Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->DE MIM -- 02/11/2004 - 18:45 (ANTONIO MIRANDA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DE MIM

Crónica de Antonio Miranda
Para a edição n.5 da página
www.antoniomiranda.com.br

"Quem sou eu para mim? Só uma sensação minha".
FERNANDO PESSOA


Eu me pergunto: quem sou eu para os outros?

Não sei como as pessoas me vêem, o que vêem em mim. Entendo que têm uma imagem formada de mim ao longo de uma convivência de trabalho e estudo - no caso de alunos e colegas da universidade - ou de relacionamento nas atividades gerais - na rua, em casa, nos grupos de interesses comuns. Não sei o que há de comum nessas visões. Eu mesmo sinto uma diversidade enorme nessas minhas identidades e me surpreendo, nas minhas contradições, criticando-me ou reprovando-me por condutas e posturas, digamos, "localizadas", circunstanciais.As pessoas ficam surpresas com a diversidade de meus interesses - na pesquisa, na produção literária e artística, nos colecionamentos, nos negócios pessoais, nos entretenimentos preferidos, nas amizades mais íntimas. São interesses irregulares, parecem não encaixar uns com os outros mas convivem com uma certa harmonia.

A unidirecionalidade do ser é um absurdo, uma hipótese improvável, contra natura, embora algumas pessoas figurem-se-me tão regulares, tão convencionais, tão previsíveis, tão rotineiras. Não devem ser. Todo mundo é complexo, é vário.

Eu também tenho as minhas rotinas, no plural. Como os demais, só que presumivelmente dissimiles e contrastantes. Convivo comigo em situações tão variadas e percebo que as mudanças dão-se como que automaticamente, sem maior esforço ou conflito. Não sei em que se apóia a constància de meu temperamento exposto a tal diversidade. Faço muitas coisas ao mesmo tempo, leio vários livros de uma vez, escrevo vários textos simultaneamente. Vou deslizando por tudo com uma fluidez sem crises e sem choques. Vou do frio ao calor dos relacionamentos suavemente, num rito de passagem, sem sobressaltos.

Vêm-me à mente sempre aquela figura do ator das mil faces. Ou do mímico amoldando-se a novas facetas com certa naturalidade mesmo que vá irado ou exultante, do cómico ao trágico. Um continuum na diversidade.

Não sei que cara tenho na Internet. Devo ter a cara que construí mas sempre me surpreendo diante das mensagens que recebo. Nem sempre elas respondem aos estímulos previstos, dizem coisas que contradizem o meu prognóstico. É bom que seja assim. Manuel Mujica Láinez, o meu amigo Manucho, dizia que o escritor tem a personalidade de seus personagens, isto é, projeta-se de alguma maneira neles mesmo que sejam contraditórios e opostos à sua individualidade. Talvez porque ele se realiza com eles, desdobra-se, multiplica-se. É amado ou odiado na "pele" dessas figuras metahumanas que cria tanto à sua semelhança como à revelia de sua própria personalidade. Vá entender esses mistérios!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui