dia 15 de outubro e voltar atrás, para evitar uma "suspensão canônica".

Milingo ordenou como bispos George Augustus Stallings, Peter Paul Brennan, Patrick Trujillo e Joseph Gouthro, todos sacerdotes casados que afirmam pertencer ao "Sínodo das Antigas Igrejas Católicas", uma organização que não responde ao Vaticano.

Uma porta-voz da arquidiocese de Washington, Susan Gibbs, disse ao "Washington Times" que a cerimônia de Milingo "não significa nada para a igreja".


DOM MILINGO ESCREVE AO PAPA E AOS BISPOS AMERICANOS

Nova York, 06 nov (RV) - "Os padres e bispos casados devem ser imediata e gradualmente re-inseridos na Igreja". É o que aparece _ segundo informa a agência ANSA _ em duas cartas enviadas pelo arcebispo emérito de Lusaka, Dom Emmanuel Milingo, uma a Bento XVI e outra à Conferência Episcopal dos Estados Unidos, pedindo que seja revise a exclusão dos padres casados e a instituição de uma Prelazia.

Caso isso não ocorra _ adverte o arcebispo recentemente excomungado _ o cisma irá ganhar corpo, pois "uma nova Igreja católica se formará, com ou sem a vossa bênção" _ teria escrito Dom Milingo. Mais uma vez Milingo levanta a voz, desta vez às vésperas de um novo encontro da associação "Married Priest Now" (Padres Casados já), por ele fundada e que reúne os padres casados, previsto para o dia 10 de dezembro, em Nova York.

Se a carta dirigida a Bento XVI contém, sobretudo reflexões de natureza teológica sobre o sacerdócio, a outra, enviada aos bispos dos Estados Unidos é de caráter mais reivindicativo. Ao papa, Milingo escreve que "somos chamados a enriquecer a Igreja de uma nova forma, pois na Igreja há algo de novo sempre que nasce qualquer coisa nova, mas isto que está nascendo é mais uma manifestação do antigo".

Entre as reivindicações de Milingo está, antes de tudo, a reinserção no pleno serviço dos sacerdotes casados, e depois a instituição de uma Prelazia ou de um Vicariato para os padres casados e a abertura de se seminários para homens já casados e com filhos. Segundo escreve Milingo, esta medida ajudaria a afrontar as graves carências de sacerdotes em tantas paróquias e dioceses devido ao endêmico problema das vocações. "Para fazer frente a esta crise nós somos 25 mil padres casados, prontos e decididos a servir à Igreja. E há também homens casados prontos para assumir compromissos e ser ordenados".

O arcebispo emérito de Lusaka ganhou notoriedade na mídia internacional em 2001, quando contraiu matrimônio com a acupunturista coreana Maria Sung, segundo o rito da seita Moon. Dom Milingo escreve que os padres casados nutrem o grande desejo de fazer parte da Igreja e adverte que "uma nova Igreja católica se formará com ou sem a bênção" do Vaticano. "Caso o Vaticano revise a exclusão dos padres e bispos casados (estes últimos excomungados latae sententiae junto com Milingo, n.d.r.) então a unidade da Igreja será preservada". (MZ)

*Os textos acima foram extraídos da internet.

BENEDITO GENEROSO DA COSTA
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui