Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->GENÉSIO, AQUELE VAGABUNDO -- 22/12/2004 - 06:30 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GENÉSIO, AQUELE VAGABUNDO

Fernando Zocca


Em Tupinambica das Linhas, existia um médico que confundia rinite com inflamação nos rins. Ele viera da periferia da cidade, e por causa da idéia de que era um coitado, facilitaram-lhe, por meio de fraudes no vestibular, seu ingresso na faculdade de medicina.
Quando seus pais se estabeleceram no coração da urbe, envolveram-se com o jogo do bicho. Assim, toda malignidade inerente à contravenção apossou-se da família. O adultério, as mentiras, homicídio, loucura e corrupção entranharam-se de forma tão arraigada no grupamento familiar que se tornou impossível ao doutor, desempenhar sua profissão, sem que lhe evocassem aquela faceta suja do seu passado.
Quando Jarbas candidatou-se a prefeito, Genésio - considerado na época um vagabundo, pela família - mostrou ao pretendente que se combatesse o estelionato nas leituras de consumo, dos medidores de água do município, atrairia uma multidão de vítimas sedentas de justiça.
Genésio informava, ao caquético-testudo, sobre a existência de um grupo de funcionários, do serviço municipal de águas, para o qual os critérios de apuração do consumo d água, não eram os numerais dos medidores, mas sim o comportamento dos consumidores. Se suas opiniões políticas divergissem da dos governantes, pagavam mais, devido às anotações superestimadas, aplicadas como retaliação.
Esse projeto de sangria era estendido, aos departamentos de energia elétrica e aos de serviços telefónicos.
Ora, a população espoliada, em não sabendo como se livrar de tanta sanha criminosa, criou logo uma simpatia consistente em colocar garrafas pet cheias d água acima dos relógios medidores do gasto de energia elétrica.
Assim, quem visitasse os bairros pobres da cidade, e observando aquele tipo de conduta, em não sabendo das roubalheiras existentes, e tentativas de defesa, por certo atribuiriam tais esquisitices, à má fama do lugar.
Com essas e outras bandeiras, o meu nobre leitor já sabe, foi o Jarbas eleito prefeito dos Tupinambiquences.
Genésio até que ia bem no seu consultório. Ocorre que numa ocasião, ao atender um rapaz de 17 anos, notou estar ele queixando-se em demasia, das dores sentidas no braço fraturado. Por ser do tipo machão, Genésio achou estar o paciente fazendo fita. E qual não foi a surpresa da mãe do enfermo, ao ver o doutor aplicar tapas no rosto do seu filho?
Longe de considerar o espancamento uma nova forma de anestesia, a mulher indignada, saiu imediatamente do local, indo queixar-se ao delegado de polícia.
Formou-se um comitê de ética médica. Esse porém não impediu a população de estabelecer seu juízo a respeito do Genésio, tornado médico por força da corrupção, patrocinada pelos contraventores do jogo do bicho.

Leia também da série Finalmente Tupinambica das Linhas se Ferrou: TARJAS FÚNEBRES, TARJAS FÚNEBRES II, A PACHEQUICE, ABRE TEUS OLHOS, O COLARINHO BRANCO DO JARBAS, ZÉ TAPINHA, JARBAS, O NÓ CEGO, e A LOUCURA COLETIVA.

"Antes mesmo de ouvirdes os chiados das cigarras, no ano que vem, meus amigos e minhas amigas, vocês assistirão ao impeachment do Jarbas"... Leia o texto completo de O RELÓGIO, em contos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui