Usina de Letras
Usina de Letras
101 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Pra rir de mim você não é gago! -- 12/12/2007 - 13:51 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A pequena cidade de Goías não foi nenhuma nova glória em minha vida de mascate. A cidade era muito pequena, não tinha Estação Rodoviária e nenhum outro ponto estratégico para o comércio ambulante, mas, encontrei um cunhado de Zé Serafim que trabalhava vendendo jóias compradas no Juazeiro do Norte.
Armamos nossas barracas lado a lado, em frente a uma agência de passagens. Íamos razoavelmente bem de negócio. Além da amizade e das caninhas que tomávamos fora de expediente, nos divertíamos muito contando piadas enquanto não tinha freguês comprando. Até que um dia, passava um ônibus de Quebra-Cocos caindo aos pedaços na mesma hora em que acabara de contar uma piada. Meu amigo Gaguinho rolava de rir. O ônibus parou e o motorista saiu com um revólver na mão. Cessou o riso.
- Vocês estavam rindo de meu ônibus! Eu mato. Eu esfolo...
Tomei a palavra, tentando acalmar os ânimos. Companheiro, meu amigo estava rindo de uma piada que contei...
- Ah, não! Vocês riam de mim... Foi uma luta para acalmar o Gaguinho que queria ir às vias de fato com o valentão. Naquele dia voltamos mais cedo pra casa. Não havia clima para continuar trabalhando. Lá pelas tantas da madrugada acordei. Meu amigo mascate estava sentado na cama com uma caneta e um papel na mão.
- Vai dormir, fulano!
- Não! Amanhã vou acertar contas com aquele motorista que me humilhou. Aqui está a lista de tudo que tenho e do que devo no Juazeiro. Você vai me comprar essa mercadoria, pagar o que devo e me mandar o que sobrar. Avisarei a você onde estou. Devo tanto e aqui tem tanto em mercadoria. Você só me paga quando vender.
Foi duro remover a idéia de vingança de sua cabeça. Ficara com um revólver apontado em sua direção, ouvindo o desacato: “Pra ri de mim você não é gago”.


SILVA, Francisco de Assis Lima Diassis; LIMA,Adalberto Antônio et al. O Brasil nosso de cada dia
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui