Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A sutileza de Putin -- 05/11/2002 - 15:42 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Foi um massacre. Para acabar com um seqüestro de pessoas num teatro russo o presidente Wladimir Putin mandou a polícia jogar bombas de gás no prédio. Morreram mais de 50 terroristas chechenos, que se consideravam heróis da libertação nacional, e mais de 120 reféns.

Solução curta e grossa para uma questão política que abalava o nome do presidente, um general que passou pela experiência da ditadura socialista soviética, com muito gosto para o fascismo italiano.

Acidente de percurso? Usou gás? Prá que tanta violência? Não podia ter negociado?

O mundo fez um monte de perguntas e esqueceu que nos mesmos dias de crise na Rússia o governo Bush estava ameaçando invadir novamente o Iraque.

Bom, a Rússia não aprova o ataque americano, pois o Oriente Médio tem petróleo e os norte-americanos querem dominar todo o estoque mundial. Putin mandou o gás em cima dos chechenos.

Coincidência ou recado? Quem arrisca duvidar de um homem que é capaz de jogar um gás letal em seu próprio povo para impressionar os analistas internacionais?

Putin jogou gás nos chechenos ou nas narinas de Bush e seus asseclas loucos por uma guerra para gastar os estoques de material bélico armazenados à toa depois da guerra fria?

Ninguém sabe ao certo o posicionamento de Putin, mas é certo que Bush ficou impressionado com os quase 200 mortos na ação repressiva que acabou com a crise no teatro.

Ainda tem mais de 200 pessoas em estado delicado nos hospitais russos, e o gás demorou para ser identificado, até para evitar o tratamento. Sem um antídoto podem haver novas mortes.

Os norte-americanos precisam saber qual é o gás, para o caso de um ataque de terroristas que compram estas coisas no chamado "mercado negro das armas".

É por estas e outras coisas que o candidato direitista Enéas Carneiro, presidente nacional do Prona, fala tanto na necessidade do Brasil ter suas bombas atômicas. Se tem ou não razão é outra polêmica a ser abordada.

O fato é que Putin matou mais de 200 para mostrar a Bush que seu discurso não é retórica vazia.

Quem atira bombas letais no seu próprio povo pode fazer muito mais em terras estranhas.

Se depender de Putin e Bush, o Armagedon pode estar começando. Ou um novo tempo de relacionamento internacional.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui