Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->SOBRE A PUTA DA ARTE -- 29/08/2001 - 02:38 (denison souza borges) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Definição de Inteligência
qualidade de quem questiona as coisas ao seu redor e anseia por um aprimoramento estético e espiritual - deve ser pronunciada baixinho, como o nome de uma doença. Pega mal ser inteligente em nosso país. Questionar a natureza humana, os valores vigentes, a estética moderna? Oh, não! Isso é anacronismo de chatos. Um chapéu, uma bengala. O negócio hoje em dia é boné. Não só no Brasil, claro. Mas por aqui isso é perceptível com uma clareza que, se fosse mais clara, cegaria. Cada vez mais, filosofia e arte são vistas como frivolidades - e, as far as I know, quanto mais frívolo um povo, mais frívolas elas são consideradas.
__________________________________

No início de Civilização, documentário posteriormente transformado em livro*, sir Kenneth Clark diz às margens do Sena: "O que é civilização? Não sei. Por enquanto, não consigo defini-la em termos abstratos. Mas acho que, vendo-a, posso reconhecê-la". E olha para a catedral de Notre Dame.
Quando o viado do meu pai pediu para eu escrever um texto sobre arte, foi essa cena que me veio à mente. Não sei defini-la. Mas acho que, vendo-a (ou ouvindo-a), posso reconhecê-la.
Certamente há diferentes tipos de arte. Há arte que nos encanta apenas por sua beleza e apuro técnico. Há arte que nos envolve pela meticulosa recriação dos nossos sentimentos e sensações mais íntimos. Há arte que gira nossa visão de mundo, nos mostra a vida por um outro ângulo, revela uma nova verdade. Há arte que cria valores. Há arte que destrói valores.

Embora todo espelho seja um espinho, embora uma nova verdade possa ser dolorida, a empreitada vale a pena, pois "não há vinho que embriague como a verdade". A ressaca pode ser braba, mas como qualquer surfistinha de meia tigela sabe, as melhores ondas vêm depois da rebentação.

Sem certo masoquismo, essa arte nos é intolerável; o melhor de Wagner, Proust, Shakespeare, Bergman, Picasso não pode ser apreciado. É possível encontrar paralelos disso em diversas esferas de nossa vida. O trabalho mais recompensador é sempre aquele que nos dá mais trabalho. Os maiores amores são aqueles que mais doem. O verdadeiro valor da vida, só o sabemos quando a morte nos espreita de perto.
Pensando bem, é preciso ser masoquista para aproveitar plenamente a vida. E o que é a arte senão os caóticos e feios cacos da vida colados de uma forma coerente e bonita?
Taí uma definição. Como toda definição, não presta. Pare de me ler e vá ouvir Wagner, porra.

p. s.
Esqueci de dizer uma coisa. Não há nada que eu aprecie mais do que a grande arte. Mas confesso ser contra ela. Por mais dolorosa, ela nos faz gostar de viver nesse mundo. Ela justifica isso aqui. Maldita seja! rsrsrs


ultraje a rigor
Às vezes tenho a clara sensação de que o meu corpo não é meu; que, de alguma forma, ele me foi alugado, como um smoking barato. O diabo, meus amigos, é que me deram o número errado.

ô garçom meu companheiro
Life is simple if you re drinkin Dimple ( Essa é intraduzível !!! )
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui