Usina de Letras
Usina de Letras
246 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Tese sobre as diferenças entre os poetas e os humanos -- 10/06/2003 - 00:12 (Leonardo Koury Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tese sobre as diferenças entre os poetas e os humanos

Creio eu que hoje eu já possa explicar as diferenças entre a vida e a filosofia dos poetas e dos seres humanos comuns. São diferenças que mostrar que o artista, no caso eu especifico os poetas, tem com os humanos, assim pode-se saber se és um artista ou não.
Primeiramente eu gostaria de dizer que desde que eu entrei a este mundo, aos 14 anos eu observo essas diferenças, mesmo não tendo a pretensão para dizer que eu estou correto em minha tese, creio que essa é uma das formas mais eficazes de reconhecer em alguém o seu don artístico.
Todos têm uma certa tendência para a arte, claro que para realmente conseguir seguir este caminho, tem que ter algo de especial e esse é o objetivo do meu estudo sobre esse universo da cultura.
Creio que a primeira diferença seja a força de vontade de fazer de seu sonho e de seu pensamento algo totalmente real, independente de como seja manifestado.
Um artista pode ter mais de um gênero, como por exemplo Miguelangelo, onde foi marcado em sua época como pintor e escultor. Um outro exemplo foi Leonardo da Vinci que foi tanto um brilhante inventor (inventar é uma arte tão sublime quanto às outras) quanto foi um pintor.
Lembro que a arte é o único modo de se ter cultura, como por exemplo, a literatura é o único meio de saber de forma clara os conhecimentos passados. Se não fosse os escritores creio eu que ninguém saberia nem como se inventou o fogo ou porque foi inventado.
Podemos lembrar também que uma forma tão expressiva para se dizer o que sente é a pintura, eu gosto de dizer que a pintura são os olhos do artista assim como as palavras do poeta são o seu coração.
A arte vem de séculos e séculos transcrevendo a nossa história. Uma outra e importante diferença entre um artista e um ser humano comum é a capacidade da originalidade de seus atos e expressões, como por exemplo os poetas falam do mesmo tema amor, mas todos aclamam esse seu sentimento de um jeito. A originalidade é importante em qualquer âmbito, mas é crucial para um artista.
Ser observador seja uma das mais úteis características de um artista, olhar para a vida em vários ângulos ajuda tanto na criação de sua obra quanto ajuda o artista compreender melhor o mundo em que se vive.
E a pessoas que dizem que os artistas são sonhadores. Creio que ver os artistas desse jeito é uma maneira errada pois sabemos que como os artistas têm uma visão mais extensa da realidade ele não se compreendido, mas não pelos seus sonhos e por sim conseguir tirar mais conclusões do que as pessoas estão acostumadas a extrair de seu mundo.
A arte é a supremacia dos homens, tanto que na classe artística estão os mais cultos e importantes homens. Podemos notar que todos têm uma história para ser contada diante do tempo, todos, mas somente o artista é eterno pois ele foi sublime em tudo que se chamou de vida, por tudo que fez e tudo que pensava defendendo teses e lutando contra aquilo que não se era visto por ele justo.
Foram os artistas que transformaram o mundo diante do tempo, eles influenciaram as revoltas políticas e as lutas sociais, pois as maiorias dos artistas vieram das classes mais populares e assim se ergueram chocando e transformando a sociedade de um modo geral.
A literatura e a música foram por tanto um dos meios de mudanças mais marcantes ao longo do tempo, como a música no Brasil que foi contra a ditadura levando pessoas às ruas e posteriormente os seus interprete e compositores ao exílio e a morte.
Agora talvez a mais marcante característica de um artista, a mais suprema e mais marcante seja sim a sensibilidade, aquilo que se é mais aflorado em um artista, bem mais do que qualquer ser humano, aquilo que faz o artista criar e sentir sua criação que eleva a sua originalidade e sua observação pelos fatos comuns e os transformando em fatos marcantes na história.
Creio sim que esses argumentos são suficientes para mostrar as principais diferenças de um artista de um ser humano comum.
Claro que como eu sou um nobre integrante da classe artista modernista eu deixo esta tese com um trecho em forma de verso:

A história para o artista

Muitos têm sua história
Todos são fatores da vida
Mas,
Poucos depois dela
Atingem a glória
Porque sua história só
É contada em vida.

Grandes aqueles
Que vão além da memória
E que marcam com
Arte sua história
Vivida.

Leonardo Koury Martins
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui