Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fez o quê??!! -- 03/11/2002 - 15:39 (joão Marcelo F. da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fez o quê??!!



Porventura você pode dizer o que o governo do PSDB fez no Brasil? E o governo de seu Estado? E a Prefeitura de sua cidade? Será que houve, de certa forma, em dados locais, ações isoladas, que se tornaram estanques com poucas respostas ao desenvolvimento socioeconômico que tanto se apregoa, que tanto se deseja e que pouco se observa? Foi feita ou não alguma coisa? Por quê?

No Brasil não é de agora que há estorvos a impedirem que alguns avanços venham a deslanchar e assim dar o pontapé inicial para uma reação em cadeia na melhoria de vida de nossa população em todos os âmbitos. Estes impedimentos nos remontam a uma citação do homem que libertou a Índia e mostrou ao mundo o caminho da mudança sem violência. Estamos falando de Mahatma Gandhi e a citação é: “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”. Então vejamos o que pode e tem de advir para a nação. Ainda é século XXI. E transcorre estes momentos iniciais sob os estigmas que ainda perseveram no povo, em consonância com o que se vislumbra após o resultado de nosso recente pleito, simbolizado na colocação: “... a esperança venceu o medo”. Ainda no primeiro governo de Luís Inácio da Silva, o povo e a imprensa farão analogias para se detectar qual palito foi mexido erroneamente, ou no governo passado ou no que se está transcorrendo. Isso, sem falar das opiniões de políticos, sociólogos, acadêmicos, empresários, etc, que engrossarão o coro de, ora aprovação, ora repúdio. Todos, todos concordam que não basta saber, é preciso fazer. Não basta querer, é preciso fazer. Ora, as propostas de mudanças no país, em geral, provocam reações entre os que são favorecidos pelo modelo antigo e tem seus interesses ameaçados pela modernização.

É preciso bom senso para se dizer se tal ou qual Presidente realizou ou não tal ou qual serviço, seja ele qual for. Se tal ou qual Governador ou Prefeito, fez ou não realizações que suplantaram uma parcela considerável daquilo que podemos considerar inóspito para o cotidiano da população. Conjuntos habitacionais, segurança, assistência médico-hospitalar, escolas desde o pré até a universidade, rodovias, indústrias e tantos outros fatores que quando feitos têm repercussão imediata na vida das pessoas que estão inseridas na localidade que recebeu algum destes benefícios. Assim sendo, colocações são feitas à flor de emoções grotescas quando de fato algum benefício foi implementado e que ainda hoje se usufrui o mesmo depois de tantos e tantos anos de espera, em algum lugar do Brasil.

Aquela rodovia feita ou restaurada, aquela escola edificada numa localidade na qual os estudantes, antes, tinham de pegar ônibus para a mais próxima casa educandária, aquele posto de saúde que veio minguar o sofrimento de quem acordava de madrugada rumo à fila de marcação de consultas, onde, a mesma só se efetivará daqui a três meses ou até daqui a um ano. Houve ainda a edificação de um conjunto habitacional que é a alegria de um contingente expressivo de pessoas que viviam em casinhas humildes sim, mas desprovidas de uma estrutura mínima para um viver condigno. E ainda há a horta comunitária a beneficiar muitas famílias que buscam um aumento da renda para trazer melhorias para a sua casa, seus filhos. E também, a avenida asfaltada no lugar que antes era areia que impossibilitava a passagem até dos humildes carroceiros. Agora o povo se desloca mais facilmente. E aquele programa que destina à família R$15,00 a até R$60,00! Alguns Estados tem cada um com seu nome onde as famílias conseguem colocar com esta renda, mais fartura em sua mesa, cujo ‘capitalismo selvagem’ não vê tudo isso e tão cedo os verá! Gente, pelo amor de Deus! Será que de fato e de direito, não houve em momento algum, alguma ou várias realizações em lugar algum?

Dirá não todo um grupo de pessoas que já tem uma estrutura financeira de vida, boa, e quer muito mais. Dirá não, esta ou aquela pessoa política, afiliada e praticante das doutrinas de sua sigla partidária. Dirá não porque é oposição. E a maioria desta oposição nem sempre vê o que foi feito e o que está sendo feito. Dirá não até alguns ateus que estão em cima do muro, nem lá, nem cá. Meros espectadores. São tantos os não. Mas há um que tem de se ouvir: é o não daquelas localidades que há anos não recebe atenção alguma por parte dos órgãos públicos e das pessoas públicas, e, que se diga: os representantes do povo. Ora, um vizinho tem um carro, uma moto, DVD, máquina de lavar roupa, telefone celular e etc e etc. Mas ainda se dá ao luxo de dizer que nada está sendo feito! Será que este vizinho com tudo o que ele tem ainda quer mais? É? Hem!!.

Todavia, a vida prossegue e alguns avanços também queiram ou não concordar. De 1994 até aqui, 2002, muita, mas muita coisa foi feita e ponto! Agora, é preciso se cercear que um expressivo número de modificações, perpassam pelo Congresso Nacional. Só ele tem o poder criar mecanismo outros que dão consistência para o agir nesta ou naquela natureza para o benefício do país. É só se apegar ao noticiário para constatar quais as siglas partidárias que estão dando algum avanço àquilo que é fundamental para o povo de um modo geral. O povo? Bom, a voz rouca das ruas perfazerá ainda, suas formas de ser ouvida no que diz respeito à suas reinvidicações serem atendidas. Engraçado, já se viu que tem tanta coisa em nosso país que só passa a existir quando a TV ou algum jornal ou revista trata da referida questão. E só então, a partir daí, é que já aparecem ações voltadas para a resolução do problema que virou notícia. Depois, ainda tem gente (leia-se: representante do povo) que diz: “Vixe! Isso tava acontecendo? Eu não sabia, pois não chegou em meu gabinete, em minhas mãos, nenhuma notificação de tal fato”. Cara de pau, não?

Pois é, não esqueçamos de perguntar daqui a quatro anos: Quem fez?! Fez o quê?! E o povo já deu sinais claríssimos de maturidade, ou seja, alguém quer se eleger ou se reeleger? È fácil! Muito fácil: é só fazer acontecer tal ou qual benefício para o povo, viu? Demanda tempo, sabe-se. Mas dá sim para fazer acontecer. Ih, mas tem tanto, mas tanto interesse em jogo...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui