Usina de Letras
Usina de Letras
55 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62247 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5442)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->APRISIONADO POR UM ANEL -- 19/02/2007 - 14:31 (Jair Fonseca Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
APRISIONADO POR UM ANEL

Danúbio e Pedro são grandes amigos e confidentes. Pedro na sua ultima conversa com Danúbio, contara a ele um episódio vivido com sua namorada Marta, quando dela tomou o seu anel e o quanto ela ficara brava pelo seu gesto impulsivo, mas, ele estava muito feliz, e ingenuamente decidido a não mais devolver-lhe. Para ele essa era uma forma de sempre estarem juntos, quando os físicos de ambos os conduziam a distância. Porém numa certa tarde Danúbio foi surpreendido com a notícia de que Pedro tinha sido indiciado a comparecer a delegacia para responder sobre uma queixa do roubo de um anel e que ele já encontrava-se na delegacia. Sem muito pensar, Danúbio dirige-se com pressa ao local. Lá chegando encontrou um tumulto de amigos e curiosos daquele pequeno bairro, Danúbio apreensivo procura passar entre as pessoas para adentrar a porta da delegacia. Pedro seu melhor amigo, realmente para muitos, cometera um delito e fora pego no flagra – roubara de sua própria namorada um anel. Chegando a frente do delegado, ofereceu-se por testemunhar a favor de Pedro. O delegado por sua vez pediu para que ele expusesse sua defesa ao que Danúbio falou: - Senhor delegado, a falta cometida pelo meu amigo, tem relevância numa causa chamada de “desordem do amor”. Explico-lhe melhor: - Pedro faz parte de um grupo de pessoas que quando o coração é comandado pela emoção da existência de um outro coração, o raciocínio não obedece ao comando ético. Ao se sentir longe de sua amada, teve a péssima idéia de possuir dela um pertence, para que ao tocá-lo sentisse-a tão perto como o objeto em suas mãos. Nesse pensar intrigante, resolveu pedir-lhe o anel que ela usava frequentemente, o que de imediato lhe foi negado, acometido de um súbito o tomou grosseiramente. Sua namorada também atorduada, sentiu-se agredida ao ponto de buscar defesa prestando queixa desse fato comungado à dois. Peço-lhe que não dê a ele a devida atenção policial, porque o coração amante de um outro coração, será sempre um ladrão, pela simples verdade de que o amor é arrebatador, ele rouba inocentemente e ousa sem consciência a tomada de um espaço e denomina-o dele. Nesse momento chega Marta visivelmente de face caída, triste, arrependida, e dirige-se ao delegado com voz entrecortada dizendo: - Vim reparar meu erro. A ignorância me fez agir egoisticamente com o Pedro, provando pra ele um contrário do que o meu coração sente. Foi preciso um anel, um círculo sem começo nem fim para que eu entendesse o quanto representa as vidas presas na circumferência de uma aliança. Disfarçando ter sido atingindo pela sensibilidade das palavras de Marisa, o delegado pediu ao escrivão, usando um tom de voz austero, para que tornasse sem efeito aquela queixa de “desordem do amor” como dissera a testemunha Danúbio. Pedro foi liberado da acusação e encontrando-se com Marta ainda na sala do delegado, o brilho de seus olhares refletia um manuscrito de uma frase lida somente pela alma amante – “O amor é uma prisão de porta aberta para com a compreensão e o perdão”. Os dois sairam do recinto com a certeza de que suas vidas pertecem a uma esfera sem porteira, confinados as juras eternas.

Jair Martins – 25/01/07 - 23h33

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui