Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Amor e ódio -- 17/03/2001 - 17:39 (Raquel Salama Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A praia é um excelente lugar para encontros.
Sempre gostei de caminhar pela areia banhada pelo mar. As ondas transmitem-me uma energia purificadora. Costumo ir à praia tanto quando estou alegre como quando estou triste. Hoje, não sei como estou. Sento na areia e fico a contemplar o mar, tentando desvendar seus segredos. Estou esperando meu namorado.
Finalmente, ele chega. Vem de longe, assobiando. Gesto livre, semblante tranqüilo. Olho e ele sorri, aproxima-se e estende sua mão quente e forte, puxando-me para seus braços. Começamos a andar sem destino.
É agradável conversar com ele. De repente, paramos e sentamos. O mar está agitado. Meus cabelos embaraçam-se ao vento. Quero falar,mas hesito. Finalmente, a pergunta.
_ Você me ama?
_ Muito.
_ Mentira.
_ O quê? Como pode me julgar desta maneira? Acha que é dona dos meus sentimentos?
_ Você não me ama. Nenhum homem jamais me amou.
_ E por isso você acha que sou incapaz de te amar?!
_ Não, você não me ama. Você ama a mulher que eu criei dentro de mim. Foi assim com outro namorado que tive. Quando ele disse que me amava, eu a destruí. Ele acha que se iludiu comigo. Mas não foi comigo. Foi com a minha criação que ele se desenganou.
Depois de muito refletir, ele me diz:
_Você falou em ilusão... A mulher que você diz ter criado representa, ao mesmo tempo, seu desejo e seu medo. Desejo de ser amada. Medo de revelar-se. No início, você tenta ser uma mulher ideal para conquistar os homens e ver até que ponto eles podem te amar. De repente você tira sua máscara e muda para o outro extremo para ver até que ponto eles podem te odiar. mas você evita se expor tal como é porque teme a reação de seu parceiro. Você não tem coragem de expor seus segredos, seus redutos, seus sentimentos mais profundos porque você teme não ser compreendida. Você tem medo de não ser amada tal como é. Por isso, nunca consegue ter uma relaçào duradoura. Você teme se arriscar. Teme me conhecer também. Teme desiludir-se com a própria ilusão. Ilusão essa que você pode vir a criar em mim.
_ Ou que um dia eu tenha criado em outro homem-Falo baixo, com medo de ser ouvida.
_ O que você disse?
_ Nada.
Meu namorado é psicólogo. Ele pensa que pode desvendar meus segredos, mas tudo que ele fala é mentira. Ele não me conhece. As pessoas não se conhecem. Nem eu mesma me conheço.
_ Você acha, então, que não te amo porque não te conheço, não é isso? Como posso te conhecer, se você não se abre para mim? Sei que está angustiada. Sei que quer me falar algo. Vamos! Coragem!
Deito-me na areia e deixo-me banhar pelas vagas do mar. sinto intensamente as ondas sugando meu corpo denso. Tenho vontade de me afogar, mas fico a contemplar o céu. Falta-me ar. Aflição... a voz do meu namorado não me sai da cabeça. "Coragem!, coragem!, coragem!..." Tento sentir a brisa que vem do mar. Inspiro o ar. Inspiro-me. Olho para o homem ao meu lado. Seu olhar perdido, interrogativo, querendo arrancar minhas palavras. Por fim, cedo.
_ Houve um homem que amei intensamente. Éramos muito jovens quando nos conhecemos. Namoramos por algum tempo e logo veio o primeiro filho. Passamos a morar juntos. Mas o tempo foi passando e... Percebi que ele já não era mais o mesmo. Comecei a perceber que eu não existia para ele. Quem existia para ele era a mulher que lhe dava prazer, que cuidava dele, que ouvia seus problemas...
_ Ele já não era mais o mesmo, ou você não conhecia esse lado negativo nele? Ou você idealizava tanto ele que não coseguiu ver seus defeitos no início do romance? Ninguém é completamente bom ou mau. O homem é um ser circunstancial.
_ O problema é que eu não conseguia deixar de amá-lo!
_ Você não conseguia deixar de amar o homem que você criou nele! Agora endendo essa sua paranóia de dizer que eu só amo a mulher que você criou em si mesma.
_ Não! Eu não criei nada nele! Ele é que mudou! Pare de me julgar! Você não sabe nada! Você não me conhece!
_ Como o destino é irônico... A algum tempo atrás, você é que estava me julgando!
Fico em silêncio. Inquietação muda.
_Ele não me amava mais. Não soube receber o amor que eu ainda nutria por ele. Formou-se uma barreira quase impermeável entre nós dois. Tive que acumular este amor excedente dentro de mim mesma. E era como se estivesse armazenando uma substância tóxica. Meu amor me corroeu. Lastimou minha alma até destruí-la. Não poderia mais continuar vivendo com aquela alma lacerada. Acidez que destruía meu corpo, apertava meu coração, envenenava minhas veias, inibia meus sentidos, sufocava-me.
_ Era um amor doentio, não era?
_ Amor que se transformou em ódio.
_ Talvez sua história fosse outra se você tivesse tentado compreendê-lo um pouco.
_ Compreender? Compreender sua incompreensão?
_ O problema é que nenhum casal se conhece completamente. Ele certamente tinha uma outra visão sobre o amor. Visão esta que você não compreendia.
_ Você está dizendo que sou egoísta?
_ Não. Estou dizendo que você FOI egoísta. É diferente.Todos nós o somos em determinadas
circunstâncias.
_ Eu queria amá-lo, entregar-me a ele por inteiro, como no início do romance, e você diz que eu fui egoísta? Você não sabe de nada!
_ Não seja tão radical! Posso não saber de tudo sobre você, mas alguma coisa eu posso compreender, ou pelo menos ajudá-la a compreender. O ser humano é marcado pela incompletude. Seu maior problema foi não saber aceitar, ou, ao menos, conviver com isso.
_ Passei a ter ciúmes dele. Tudo era motivo para desconfiança. Até que um dia ele ameaçou sair de casa. Eu me humilhei. Implorei para que ele ficasse. Ele partiu. Foi então que meu amor por ele transformou-se em ódio.(Pausa, silênciodoloroso)Um ódio fatal...
_ Você o matou?!
_ Agora você entende porque nenhum outro homem pode me amar? É isso mesmo! Sou uma assassina, desequilibrada. Não posso me envolver com ninguém!
_ Calma! Nada disso tira sua capacidade de arrependimento e recuperação. Claro que você precisa reconhecer que errou! Mas quando você assumir isso conseguirá corrigir seus defeitos. E, então, será capaz de amar um homem como ninguém jamais amou.
Essas palavras tocam fundo no meu coração. Pela primeira vez descubro a verdade dentro de mim. Veio um misto de admiração e vergonha. Admiração por aquele homem extraordinariamente compreensivo e sábio. Vergonha de minha incompreensão e estupidez.
Como que adivinhando meu estado de espírito, ele levanta delicadamente meu rosto e sorri pra mim com seu olhar compreensivo. Descobro em seus olhos o brilho do amor que penetra meus poros e inunda minha alma, despertando meu coração. Leveza, liberdade para amar o homem à minha frente. É o que sinto neste momento.
_ Me perdoe. E obrigada por me ajudar a descobrir a verdade dentro de mim mesma. Sinto que algo de novo começa a brotar no fundo de minha alma.
_Eu te amo- Com essas três palavras ele me diz tudo: seu perdão e sua crença em minha mudança. E eu não preciso dizer o mesmo. Tudo em mim emana amor e paixão
Este momento é de extrema alegria. Olho ao meu redor. Tudo está mais belo. Os raios de sol aquecem as águas e douram a areia da praia. O céu está mais azul e as nuvens estào mais brancas. Fixo meu olhar nos olhos de meu companheiro. Mar e céu envolvem nossos corpos entrelaçados.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui