Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O ACIDENTE -- 04/10/2007 - 21:24 (Rosimeire Leal da Motta) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Este Conto faz parte do livro:
"Voz da Alma" – Autora: Rosimeire Leal da Motta
Editora CBJE - RJ - Novembro/ 2005 - Poesia e Prosa.

Este livro "Voz da Alma",pode ser encontrado na:
- *"Biblioteca Pública Municipal de Vila Velha - ES".Tel.: (27) 3388-4208
- *"Biblioteca Transcol do Terminal do Ibes - Vila Velha - ES".
- *"Biblioteca Transcol do Terminal de Jardim América - Cariacica - ES".
- *"Biblioteca da Chocolates Garoto (Espaço Cult)
=========================================================================


Jonas e Luís estavam viajando de madrugada. Enquanto Jonas dirigia, Luís repousava no banco de trás. Depois de ter feito um longo trajeto numa estrada monótona, Jonas dormiu no volante. Então, de repente houve um estrondo e o carro se chocou com um caminhão.

Jonas ouvia pessoas lhe chamarem pelo nome, mas não podia responder-lhes, nem se mover. Lembrou-se do acidente e se perguntava o que havia acontecido com Luís. Ruídos de motor de veículos parando e um murmurinho... gente que dialogava, eram os sons que lhe chegavam aos ouvidos. Alguém disse: “É muito grave!” Jonas desejava abrir os olhos para ver como ele estava, contudo, não tinha forças. Sentiu que o transportavam numa maca e em seguida escutou o arrancar de um carro.

Passadas algumas horas, lhe colocaram uns aparelhos na boca, nos braços, no peito e no nariz. Após um interminável período de silêncio, chegou sua esposa. Ela lhe falava amavelmente e lhe sussurrava: “Não se preocupe, já sairá do estado de coma e voltará para casa! Claro que sim!” Ele sentia suas lágrimas sobre ele e queria chorar também, porém, não conseguia.

Ignorava se era de manhã, de tarde ou se era de noite... Havia perdido a noção do tempo e tudo lhe parecia muito distante. Uma voz de mulher dizia: “Doutor, ele está piorando... está morrendo!” Ninguém sabia que Jonas podia ouvir e o que escutava somente lhe aumentava a angústia e o desespero, por não dispor de energias para fazer algo por si mesmo. Pensou em toda sua vida e não estava seguro se havia vivido o suficiente.

As imagens de seu passado iam e vinham... cenas da sua adolescência se misturavam com as que haviam ocorrido em sua fase adulta. Lembrou-se de Deus e orou: “Senhor, não sou digno de lhe dirigir a palavra, entretanto, lhe suplico que perdoe meus pecados. Eu, nesse momento, sou apenas pensamentos, não sinto meu corpo, compreendo que o que resta de mim é a alma e ela se curva diante de Ti, profundamente arrependida e esperançosa do seu perdão!” Os sons e as vozes estavam ficando cada vez mais longe, porém lutava para não perder este contato com o mundo. Já não ouvia mais nada, no entanto, entendia que o golpeavam no peito.

Teve uma parada cardíaca seguida de infarto e morreu.

Os médicos olharam um para o outro concordando silenciosamente com o que se passava.

Só não viram quando uma luz envolveu o quarto e a alma de Jonas deixou o corpo, tornando-o frio e pálido.


(© Rosimeire Leal da Motta.)

===========================================================================================================
PREMIAÇÃO:
01 – Concurso “Machado de Assis” – 2.º Lugar – Categoria Contos - Redacional Editora – Londrina – PR – 2006
02 – 16.ª Antologia de “Contos de Autores Contemporâneos” - Editora CBJE - RJ - Abril/2006

===========================================================================================================

OBS.: Este Conto faz parte do livro:
"Voz da Alma" – Autora: Rosimeire Leal da Motta
Editora CBJE - RJ - Novembro/ 2005 - Poesia e Prosa.


Página Pessoal:http://www.rosimeiremotta.com.br/


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui