Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->INFORMAÇÕES SOBRE OSCAR WILDE -- 24/03/2001 - 14:41 (denison souza borges) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falarei um pouco de Oscar Wilde, pois tenho o relevante dele em minha biblioteca e já li todas as suas criações na época da faculdade, além de conhecer à fundo todos os ensaístas ingleses que o influenciaram profundamente; espero que isso enriqueça seus conhecimentos.



Wilde, cujo nome completo era Oscar O Flahertie Wills Wilde, estava mais para um dramaturgo ensaísta do que qualquer outra coisa. Viajou pelos Estados Unidos pregando a "sua" filosofia estética - na verdade, totalmente "chupada" de um ensaísta inglês chamado JOHN RUSKIN- e também viajava encenando suas peças teatrais.

Por ser homossexual, conseguia, com seus escândalos, chamar muita atenção da sociedade em geral, que ele criticava, mas não podia viver sem.



Escreveu apenas um romance, "O Retrato de Dorian Gray", que possui uma certa fama; escreveu também alguns ensaios sem importância, além de poemas e alguns contos fracos, com exceção de "O crime de Lord Artur Saville" e o "Fantasma de Canterville" , que são bons contos, mas nada de extraordinário.



Seu forte mesmo estava no teatro; escreveu a célebre "Salomé", no ano de 1892 ,em francês, logo traduzida para sua língua, por Lord Alfred Douglas. Após a tradução inglesa passou a ser representada por toda a Europa e foi musicada por Richard Strauss ( eu até possuo esta ópera entre meus Cd s do gênero ).



Escreveu também as magnifícas peças teatrais: " Uma mulher sem importância" e "O marido ideal". Muito boas, com sua críticas mordazes à sociedade inglesa de sua época.



Mas sua maior obra, destaco, é a peça teatral "A importância de ser Prudente", equilibrada comédia, cheia de luz e perfeição.



Sofreu um processo difamatório e no presídio de Reading compôs uma de suas obras mais comovedoras: "De Profundis" .



Essas obras citadas são as mais exploradas de sua pequena coleção de criações e eu possuo todas.

Deixou obras menos conhecidas - que eu já li - do interesse para o leitor que quisesse se aprofundar no dramaturgo: O Príncipe Feliz, Banbury, A Esfinge, Balada do Cárcere, O pescador e sua alma, além das peças teatrais "Vera", "A Duquesa de Pádua" e o "Leque de Lady Windermere".



Wilde não criou nada de novo; todas as suas citações e idéias podem ser claramente vistas em pensamentos de ensaístas renomados da Inglaterra, apenas para citar os mais importantes, ABRAÃO COWLEY, JOHN DRYDEN, RICHARD STEELE, JOSEPH ADDISON, HENRY FIELDING, SAMUEL JOHNSON, DAVID HUME, OLIVER GOLDSMITH, WILLIAN HAZLITT, THOMAS CARLYLE, THOMAS MACAULAY E O QUE MAIS O INFLUENCIOU: JOHN RUSKIN.



Então não vejo fundamento nenhum em ficar enaltecendo algumas citações fora do contexto de suas obras aqui no Usina. JOHN RUSKIN é muito mais sério e relevante do que o mimado Oscar Wilde. Cite então Ruskin, bolas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui