Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->As voltas que a Lua dá -- 26/05/2003 - 19:18 (Valéria Tarelho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AS VOLTAS QUE A LUA DÁ

Valéria Tarelho

- a meu filho Álvaro -



_ Olha, mamãe! A Lua está estragada!

Olhei, curiosa, para o ponto do céu que meu filho, quase chorando, apontava.

_ Não, querido, ela está apenas minguando. A Lua passeia ao redor da Terra - o nosso planeta. E nessas voltas, a vemos de diversas maneiras. Mas ela está lá, inteira.

Parei para pensar no que dizia a um garotinho de apenas três aninhos. Será que entenderia, com tão pouca idade? Deixá-lo preocupado com o pedaço de Lua que faltava, eu não poderia. Procurei ser o menos didática possível, para que entendesse, sem confundir sua cabecinha e continuei explicando, fornecendo a ele as peças para que montasse o quebra-cabeças.


_ Você se lembra de quando o papai desenhou uma Lua sorrindo, parecendo uma banana feliz ? Logo ela estará assim. E continuará por uma semana. É a Lua minguante.

_ Mamãe, você pendura um balanço na ponta da Lua pra eu brincar de balançar com a Ana Júlia? Você empurra? Pego uma estrela bem bonita para enfeitar seu cabelo!

_ Empurro, Alvinho. Bem devagarinho para vocês não caírem. Antes, porém, temos que procurar uma escada bem grande! Com degraus que alcancem o céu!

Vendo aquele rostinho de satisfação, como dizer não ? E embarquei a bordo de sua imaginação, trazendo Ana Júlia - uma amiguinha da escola - para dentro da fantasia. Sentados no balanço suspenso pela Lua, os dois se divertiram a valer! O vaivém no infinito parecia não ter fim. As tranças da Aninha pareciam duas tirinhas esvoaçantes! Ai de mim, que já estava sem braços de tanto impulsionar o balanço! O sono, enfim, falou mais alto que as alturas que alcançaram. Acomodei-os em uma nuvem, como se fosse uma fofa almofada, para que descansassem da brincadeira. Na realidade, deitei Alvinho em sua caminha, forrada com um lençol de estrelas e travesseiro com nuvens estampadas. Continuei, sem muitos rodeios, a contar-lhe a história sobre as voltas que a Lua dá.


_ Depois de mais outra semana, a Lua ficará invisível. Desaparecerá. Será a Lua nova. Nada de balanço nessa hora: não haverá a luz do luar, nem onde amarrar o brinquedo! Quando ela estiver crescente - uma boquinha sorridente no céu - , você brinca novamente. Outra semana irá passar, até que ela fique cheia, completamente redonda e brilhante, totalmente visível.

_ Demora muito para ela ficar cheia, não é mamãe?

_ Só um pouquinho: uma semana cada fase, como a mamãe já explicou. Uma semana é o mesmo tempo que leva para você visitar a vovó e o vovô. A próxima Lua cheia, será somente daqui a um mês.

_ Então, mamãe, levanta dessa nuvem! Vamos agora na casa do vovô pedir pra ele comprar um pedaço de Lua e cola!

_ Por que, meu anjo? Espere a mamãe terminar a história!

_ Porque agora eu quero brincar de bola com os meninos da rua !

Na partida contra o time do sono, comigo em campo, arbitrando ( apitando de cansada ), a vitória foi do pequenino. Driblou todos os jogadores do campo dos sonhos, ficou de frente para o goleiro: chutou a Lua, em cheio, no centro do gol!
O sono, então, desceu, para a segunda divisão.


http://almadepoeta.weblogger.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui