Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A GRANDE RESOLUÇÃO (Lola Prata) -- 30/09/2007 - 11:48 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Grande Resolução


autor: Maria de Lourdes Prata Garcia (Lola Prata), “O Imperador está Chegando”, 1999



Voltava da igreja, caminhando lentamente. Olhou para o céu e perguntou-se como ousava o sol brilhar daquele jeito, prateando as ondas do mar, clareando ilhas e se refletindo nos navios ancorados na barra. Como se atrevia o astro maior, esquentar-lhe o corpo, amorenarlhe a pele, se su alma se encontrava enregelada? Como fora possível ao bom Deus, apontar-lhe o rumo do sacrifício, quase martírio?

- “Sou moça, meu Senhor”, argumentava ela no colóquio místico; “ainda quero amor, abraços, filhos...”

O cruxifixo silencioso irradiava palavras duras que lhe ardiam os ouvidos:

- “Juraste, para a saúde e a doença...”

O conflito estonteante a agredir os mais sãos interesses e sonhos, desencadeava emoções e a fazia percorrer os labirintos do sofrimento com perspectiva de futuro que supunha negro e sem volta... O ar lhe parecia rarefeito, não a oxigenava devidamente. Amparou-se numa árvore e contemplou a imensidão do mar limitado pelo horizonte: mar que amava, sempre a banhar e enfeitar a cidade onde nascera e crescera.

- “Adeus... adeus, águas queridas, de sal e de sol... até quando? Até sempre?”

Inspirou profundamente, readquirindo forças para o trajeto até sua casa. O portãozinho de ferro, desgastado pelo iodo marinho, rangeu ao toque das mãos trêmulas da dona e permaneceu encostado após sua passagem.

Na sala, contemplando o oceano por entre as cortinas da sala, lá estava ele, pálido, magro, só. Era a expressão viva de desespero contido. Ela chegou-se mansamente ao lado do marido, enlaçou-o carinhosamente... Disse-lhe:

-“Irei contigo.”

Alguns segundos de placidez, depois, descontrolado, encheu o ambiente de repetidos “não... não...”, intercalados se soluços.

Ela o abraçou com firmeza, projetando nele a fortaleza da decisão; chorava também, com a deliciosa sensação de entrega total de sua vida ao próximo, a quem amava intensamente.

Ele tentava acariciá-la com as mãos enluvadas pela gaze alva, mas seus gestos eram desajeitados, sem liberdade de movimentos; porém, vivenciavam uma inesquecível sintonia de fibrilações dos dois corações Permaneceram abraçados, plenificando-se de amor...

Almoçaram, ouvindo o rang-rang do portãozinho de ferro. Ela, eficiente enfermeira doméstica, deu-lhe o alimento na boca e ele o recebeu com sorriso de humilde gratidão; depois enquanto ele descansava, ela preparou a bagagem de ambos.

Telefonou pra a irmã e ofereceu-lhe a moradia, por tempo indeterminado, sem aluguel nenhum. Tudo combinado.

O táxi buzinou na porta chamando o passageiro a quem iria levar ao interior, ao Leprosário Estadual.

O portãozinho gemeu de saudade quando o casal passou e o trancou.


postado por Heleida
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui