Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Por Uma Fatia...(www.suacara.com" -- 08/03/2001 - 20:49 (Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Por Uma Fatia, Deu Bolo.


Zizeu era o modo carinhoso como todos os parentes chamavam aquele menino de temperamento forte, apesar de um tanto chorão quando queria alguma coisa. Mas, a par dos choramingos, existia um aspecto positivo: a insistência, a tenacidade em busca daquilo que quisesse. Mesmo que, para isso, tivesse que transigir nos ensinamentos que recebera daquele pai austero - gaúcho de fronteira.
Arre, guri manheiro!
Acabava sendo simpático, apenas, com Celinho, um seu consanguíneo, alguns anos mais novo.
A consangüinidade, nem era por laços de parentesco mas, pela similaridade de sangue... Ruim!
Eram unha e carne, até na semelhança de caráter. Diminuto caráter esse que, provavelmente, foi o resultado da forma diminutiva como os tratavam: Zizeu e Celinho.
Foram crescendo e, sempre, um acobertando as tropelias do outro. Ajudavam-se em todas as circunstâncias onde pudessem auferir algum proveito, até mesmo lícito. Esganados! Na infância e na juventude, juntavam-se para poderem conseguir mais guloseimas nas festas das quais participassem. Adultos, continuaram assim, lado a lado no afã do lucro e da posse, o que os tornou milionários.
Burlando o fisco até onde foi possível, enriqueceram sem pagar os devidos dividendos. Mas, o erário público os flagrou. Daí, para safar-se das frias, somente o caminho da política e da “imundade pralamentar”. E, por aí, enveredaram!
Mais feliz nesta empreitada foi o Zizeu; insinuante e pouco escrupuloso, atingiu os mais altos escalões. Mas, não se esqueceu do companheiro e amigo de infância, a quem continuou trazendo a tiracolo, até porque, sua ajuda era sempre providencial para tirar as castanhas do fogo.
Tudo caminhava muito bem, até o dia em que Celinho, já cansado de ter as mãos chamuscadas, resolveu ser mais esperto em não dividir o bolo da forma usual.
Tomou um soco no nariz, em frente a uma multidão de pessoas, durante uma cerimônia. Depois, não se sabe se por vergonha ou medo, mudou-se do país.
Nunca mais foi visto. Dizem por aí, que está morando em Miami.
E tudo, por uma fatia do bolo!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui