Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Perfumes -- 06/08/2007 - 23:22 (Sandra Daher) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Perfumes

Postos os frascos em local apropriado para reproduzirem ainda mais a sofisticação que já abrigam, espelham-se eles numa pequena bandeja prateada, aprofundando-se em igual tamanho aos olhos de quem os aprecia na aparência, seja em seus formatos, seja no conteúdo líquido que ali varia do champanha- passando pelo verde claro- ao ouro velho, oferecido em sua transparência e limpidez. È certo que seus perfumes a encantam, tão logo se apresentam no arrojo de seu recipiente de vidro, sobretudo se ele deixa perfeitamente visível o que está dentro, tomando-lhe as curvas, ou ângulos, limites que definem seu desenho integrado pelas tampas forjadas no mesmo material ou em outro distinto - negras, douradas- todas indispensáveis para compor-lhes a estética e a beleza.

Entre deter-se a observá-los sobre o toucador, em sua imobilidade de objetos, e a completar a maquiagem que estava já pelo meio, emergiram-lhe casos, frente ao espelho que refletia seu rosto todo empoado, nos quais se enredaram menos os oferentes dessas essências, que ela, usuária, e adjacentes ; e também veio-lhe à mente a lembrança de outros aromas já volatizados , entranhados nos corpos de uns e exalados para outros, como ela própria, que pôde se deleitar, mais de uma vez, com essa inesperada, dadivosa e fugaz presença sensorial - em sua breve passagem pelo ar - que, atenta, captara para os seus registros.

E se com tal importância os perfumes se dispõem ao prazer dela, que os cuida, mantendo-lhes o brilho nos frascos perfeitamente limpos, e agora até faz deles “personagens”, o mesmo não ocorreu a alguém de seu convívio que declarou rejeitar uma fragrância que ela usava; constrangeu-se por ter sido a agente do desconcerto do amigo, porque a tal essência, uma vez incorporada, passou a ser, como o nome já diz, do seu corpo, e quem sabe se o fato ainda não suscitou mais associações negativas sobre sua pessoa!... Felizmente, disso nunca ela tomou conhecimento.

Certa vez, uma mulher atravessou-lhe à frente, deixando um perfume de flor do campo, conforme detectaram suas sensíveis narinas; reputou-a por isso como moça “de ar limpo, recatado e simples” e foi ainda mais longe quando enquadrou-a em um certo estrato social, também pelas roupas de domingo que usava, a caminho da igreja, para ir à missa. E ainda, para completar, a passante, qualificada, roubou-lhe o amor daquele instante, já que o aroma lhe trazia recordação de pessoas estimadas da fazenda, que freqüentara na infância.

Ocorreu-lhe depois o caso de uma senhora que, ao adentrar o recinto em que estava, deixou um rastro perfumado estonteante, de tamanha fineza e cobiça, que arrebatou-lhe a concentração numa fala do conferencista, impelindo-a, minutos depois, a procurá-la para informar-se sobre a identificação e a especificidade da essência que um dia terminou por adquirir; esse aroma que, sem saber, mudaria sua vida, quando, por ele, juntou-se a ela um parceiro, que devagar foi se afeiçoando a cada uma de suas manias e dela, no todo, acabou se agradando...

Houve aquela também - situação inversa - que veio até ela, um dia, com uns olhos atentos, indagando sobre o perfume que usava, rotulando-o como chique, requintado, e enquanto falava, mais os olhos arregalava... depois disso, nunca mais a senhorita do toucador pôde olhar para aquele frasco sem ficar lisonjeada ao se lembrar daquela moça- ela sim, esmerada em sua roupa de classe- salvando a própria pele, ao aspergir-lhe, enfim, a almejada essência...

Na verdade, esses fatos são “perfumaria” que refletem minimamente o sentido e o valor desses aromas que fazem realçar o nosso bom humor - ponderava, enquanto já pensava se usaria um adocicado para aquela tarde- e que esse adicional de riqueza olfativa nos torna mais supostamente aceitáveis para as outras pessoas no convívio social, já que o odor natural é pouco expressivo em tais circunstâncias.

E certamente, mais que se constituírem, ainda, como presente fino - completava o pensamento- se originários de instituições que bem os produzem, os perfumes carregam o privilégio, muitas vezes, mesmo sendo naturais, de estabelecer vínculos afetivos indeléveis, trazendo à tona lembranças queridas ou não, a eles associadas ; e quem sabe se mais registráveis porque captados por um sentido que as pessoas, em geral, usam de modo comedido. Acabara de repassar na mente aquele afetuoso “ flor do campo”, agora o de jasmim, percebido por ela como confortante porque sentido sempre à noite, no jardim, ao chegar à casa, da mesma forma como descreve para si o cheiro de maresia, quando ele antecipa vivamente a visão do mar , do qual está saudosa e prestes a encontrar...

Fechava já o frasco do perfume usado à hora, cuja tampa de vidro fazia um rascante atrito para vedar-se, quando relembrou que esse, antigo, pertencera à mãe, e fora conservado porque marcou um momento de exuberância familiar ; numa rápida olhadela, reviu os outros, todos presenteados, reconstituindo, com gosto distinto, a imagem das pessoas envolvidas e o sentimento que circunstanciava cada oferta e, entre comovida e surpresa por esses pensamentos que veio desfilando, recompunha-se para deixar, não sem pesar, o espelho...
Até que lhe veio de memória, esse sim, o odor mais caro, que não estava em seus frascos; nos locais diversos em que o sentira, naqueles preciosos e contados momentos - dadas as situações em que nenhum produto, resina ou essência, nada ao redor justificasse tal exalar - lá vinha ele seguindo-a, pontuando um momento breve e sutil, com uma pitada de estranho incenso!... Ao sair do quarto, confirmava para si que esse fato se reportava àquela sua mais especial pessoa que partira para sempre e, vez por outra, presenciava-se, como perfume...

................................................

Brasília, abril de 2007
Sandra Daher

P.S. Não foi pouco que ela, certa vez, indagou por todo canto, em cidades, as mais distantes, pelo tal frasco que ele, receoso, encomendou, sem querer muito incomodar e talvez por isso tendo que se explicar: “ - meu tio um dia chegou em casa e foi logo abrindo uma mala ... de lá exalou um perfume que até hoje busco o odor igual encontrar...” Depois ela soube que mais gente aderiu à causa, pela qual todos se empenharam, na tentativa de suprir o vazio que passou a ser de cada um que soubesse dessa história...
S.D.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui