Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ANOS OITENTA - Apenas um revival -- 11/11/2002 - 15:35 (Ricardo Jorge Araújo Sousa Peres) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ANOS OITENTA

APENAS UM REVIVAL





Década nova, velhas práticas, tudo precisava ser revisto, no entanto os anos oitenta, representou para a cultura mundial, a época do desbunde geral. Na maioria dos setores de vivencia humana, as pessoas experimentaram uma sensação de liberdade, nunca antes sentida, mesmo que a década anterior tivesse dado um pequeno “start” para isso. Em nosso país, os militares ainda estavam no poder e somente em 1985, estes sairiam do poder, dando espaço a redemocratização do Brasil. As tão sonhadas diretas, não aconteceram, e Tancredo Neves, foi eleito pelo voto indireto no colégio eleitoral, na “rabada”, trouxe José Sarney como vice-presidente. Este era recém convertido ao PMDB, , depois de alguns anos no PDS. Ainda no ano de 1985, a juventude brazuca, pode celebrar o rock, no mega evento que aconteceu no Rio de Janeiro, o ROCK IN RIO. Nesse evento se apresentaram bandas como AC/DC, IRON MAIDEN, PARALAMAS DO SUCESSO, AL JARREU, entre outras bandas importantíssimas para o cenário Rock. Nesse inicio de década o Brock, teve seu o inicio de seu reinado, com o surgumento de bandas como Titãs, Paralamas, Dr. Silvana, Marina (hoje Marina Lima), Legião Urbana, Engenheiros do Hawai, Metrô, Kid Vinil e os Heróis do Brasil. Os anos oitenta também trouxe do exterior, para nossa terra tupiniquim, várias surpresas tecnológicas, culturais e nefastas. Para destacar começamos com os MENUDOS, quem não se lembra do grudento refrão “Não se reprima..não se reprima”? Em 1981, os japoneses da SONY, criaram o WALKMAN e então eram exércitos de jovens de um lado para o outro, com seus radinhos e fones de ouvido curtindo o seu som. Hoje em dia quem tem o seu Walkmanzinho, não imagina o quanto era raro e caro um desses. E quando penso em vídeo games, logo vem a minha mente os vídeo games da época: ODISSEY, ATARI, DIGIPLAY, SUPERGAME (O joguinho de tênis e paredão). Para jovens e adolescentes dos anos 2000, pode parecer estranho ou chocante, acreditar que nossa geração adorava essas quinquilharias, mas durante muitos finais de semana esses aparelhinhos fizeram nossa alegria. Quem hoje em dia participa dessas disputas de joguinhos on-line, não acredita que para todos nós da geração oitenta, joguinho de atari como o RIVER RAID, ENDURO, SEQÜESTRO, PIT FALL, eram o máximo...como diz o Dinho Ouro Preto no seu bordão “DO CARALHO”! Enfim nesse apanhado sobre a tecnologia muitas das coisas que hoje estão por aí evoluídas, como PC’s, PALM TOPS, MP3 PLAYERS, CD PLAYERS etc, surgiram como protos nos anos oitenta. Fugindo da tecnologia, e chegando na área da saúde, muitas descobertas foram feitas pela biologia, patologia, avanços na cardiologia, e diversas outras áreas, a partir dos anos oitenta. Muitas doenças fizeram, seus estragos, e muitos tratamentos foram criados, para sanar os males humanos. O grande monstro nessa década foi a AIDS, e muitas foram as vítimas que sucumbiram a tão nefasto mal. Muitos artistas de renome, ROCK HUDSON, CAZUZA, RENATO RUSSO, FOUCALT, são inúmeras as pessoas, entre conhecidos e desconhecidos, quantas vidas na África, quantas crianças que herdaram de seus pais apenas a certeza de que iam morrer???
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui