Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O GOLEIRO DOS BRAÇOS QUEBRADOS -- 11/11/2002 - 19:23 (Diógenes Pereira de Araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O GOLEIRO DE BRAÇOS QUEBRADOS



REVOLUÇÃO POÉTICA



Revoluções e guerras se fizeram com balas e lâminas.

Estas armas, penetrando, matavam, feriam.



Possamos fazer revolução com poemas:

estes penetrando, curam, libertam, sensibilizam.



Aquelas penetravam sem que a vítima quisesse ou permitisse.

Poemas dependem da acolhida, da permissão, da sensibilidade dos destinatários.



A adesão a uma revolução - principalmente poética - não depende somente da decisão. Há outros fatores.



As revolução armadas prometiam liberdade, igualdade para todos, trabalho para todos. "Liberdade, igualdade e FRATERNIDADE" Foi a flâmula da Revolução Francesa. O depois Vocês sabem, não sabem?



Por inacreditável que pareça, uma revolução poética pode se atrever a oferecer tudo isso de liberdade, igualdade e fraternidade.



Conforme escrevi acima: a adesão a uma revolução - principalmente poética - não depende somente da decisão. Há outros fatores.



Vou tentar me explicar.



Os garotos de uma periferia que viviam jogando futebol com uma bola de meia, conseguiram, a muito custo, comprar uma bola de verdade.



Xandi, um dos meninos, tendo ido a uma chácara apanhou mangas para vender e dar a cota de participação na compra da bola.



Todavia ele caiu da mangueira e quebrou os dois braços, engessados após.



Sua posição era de goleiro.



Como pode uma pessoa apanhar bolas, tendo os dois braços engessados?!



O esforço de Xandi para conseguir dinheiro para pagar sua cota era do conhecimento de todos.



Como fazer?



Os meninos combinaram só chutar bolas rasteiras, de modo que Xandi as pudesse defender com os pés e assim foram jogando até que Xandi se restabeleceu.



Algo semelhante acontece na nossa existência. Há muitas pessoas com os dois braços fraturados que pretendem apanhar as bolas das adversidades e os petardos dos desafios.



Não basta a decisão de acertar na vida; dependemos de dois braços para viver de maneira eficaz: o braço chamado afetividade e o braço chamado intelectualidade. A decisão é apenas uma decorrência viável, dependente desses dois braços.



Nossa missão no mundo pode ser expressão em uma palavra: amar.



Nossas carências podem ser resumidas numa palavra: sermos amados.



Escreveu Deepak Chopra:



"A partir de um coração puro tudo pode ser realizado. se você perguntar o que o universo está fazendo , ele ouve escondido todos seus desejos."

"A verdadeira mudança é acompanhada por uma nova compreensão."



Isso é o conhecimento, a intelectualidade. Podemos ter consciência de nossa missão: amar e, no entanto não sermos capazes de amar, porquanto a compreensão é apenas um dos braços. Precisamos, também do outro braço, a afetividade curada.



O conhecimento, ainda, pode ir mais longe, ou ir mais fundo.



Nilton Bonder, em seus Exercícios d´Alma escreveu:



" A chave para compreender os outros é primeiramente compreender a

si próprio. "



" Toda a compreensão que temos dos outros deriva de nós mesmos. Quando

nos identificamos com alguém e podemos aceitar sua forma de ser , significa

que encontramos em nós mesmos elementos semelhantes ao outro .

Identificamo-nos com os outros quando entendemos existir em nós as

mesmas limitações , angústias e ansiedades que experimentam . Por esta

razão , para que este mundo seja mais tolerante é fundamental que as

pessoas se conheçam mais. O autoconhecimento é um dos movimentos

políticos menos reconhecidos e computados nas análises das forças que

transformam este mundo . A paz só é possível entre pessoas que se

conhecem . "



Atente-se ao que escreveu Deepak Chopra:



"Contemple o amor todo o dia . as reflexões amorosas fazem o coração crescer.



A inocência é a habilidade de dar e receber amor sem se apegar .



Amar inocentemente é permitir que os outros expressem quem são.



Ninguém está errado . aos olhos do amor, todas as pessoas estão fazendo o melhor que podem segundo seus próprios níveis de consciência .



As outras pessoas parecem erradas quando as perspectivas delas não correspondem à sua.



Você não terá inimigos quando decidir se entregar.



A entrega não significa ceder para outra pessoa , mas ceder para o amor.



Todos os desejos são espirituais , quando visto de seu nível mais profundo.



A negatividade nasce no espaço vazio onde o amor foi excluído. Os espaços vazios ocorrem em lugares onde temos medo de ver a nós mesmos."



Autoconhecimento, pois, caminho para o conhecimento de outrem. Autoconhecimento e conhecimento de outrem são ferramentas para o amor. Ninguém ama o que não conhece.



A mágoa, o ressentimento, a inveja, etc. impedem ou dificultam o amor. A afetividade precisa ser curada, assim como a ignorância banida.



Concluo com um texto de Nélida Piñon, da Academia Brasileira de Letras.



A FLOR DO FUTURO:



" Sou um simples mortal na defesa dos meus dias. Estes dias que arregimento no calendário formam a minha noção de futuro. Um futuro que cabe inteiro na palma da mão e que se constrói a cada manhã , ao arfar do meu indomável coração. Com estas horas incertas , às vezes pantanosas , outras luminosas , atravesso o rio da minha existência. Deixo que as águas me levem enquanto dou braçadas em direção ao norte dos meus sonhos. Sonhar sempre foi a chave da minha condição humana.



Sem o sonho , que é a arte de inventar o impossível , invalido meu destino na terra. Cancelo Deus e os meus semelhantes. Envelheço sem jamais haver sido jovem. Não sei onde o sonho se aloja. Ele está em todas as partes. Sei que sonhar é transferir para o futuro certas crenças que os filhos deverão herdar. É preencher o tempo com inteligência , projetos e realizações. É certamente acolchoar o cotidiano com audácia , veemência e espírito de luta.



Pode ser também estender a mirada para a imaginação , que se localiza igualmente no futuro. Pois como planejar a grandeza , com seu misterioso sistema de acertos e desacertos , se não me familiarizo com a certeza do futuro? O homem afinal é ainda o epicentro de todas as ações. O que há, fora dele , e que chamamos realidade , merece subsistir se lhe assegura dignidade , justiça, graça. Se puder o mundo contar com sua presença apaixonada , com a irrenunciável fé no seu próprio destino.



O que seriamos, aliás, sem a esplêndida fantasia ,sem opulento gosto de amar e comer , sem as marcas andarilhas desta nossa intensa humanidade? Sem dúvida , o futuro é arredio. Esgarça-se como uma pétala. Ceifa vidas , propaga a desilusão , paralisa tantos desígnios .Tecido , contudo, pela força da esperança , da arte, do pão de cada dia, este futuro faz parte de nossa lenta marcha civilizatória , da nossa utopia privada e coletiva.



Graças a esta utopia , nos sentimos capazes de aperfeiçoar as leis do convívio , de afugentar a barbárie, a intransigência , a intolerância a impiedade. De sermos livres e magnânimos para erguer as paredes da casa, para amar os de sangue e os forasteiros. Para forjar , enfim, um porvir em que aprenderemos a repartir entre todos as benesses da colheita , como se fôramos , de verdade , eleitos de Deus."



Assim como os instrumentos usados para uma revolução armada possuem cartucho, chumbo, espoleta, etc. . e a alma branca possui cabo, fio, bainha, etc. os instrumentos para a revolução poética, tal qual a tenho em mente, possuem métrica, sílaba tônica, rima, etc.



É difícil passar da vida sem sentido para o amor; é difícil ler poemas. O escandir são os instrumentos para a leitura.



Conto com o escandir para as pessoas que acreditem no meu projeto.



Um abração a todos.



Diógenes Pereira de Araújo



FAÇAMOS DO PRESENTE UM PASSADO DE FUTURO



http://fast.to/poema

http://www.poemanet.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui