Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Poesia, onde te encontras? _ É FÁCIL ME ENCONTRAR... -- 20/03/2005 - 22:45 (Valdea Sianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Poesia, onde te encontras?

Poesia, onde eu posso te encontrar, me responde se sempre te vejo, mas não posso possuí-la?...
Ficas sempre tão distante de mim e eu que sempre fui e sou a tua maior defensora, nas horas de tristezas e nas horas de alegrias sempre te reverencio e encontro alento, mas nem sei onde te encontras, onde é a tua moradia?
Tu, poesia, é uma fantasia cheia de emoção e imaginação. Tua inspiração - de diversas matizes - faz devanear pelos quatro cantos do mundo de uma forma surpreendente e encantadora.
Com forte dose de êxtase compõe a prosa poética e, sendo a forma mais eloquente de se poetizar, com o coração sem saber ao certo qual a verdadeira razão, mas com todas as idades se faz a tua fala poética vibrar, se poetizam de qualquer forma, mesmo desigual, a tua maneira de ser a faz majestosa pela tua extasiante melodia, ora triste, ora feliz, ora vibrante, ora calmante, não existe sintonia que não se combine contigo poesia...
Uma vez li alguma coisa em que tu, oh! Poesia, te encontras no mar, nessa imensidão tão cheia de encantos, esplendores e fantasias e nas águas há muita magia, dizem que tu te encontras nas fontes, nos rios, nas cachoeiras e nos oceanos, assim como nas chuvas podemos te encontrar...
Mas vi gente, também, dizer que tu, poesia, te encontras na natureza, pela tua beleza e pelos teus mil fulgores.
Vi gente dizer que tu, poesia, te encontras no coração de todo ser vivente em floração, até nas lágrimas ouvi dizer que tu podes ser encontrada, então, parei e fiquei a pensar... De certo, porque o poeta, também, chora...
"Todos têm razão, a poesia é esplêndida... Ela pode se fazer de várias formas, então por que não estar em todos os lugares?"
Se isso acontece já descobri:... A POESIA é Magnífica. "Unipresente" como o próprio Deus. Já diziam os Teólogos da antiguidade que Deus é Poesia, se faz poesia quando estamos em constante ligação com o Ser Superior, então, vamos deixar a poesia falar por si mesma:
_ Eu sou uma luz que raiando do Universo em que fui criada faço caminhos nem sempre conhecidos se revelarem para o ser inspirado que, com minhas vibrações, tecem descobertas mil...
_Eu sou a fantasia de seres animados e inanimados que nos arredores do mundo se fanfarreiam com minhas prosas poéticas e me fazem de instrumento para suas descobertas infantis e ilusórias , chegando mesmo a me fazerem de elo entre o nosso mundo e o além...
_Eu sou a mais perfeita ligação entre Deus e todos que em mim se deleitam sentindo a presença do Onipotente...
_ Eu sou a simplicidade que emana dos olhos e das faces dos meus irmãos em agonia e lhes acalmo os dias com a minha magia que os encanta e os fazem esquecer um pouco a dor que sentem sem sequer saberem o porquê...
_Eu sou a humildade que emana das almas vivas, viventes no Plano Terrestre ou não, mas que traduzo todo o sentimento de amor que ainda se espelham ao redor de seus envoltórios luminosos de tanta beleza que os fazem gozar dessa pureza de coração entre todos que não discriminam raça, poder, credo ou religião...
_Eu sou a mais inocente e inteligente de todas as falas, porque eu vibro direto dos corações e não permito que me dizem o que fazer, pois sou eu quem dou o que dizer, intuindo-os na mais singela das emoções cheias de amor...
_Eu sou a simpatia que procura aliviar os sertões com minha poesia agreste, mas de certa forma silvestre para alegrar, também, àqueles corações tão sofredores, tantas dores, precisando de um acalanto e sou eu esse bálsamo constante, vibrante e emocionante dos seres em grande erupção de rancor e amor contido...
_Eu sou a raiz que nasceu nos corações silenciosos que não emitem sons, mas que me sentem em suas veias, pulsando em sinfonia com o ar que respiram e os fazem viver...
_Eu sou a magia feito estrela numa cintilante luz a emanar como bálsamo nos corações daqueles que não podem me ver nas entrelinhas de nenhum lugar escrito, mas que me sentem dentro de seus corações pela vibração que eu os transmito pelo meu instinto de sobrevivência com o sentido da vida, dando-os inspiração para serem felizes...
_Eu sou encontrada onde queres que me veja, não existe lugar onde eu não esteja, não existe tempo e nem espaço para eu aparecer...
_Se quiseres me encontrar saia de dentro de ti, vá até o primeiro lugar que possas adivinhar que lá existe um coração e que esse coração vibra de paixão, ventura, fantasia, magia, euforia, êxtase, bondade e caridade que é uma verdade absoluta, irá encontrar encantos mil, feito poesia, e esta sou eu nua e crua, sem me fazer de forte ou fraca, sou aquilo que me fazem sentir, vibrar, emocionar, viver e ser feliz, mesmo na tristeza eu encontro um espaço para levar aos corações um pouco de mim, por que não, se tudo é vida e a vida é constante aprendizado.
_Esse aprendizado é uma corrente que não pode voltar, só tem ida e essa caminhada nos faz pensar e repensar, fazer e refazer. É mutante esse caminhar e é lá nesse lugar que podes me encontrar... No aprendizado do amor.
_No aprendizado do amor, eu sempre faço sorrir como dou alívio a toda dor, que o coração possa suportar... "Pois muito sofre, quem ama!"...
_Se quiseres me encontrar, me encontrareis no meio do povo, na multidão ou no silêncio de alguns corações entre o povo, a se questionar o porquê de estar vivo ali naquele lugar.
_ E é para aprender a amar, que ali ele está...
_Também, podes me encontrar no meio do nada... Esse nada, tão comum, que parece tão contraditório, mas até entre o nada existe uma ponte, a ponte do saber, e esse nada sou eu, querendo aparecer... Pois ainda não sabes nada, e eu sei tudo que preciso te dizer...
_Neste nada, posso te mostrar o que existe e podes conquistar... Se soubesses tudo, nada iria te interessar...
_Por isso eu sou o nada que te interessa e muito, para saber o tudo, ainda distante e com muita sabedoria para galgar...
_Eu sou a gota de orvalho que beija a flor em harmonia com o entardecer e agradeço a noite que sempre vem trazendo a lua para iluminar esse meu gesto de amor... Aí, também, eu estou...
_Na mais euforia das falas feito fantasia, não muito acreditada, mas concebida como poesia, lá estou eu, na mitologia, me fazendo de forte exuberante e torcendo para não me fazerem tão distante do que realmente eu sou, para não desacreditarem do amor que eu vivo a pregar e querendo de verdade que nele possam todos acreditar...
_Um dia, eu, ainda, serei para o mundo como uma rainha de todas as forças existentes e emanadas de toda gente, fazendo vibrar corações em uníssono com o Universo que hoje ainda é um pouco perverso, por falta de minhas entranhas...
_Eu, hoje, ainda, sou uma estranha, no meio de tanta gente, crente, mas carente desse meu jeito de amar...
_Eu sou o pór-do-sol que ilumino com os meus raios todos, fazendo sombra para aqueles que precisam de descanso como bálsamo de PAZ!
_Eu estou aqui e ali, onde queres que me sintas, basta olhar, para dentro de ti e lá abrigar um irmão, de coração aberto me receberás e eu estarei contigo para todo o sempre...
_Aí, me encontrarás na beleza da natureza, no firmamento - no espaço entre o Céu e a Terra - e em todas as formas de amar e de desejar o bem...
_Para aqueles que tiverem olhos de ver e ouvidos de ouvir serão abençoados por mim... Eu sou Deus porque Deus está no controle de nossas vidas e como dizem os Profetas: Deus é Emoção, nada mais do que Poesia!
_Por isso é fácil me encontrar... Norte, Sul, Leste e Oeste... Faço parte do Universo e nos meus versos estou aqui e acolá...
_Eu me encontro em todo lugar, exalo o meu perfume como a flor!!!...
_E como sinfonia me encontras...
... Nas linhas e entrelinhas do càntico do amor...
gABRIELAgABI, em abril de 2004.

Galgar=sabedoria para transpor obstáculos.
Entranhas=por falta de piedade, compaixão, esse meu jeito de amar.
Pseudónimo gABRIELAgABI. Esta Crónica me conferiu o 1º lugar, Categoria Ouro, no II Concurso Literário Nestor Victor, realizado pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil-RJ. AJEB-RJ
por ValdeaSianna.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui