Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->T de Tudo e muito mais -- 28/08/2007 - 09:33 (Tatiana Nascimento) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





A minha trisavó Tônia era a pessoa mais tri do planeta Terra. Lembrei dela e descobri que algumas coisas que gosto começam com a letra t (também algumas que não gosto).
Essa minha teoria é assim: além da trisavó, palavra estranha para chamar a mãe da mãe da mãe da minha mãe, tem também o t nas tortas de tangerina que a trisavó fazia e tramava seu tricô com uma interessante tibieza. Fico triste quando lembro que ela morreu tuberculosa aos cento e três anos e está guardada naquele túmulo tristonho.
Tem também minha tempestuosa bisavó Tércia, que tem um talento especial para tecer tapetes em seu tear, com apenas três dedos, e colocar na entrada da casa. Quando vamos visitá-la temos que tirar os tamancos para não sujar os tapetes. Pena que ás vezes ela fica meio tantã e só quer arrumar as toalhas e se diz técnica em torneiras, tomou tequila e fraturou a tíbia.
Pior é a avó Taís que é teatróloga e tarasca, além de ser trigêmea com outras duas tias avós. Foi casada com um tenente jogador de tênis que deixou um tesouro em taças e troféus. É tradição da família tocar em um por um no tempo de trinta minutos (que loucura da avó), por isso eu a visito pouco.
A mãe é a Tatiana que já acertou a trinca, toma suco de tomate à tarde, não gosta de assistir televisão, toca tabaque e trombeta, lava nossos tecidos na tábua do tanque, atende ao telefone, adora ouvir Tim Maia e TNT, usa tinta cor terra no cabelo, toca o tênis chulezento do meu irmão para o terraço quando está na TPM e implica até com o tic-tac do relógio, frita tatuíra e tubarão em dia de tempestade tropical em Torres, nos leva ao zoológico para vermos os tranqüilos tamanduás, os terríveis tigres, os temperamentais tucanos, os téo-téos em seus troncos, as tímidas tartarugas, os trapalhões tatus em suas tocas e tudo mais.
Mesmo com temporal e eu tremendo de frio, adoro andar de trem com meu pai que se chama Tomás, é trolho, trabalha no Tribunal de Taquara (que é onde moramos numa casa de tijolos na Travessa Tarso), já foi tabelião, é um cara tri legal, tem cheiro de talco e às vezes de tabaco, também toma uns tragos de vez em quando (nada de terrível, vai com a turma do trabalho), tem um Tempra, sua comida predileta é qualquer coisa com muito tempero e molho tártaro, adora comer tabule, sabe a tabuada até trezentos, toca teclado, dança tango, é contra os trangênicos (toda família é), já teve tênia, tifo, tédio por torcer pelo time dos trouxas, hoje é muito feliz com seus três teimosos filhos.
Tamires com treze anos, totalmente tarada por tâmara, terrivelmente travessa, sabe tudo sobre os Tamoios, sempre come torrada com tomate na janta e tangerina de sobremesa, dorme com três travesseiros, toca trombone, tropeça nos tapetes da bisa, sempre tenta arranjar uns trocados para comprar tulipas, sua flor preferida, é apaixonada por terneiros.
Nosso irmão Tiago é um troglodita de três anos, tinhoso, tinha um topete que tosou com a tesoura, trepa no telhado, tomba, tosse, é um pouco trágico e tem medo de tufão, terremoto e tornado, gosta de sair de túnica e turbante, brinca com as teias da tarântula, pula do trampolim torto, já tomou tinta com água, toca tamborzinho, assiste na tela o Tico e Teco, tenta tocar na tomada, mas leva uns tabefes na testa, é um tarameleiro e muito agarrado com a tia Tina que usa Top, é tilógrafa, tira tarô e namora o Tonico que mora num tugúrio e é tumbeiro.
Eu, Tuiana, tenho o triplo da idade de Tiago e sou do tamanho da Tamires, adoro pão de trigo, sou meio tapada nas técnicas do jogo de taco da turma, troco tampinhas da minha coleção, odeio traças e admiro trovões, uso tranças torcidas, faço teatro e sou contra a tristeza. Meu sonho é ter um vestido de tule e tafetá turquesa bordado com turmalinas e um anel de tabla. Gosto de tatuagens e tenho três, queria ter um trenó e uma topic. Por um triz não quebrei o termômetro da tia Tina quando tive febre e tomei injeção. Sou apaixonada pelo Tobias, tasquei um beijo nele, depois mandei um telegrama desculpando-me e marcando um encontro nas taquareiras da praça.
Perceberam que minha teoria está certa? O t está em tudo o tempo todo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui