Usina de Letras
Usina de Letras
87 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A POEIRA ASSASSINA DO DOUTOR FATIGADO -- 12/11/2004 - 09:51 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Os mortos voltarão varrendo os vivos, / E os maus se afogarão na própria lama!" (Olavo Bilac, Tarde, p. 27.)

A competição política em Tupinambica das Linhas era tão exacerbada que induzia alguns dos concorrentes à pratica de crimes a fim de se verem livres dos antagonistas.
Apesar da pecha de possuir um povo mais doido e extravagante jamais visto em qualquer outro lugar do mundo, a cidadela podia contar com alguns espíritos conhecedores das moléstias responsáveis pela morte de milhares de pessoas, durante os séculos.
Nos países civilizados, formavam-se ONGs cujos objetivos eram sempre promover, de alguma forma, o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Em Tupinambica das Linhas, não. Lá eles formavam grupos conhecidos como seitas que visavam o mal estar daqueles que ousavam contrariar os interesses da elite arvorada no poder.
Uma das explicações para a proliferação de tanto grupamento manso-mal intencionado, era a notória aversão pela violência característica dos moradores da urbe, reforçada por campanhas homéricas em favor da paz e do amor.
Alguns grupos compostos para dar combate aos chatos contrariantes não tiveram tanto sucesso na empreitada, como o do doutor Fatigado. Um dos segredos dos seus bons êxitos era a seleção. Esta consistia em restringir o ingresso das pessoas que confundiam, dentre outras coisas, homeopatia com homem pra tia.
No seu laboratório colhia líquidos, excreções, secreções, e excretas, com os quais produzia poeiras finas empregadas na impregnação dos sofás, roupas, camas, travesseiros, tapetes, chãos e demais objetos e locais, usados e frequentados pelas vítimas.
As ditas poeiras eram inseridas nos adversários pelos bêbados, de uma forma ou de outra infiltrados e com acesso livre ao seio dos adversários. Os pingueiros julgavam estar praticando atos caridosos, quando espalhavam os catarros pulverizados.
Quem ousasse dizer ser o doutor Fatigado e seu grupo, daqueles que criavam problemas para depois vender as soluções não estaria, com certeza, enganado.
A inteligência e sutileza daquela turma, eram tão apuradas, que não houve surpresa alguma quando assumiram o poder na cidade. O doutor Fatigado, minha amiga, (ele não era bobo nem nada), não cria no bordão dos opositores vencidos que pulsava: quem Toddy mais chora menos.
No mundo todo as vestes brancas eram sinais de higiene e paz. Em Tupinambica das Linhas significavam doença, destruição e morte.


Leia também da série Finalmente Tupinambica das Linhas se Ferrou: TARJAS FÚNEBRES, TARJAS FÚNEBRES II, A PACHEQUICE, ABRE TEUS OLHOS, JARBAS, O NÓ CEGO, O COLARINHO BRANCO DO JARBAS e ZÉ TAPINHA.
Breve: O CHUVEIRINHO.








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui