Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Um manifesto pela autenticidade -- 03/03/2005 - 10:37 (Maiesse Gramacho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um manifesto pela autenticidade



Quem é você?

Diga logo, se gosta de mim...

Noite dos Mascarados, de Chico Buarque



É conhecida a frase de Shakespeare, "o mundo é um palco".

De fato, na vida, pouquíssimas vezes somos nós mesmos, autênticos, verdadeiros. Os "contextos", as "circunstàncias" nos transformam em "atores" - até em marionetes -, à nossa revelia, na maior parte das vezes.

Exemplos não faltam. No trabalho, temos que exercer o papel de funcionários exemplares: ser competentes, interessados, sérios, etc, etc, mesmo quando sabemos que aquela função não é para nós... Ou, pior, quando achamos que nosso "superior" - que, por sua vez, desempenha o papel de chefe - é menos competente que nós, não sabe identificar e "aproveitar" nossos "talentos", blá, blá, blá. Com os colegas, temos que ser cordiais, diplomáticos. Mesmo que os achemos uns falsos que só querem nos ver pelas costas e que tenhamos vontade de dizer-lhes umas poucas e boas...

Na família, o homem exerce o papel de pai, de provedor, de protetor. Quando, na verdade, muitas vezes é ele quem precisa ser protegido... A mulher, nem se fala! Tem de ser mãe, esposa chata, dona-de-casa e, também, profissional... De preferência, bem-sucedida, loira e com o abdome definido. Ufa!

No amor, acredito, é onde "atuamos" mais. Raramente somos autênticos numa relação. Parece que a autenticidade é inimiga do tesão (será?). "Percebemos" as "expectativas" do parceiro e, aí, fazemos de tudo para atendê-las, nem que, para isso, tenhamos de nos transformar em seres que nem nós próprios reconhecemos - ou um dia imaginamos que nos tornaríamos. Para conquistar quem nos interessa, entramos num jogo esquisito... É tarefa árdua tentar impedir que essa pessoa nos conheça por inteiro, veja o nosso "outro lado", digo, aquele em que não estamos com uma puta lingerie e com cara de puta, e sim com calça jeans, blusão de moletom comprado em hipermercado, calcinha de algodão e sem escovinha.

Isso porque não conseguimos "atuar" para sempre. Ainda mais diante de quem nosso coração dispara. Já disse Wilde: "Se o mundo é um palco, o elenco foi muito mal escolhido". Uma hora a "máscara" cai, sai de cena o "personagem" nosso de cada dia... E é aí que começa a confusão: nosso "amigo" (como nas canções portuguesas medievais) pode achar - com razão - que comprou gato por lebre...

Surge a decepção, logo o desprezo, em seguida o desrespeito e, finalmente, o desamor.

Conselho: para não termos de passar por esta triste sequência, sejamos mais autênticos em nosso dia-a-dia, em nossos relacionamentos. Os (relacionamentos) que não resistirem é que não valiam à pena mesmo (mesmo que abrir mão deles, de principio, nos cause dor). Os que ficarem é porque são - desculpem a repetição e a redundància - verdadeiramente autênticos.


PS 1: Este texto está cheio de aspas porque os significados das palavras não são, necessariamente, autênticos.

PS 2: O momento em que sou mais autêntica é quando escrevo. Ou quando ouço música clássica - especialmente o Réquiem de Mozart. Nestas horas, parece que estamos a sós eu, Deus e a Poesia. E entre nós não cabe "encenação".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui