Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Os 52 anos de união de Benedito Palma & Vera Gaudino -- 22/10/2000 - 15:06 (Humberto Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A neta publicitária
A realização deste Persona foi em conjunto com uma neta do casal aqui homenageado. O tradicional repórter da página, mais a neta publicitária do casal em questão, ouviram durante algumas horas as filhas caçulas do senhor Benedito Palma e Vera Gaudino, Mónica e Daniela. Isso mesmo. Nesse Persona não houve uma entrevista direta com os homenageados pois esse é um Persona surpresa porque na última segunda-feira, 8 de outubro, esse casal celebrou 52 anos de um casamento muito feliz, como bem atestam as filhas.
Benedito da Costa Palma é natural de Brazópolis, filho de José da Costa Palma e Benedita Palma. Filho de fazendeiro, ele fica órfão de pai aos 14 anos quando, junto com os irmãos, fica sob a tutela de Francisco Moreira da Costa e passa a interno do IMEE, onde conclui todo o curso ginasial. Como filho primogênito da família, ao concluir os estudos segue para a fazenda, onde a administra até hoje. Não se pode deixar de falar aqui sobre o futebol jogado por "seu" Dito Palma, um verdadeiro craque da sua época. Também jogava basquete devido à sua altura. Enfim,um atleta completo.
Sua esposa, Vera Gaudino, é pouso-alegrense de nascimento e professora primária por profissão. Ela se muda para Santa Rita no período da 2ª Guerra onde, por racionamento, faltam vários alimentos na mesa do brasileiro. O sal chegou a virar artigo de luxo. Na mudança da família italiana Gaudino para Santa Rita, uma obra do destino veio a se realizar: os jovens Benedito Palma & Vera Gaudino vieram a se tornar vizinhos. O namoro aconteceu como tinha que acontecer e o casamento se deu no dia 8 de outubro de 1948.

O Laço Matrimonial
Nessa data de 8 de outubro foi celebrado o casamento dos jovens Benedito Palma, então com 20 anos e Vera Gaudino, com 16. O casamento levou "Dona" Vera a se tornar uma cozinheira de mão cheia. Isso se deve em parte, graças ao motivo do casal ter ido residir na fazenda durante o início do casamento. A fazenda em questão é a "Bandeirinha", situada no Retiro dos Palmas.
O casal Benedito Palma e Vera Gaudino criou ao longo da vida seis filhos: Sinval, Gladstone, Amado, Douglas, Mónica e Daniela; que deram de presente aos pais um total já de 16 netos. Depois do nascimento de todos os filhos, "Dona" Vera começa a dar aulas na escola rural Zico Rennó.
Após um início de vida matrimonial na fazenda e já com os filhos em idade escolar, o casal se vê a necessidade de instalar residência na cidade. Porém, os hábitos de fazenda de "seu" Benedito Palma não mudam. Acorda todas manhãs às 4 horas e segue para a fazenda, sua grande paixão, depois da mulher.
Já "Dona" Vera Gaudino incluiu nos seus afazeres de dona de casa, a vida agitada de uma professora primária. Desde a vinda para a cidade, ela deu aulas nas escolas rurais do Albertão e do Pinhal Redondo.O trajeto da professora Vera para essas escolas, geralmente uns 4 quilómetros, era feito a pé. Mais tarde, ela veio a dar aulas na escola da cidade Luís Pinto de Almeida. Depois de muitos anos em salas de aulas, ela se aposenta no meio do que tanto gosta: os livros. O seu último emprego na área de educação foi o de bibliotecária da Escola Estadual Sinhá Moreira.
Esses últimos 52 anos de vida do fazendeiro Benedito Palma e da professora Vera Gaudino servem como lição. O casamento que há sete dias comemorou uma união de 52 anos demonstra uma virtude que hoje parece apenas pertencer aos mais antigos: o respeito mútuo. Vera e Dito: exemplos de amor e sabedoria. Hoje residem à rua Rodolfo Guerino Adami, no número 42, onde sempre está reunida a grande e alegre família Gaudino Palma.

texto publicado em conjunto com Fabiana Palma Pires no jornal Minas do Sul em 14 de outubro de 2000.
Escrito em 13 de outubro de 2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui