Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Carta ao presidente -001 -- 15/02/2005 - 15:14 (Paulo Fuentes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Meu querido amigo Luizinho...

Você já devia estar sentindo a falta das minhas cartinhas, não é ??? Por isso resolvi te escrever mais uma para alegrar o teu dia.

Fiquei aqui neste fim de semana de carnaval, que para mim foi terrível, pois com esta folga do povo brasileiro, que adora ficar sem fazer nada, eu também fui obrigado a fazer o mesmo, mas com a diferença de que não tinha dinheiro para ir pular o carnaval em algum salão, ou mesmo poder dispor de meu minguado salário mínimo para me divertir.

Estava cansado e chateado por não poder ir trabalhar, para ganhar mais algum dinheirinho a fim de ajudar a minha família, pois você como foi homem do povo sabe bem que este salário mínimo que para os parlamentares ser muito dinheiro, tenho que te confessar que passo muito apertado só com estes R$ 280 reais e resolvi sentar sentar naquela velha cadeira de balanço que minha saudosa avozinha Antonieta gostava de sentar-se no final da tarde aqui perto do portão, quando o chato de meu vizinho Astrogildo veio me incomodar e ele nem bem tinha aberto a boca, já sabia que falaria mal de você.

Como nada de mais útil tinha para fazer, uma vêz que o povo estava se divertindo e não querendo trabalhar, resolvi ouvir as besteiras que ele tinha para me dizer. Chato isso viu !!!

No fundo já sabia que você tinha razão quando dizia que o país está uma maravilha, pois o povo nesta época do ano fica todo animadinho e se esquece da conta do gás, da água, da luz, dos impostos e de tudo mais e só quer se divertir.

Mas voltando ao Astrogildo...

Ele já chegou e perguntou...

- "E ai seu idiota. O seu amigo presidente te procurou ???".

Queria dizer para ele que você tinha me ligado naquele celular de conta, que não tenho dinheiro para recarrega-lo e que a operadora logo irá desliga-lo, mas preferi calar-me e ele então continuou falando e para minha surpresa ele disse...

- "O Lula, SEU presidente não deve nada mesmo para o povo...".

Fiquei primeiro com raiva dele, pois afinal você não é o MEU presidente e sim o presidente deste nosso amado e querido país chamado Brasil, ams a surpresa de ve-lo pela primeira vez não te agredindo arrancou-me um sorriso dos lábios.

Olhei sorrindo para ele e disse-lhe...

- "Poxa !!! Até que enfim você percebeu que ele não é ruim não é !!!".

Dai ele fez um sorriso medonho e disse...

- "Ele não deve nada mesmo para o povo, afinal nunca fez nada para este povo sofrido mesmo a não ser fazer promessas...".

Fiquei com raiva por suas palavras e já ia xingá-lo, quando ele continuou falando...

- "Ele de fato deve para o Duda Mendoça, que foi o seu carissímo marqueteiro. Deve para os empresários que financiaram a sua campanha. Deve à mídia (rádio, jornais, revista e televisão), que o criou e que lhe promoveu em troca de "favores" especiais...".

Não aguentei e o interrompi bruscamente. O que ele pensa que é para falar assim de você meu amigo. Você sabe que eu por você ainda brigo com quem quer que seja e o xinguei até que ele de novo me interrompendo disse...

- "Como você é idiota não !!! Vai fazer de conta que não sabe dos valores que ele liberou para aquela emissora de televisão que manda no país, para tirá-la do buraco...".

Não sei que emissora que é. Você poderia me dizer do que ele estava falando ???

Bem ele continou falando asneira e disse em seguida...

- "O povo seu idiota não votou no SEU presidente, mas sim em um candidato que nunca existiu e sim que foi criado pela mídia e pela grana dos empresários e do poderoso marqueteiro que ele pagou e paga uma fortuna por mês para se manter na boa com a mídia...".

Interrompi-o de novo.

- "Como que êle (você) não existe ??? Disse eu para ele.
- "Tanto eu quanto você, sabe que ele existe, pois já o viu a alguns anos atrás vindo aqui na minha humilde morada e se hoje ele não vem, é porque tem seus compromissos e não pode dispor de ao menos alguns minutos para dedicar aos amigos pobres...".

Ai ele riu da minha cara e falou que era isso mesmo. Que você não me dava atenção porque eu continuo sendo pobre e sou povo. É mentira isso que ele falou de você não é ??? Você não vem me ver, não é porque eu sopu pobre e ainda sou povo não é ???

Mas ele continuou (que raiva que me deu de não poder dizer o que queria para ele)...

- "Sabia que se a mídia não o ajudasse (você) até "batendo" na ex-governadora do Maranhão, ele (você) não teria sido eleito...".

Fiquei sem eira e nem beira. Que papo foi este de a mídia ter batido na Roseane ??? Pelo que sei ela te apóia hoje e não acredito que alguém que tivesse "apanhado" de outro alguém, se prestaria a ir "lamber" a mão de quem fez isso consigo.

Ele estava atacado e continuou...

- "Você seu idiota. Sabia que se a mídia o tivesse como inimigo e contasse quem era o cidadão Lula da Silva de verdade, talvez você não fosse mais nem presidente do sindicato, pois ele (você) já deixou de ser operário há muito tempo...".

Engrossei o caldo neste momento e levantei-me da cadeira. Quem ele pensa que é para dizer isso de você. eu te conheço a anos e sei que você é uma pessoa digna e de respeito. Está certo que também tem algumas falhas, mas é meu amigo e nos meus amigos eu não vejo defeitos e os teus são pequenos (para mim pelo menos são) e ele nem ligando para os meus xingamentos, prosseguiu...

- "Em se falando de trabalhador, talvez ele (você) seja o trabalhador que menos trabalhou na vida e que contribuiu para o Brasil. Me diz então já que é tão amigo dele (de você). Quantos anos ele trabalhou de verdade como operário metalúrgico, pois política não é profissão e sim um direito de todo cidadão...???".

Ai ele me pegou. Mesmo te conhecendo a anos eu não sei quantos anos de fato você trabalhou como metalúrgico.

Lembro-me da nossa infància pobre. Lembro-me de teus sonhos de ser motorista daquela empresa de combustível. Lembro-me de querer ser bombeiro e lembrei-me também de querer ser metalúrgico, mas não me lembro quantos anos você passou sujando as mãos na graxa em trabalho pesado mesmo. Poderia responder isso para mim meu querido amigo ??? Só para eu tapar a boca deste idiota de meu vizinho.

Ele me vendo com olhar pensativo e fazendo contas de quanto tempo você tinha trabalhado como operário voltou à carga...

- "O SEU presidente pode acabar o seu mandato (se a "direita ... centro ... esquerda" não prorrogar, dando um novo golpe no povo), sem ter construído absolutamente nada, a não ser um castelo de areia na beira das ondas do mar...".

Ele conseguiu de novo me irritar. Sei bem que você já esta cansado de ficar ai em Brasília como presidente, tendo que lutar feito um leão para tentar fazer as coisas para este sofrido povo, que é o teu povo e que se viaja às vezes é porque tem que fazer isso para arejar a sua cabeça que fica quente de tanto ter que lutar contra este moinho de vento e DUVIDO que queira mais tempo de mandato.

DUVIDO mesmo. Te conheço bem e sei que você é um lutador, mas dai a ficar dando soco em ponta de faca não faria isso mesmo, pois quando tentou fazer algo parecido lá naquela auto peças daqui do ABC, aquele dorminhoco te fez perder um dedo. Imagine então dar soco no vento. Maluco ele com esta idéia idiota não é ???

O cabra tava encapetado e continuou...

- "Nem os direitos do povo ele consegue conceder seu idiota, tais quais o benefício para todos os deficientes físicos e os idosos de um salário mínimo...".

Sei que você não faz isso porque não pode mesmo, ams ele continuou...

- "Ele seu idiota só sabe fazer campanha para concientizar de que os trabalhadores e os patrões, de que todos os trabalhadores tem direito ao vale transporte...".

Ele me chama de idiota, mas o maior idiota é ele, pois até mesmo minha netinha Janaina sabe que todos os patrões, até mesmo os informais poderiam pagar isso se houvesse uma política de juros mais decente e um ajuste na faixa tributária.

Por falar nisso, ainda me deve aquele jantar para que eu exponha as minhas idéias. Não se esqueceu disso não é ???

O Astrogildo, o meu vizinho continuou...

- "Ele se propoz a convocação record de jovens para o serviço militar, só por saber que muitos jovens sonham em ser militares...".

De novo fiquei bravo com ele. Todo mundo sabe, até meu avozinho que já está meio caduco, que as Forças Armadas não tem dinheiro nem para pagar a alimentação das tropas, quanto mais teria para preparar ou dar uma profissão como se era dado antigamente. Os milicos eram bravos, mas eles de fato sabiam preparar os jovens não é meu querido amigo ???

Ele disse também que você prometeu aumentar os recursos para o PROEP e disse que no governo do Fernando Henrique eram de R$ 252 milhões e que no seu governo você só concedeu R$ 50 milhões, para R$ 1 bilhão a fim de conceder cursos profissionalizantes.

Poderia me dizer o que é PROEP meu querido amigo ??? Também gostaria de saber se você deu estes R$ 50 milhões mesmo para esta coisa ai, se é que pode me contar, mas sei que R$ 50 milhões é dinheiro que nem sei contar, mas acho que você que fez o Senai junto comigo deve se lembrar de quanto é que custa os cursinhos lá e no Senac,~não se lembra ???

Ele me disse uma coisa que eu fiquei feliz em saber. Disse que você prometeu ajudar os Estados e municípios de construir casinahs populares para os pobres e a distribuir lotes planejados em loteamentos.

Disse também que você promenteu ajudar aos Estados a a conseguir transportes metropolitanos para que a população possa sair das favelas e a se afastar dos centros para bairros planejados tipo : estradas, metrós e trens urbanos.

Meu querido amigo. Acho esta idéia maravilhosa. Dar tento a quem não tem teto, mas acho que deveria apressar isso, pois falta menos de dois anos para terminar o seu mandato tá !!!

Ele disse uma coisa que eu me lembrei bem que você prometeu, que era a reforma nas rodovias federais e sei que talvez por falta de tempo ou de má orientação ai de teus ministros, você mandou suspender todo investimento no setor.

Disse também que prometeu investir nas linhas de transmissões de energia das usinas hidrelétricas, eólicas e termoelétricas, para acabar com os "apagões" e diminuir os contas da nossa energia.

Se não me engano já houve alguns apagões no seu governo, não houve ???

Este negócio de prometer é complicado não é meu querido amigo ??? Às vezes a gente promete alguma coisa e depois se não dá para cumprir aparece idiotas iguais a este meu amigo aqui para ficar criticando e nem imagina o que você não deve passar ai por tentar fazer acordos e mais "acordos" com estes parlamentares que acham que R$ 280 reais é um salário decente.

Dai eu fiquei contente. A esposa dele veio chamar ele pra ir jantar e ele foi embora, mas antes de ir me disse que voltaria para continuarmos a nossa prossa. Que droga ter um vizinho assim sabia ???

Bem meu querido amigo vou te pedir um favor.

NOSSA !!!

Como você está rápido hoje. Até parece este jato novo que você comprou ai e nem me deixou pedir para me autorizar a divulgar esta cartinha e já me autorizou, mesmo antes de eu pedir. este é um dos motivos pelos quais eu gosto tanto de voc6e, pela sua bondade e compreenção.

Um abraço apertado do seu amigo...
Cidadão Brasileiro
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui