Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Poesias-->UM SONETO PARA MACHADO DE ASSIS -- 14/07/2008 - 23:53 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tarciso Coelho classificado em Certame Nacional:





Cândida, És Mãe!



Oh! Flor do céu! Oh! Flor cândida e pura!

És na terra exemplo de vida e vigor

Esbanjas bondade, carinho e amor

Por Deus criada és a bela escultura



Singela, eleva-se fina e alva figura

Como flor de maior alvura e maior odor

Dando ao jardim o máximo esplendor

E à terra o maior exemplo de criatura



Última indumentária dos viventes

Ao deixares tantos mortais Carentes

Quando um dia te vestirem uma mortalha



Mas se deixas tantos sobreviventes

Ao final dirão todos os presentes

Perde-se a vida, ganha-se a batalha!



Tarciso Coelho, 30.01.2008.



Dedicatória: Para mamãe e seus 19 filhos.



Luiz Tarciso Coelho Bezerra, Técnico em Contabilidade, estudante de Administração, bancário e poeta. Publicou o livro de poesias Liberdade, Picos (PI), em 2002, tem vários trabalhos publicados em revistas e periódicos nacionais (Revistas PREVI e De Repente), participou da Antologia Upeana I, Picos (PI), em 2005 e da I Antologia Literária da Região do Arari – Marajó, Soure (PA), em 2007. É membro da União Picoense de Escritores – UPE – Picos (PI).





Concurso Literário promovido por Litteris Editora Ltda. – Rio de Janeiro (RJ):



Um Soneto para Machado de Assis



Reverenciar um mestre da nossa literatura nos seus 100 anos de morte é algo que nos emociona e, ao escolhermos este grande nome como nosso patrono, quando comemoramos 20 anos de trabalho em prol da literatura e do autor brasileiro, tínhamos a certeza do brilho que este certame traria para esta casa e para o nome deste que foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Durante três meses, convidamos autores de todo o país para participarem deste concurso e assim terminarem o soneto que Machado de Assis nos apresenta em sua obra Dom Casmurro, um soneto “escrito” por Bentinho a Capitu. O romance, publicado em 1899, é considerado, pela escritora americana Helen Caldwell, o Otelo Brasileiro.

Ao longo do período de inscrição, foram recebidos 1.388 sonetos, com a participação magnífica de 924 autores.

Nossa comissão julgadora, compostas por Tânia Maria Nunes de Lima Camara (professora e autora do livro As Múltiplas Faces do Ser Machadiano), Johnny Soares (ator, publicitário e autor do livro Poemarketing), Rozane Monteiro (jornalista, correspondente internacional e autora do livro Sua Excelência o Canalha), Juarez Santos (pianista e autor do livro Sandra Bréa – Estrelas Nascem para Brilhar), Lady Francisco (atriz e autora do livro Nunca Fui Santa), e Artur Rodrigues (editor e autor do livro O Que é o Amor) fizeram parte deste grande projeto, lendo, julgando e, por fim, classificando apenas 20% do total de autores concorrentes.

Certamente que nos mais de 500 concursos promovidos por esta editora ao longo dos seus 20 anos, este foi com certeza o que mais participantes e obras recebeu com um nível literário surpreendente.

Hoje, estamos aqui para convidá-lo a participar do livro Um Soneto para Machado de Assis, que trará, com certeza, a qualidade e o ineditismo nesta modalidade de edição, na qual, vários autores, estarão de alguma forma, revelando o soneto inacabado por este inesquecível personagem Bentinho.

Para que possamos produzir este livro, que já começa a ser tão esperado por todos, estamos enviando, em anexo, o contrato de adição em duas vias para que possa ler, datar e assinar, devolvendo uma das vias para a editora, juntamente com sua opção de participação, e ainda o seu breve currículo.

O livro Um Soneto para Machado de Assis, será entregue aos autores entre os meses de outubro e novembro, quando faremos uma noite de autógrafos com todas as honrarias merecidas a este escritor ímpar da nossa literatura e a todos os autores que o estão homenageando neste livro, que marcará o centenário do velho Bruxo do Catete.

Parabéns aos talentosos escritores que revelaram um pouco mais do inigualável escritor Machado de Assis e sua arte de criar o melhor da literatura.



Os editores



O S T R Ê S P R I M E I R O S C O L O C A D O S

1º Lugar: Pedro Pancher (Eu, Trovador) – Rio Claro - SP

2º Lugar: Áurea Pinto de Miranda (Último Desejo) – Porto Alegre - RS

3º Lugar: João Bosco Ribeiro (Capitu) – Oliveira - MG





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui