Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->O alerta do Patriarca de Constantinopla -- 11/09/2007 - 12:27 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobrevivência da humanidade está em perigo, adverte patriarca de Constantinopla

Na III Assembléia Ecumênica de Sibiu

SIBIU, segunda-feira, 10 de setembro de 2007

ZENIT.org

O patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, fez um chamado a uma melhor qualidade de vida, mediante o respeito ao meio ambiente, e à sustentabilidade como expressão da responsabilidade cristã para com a criação.

Sua exortação ressoou na III Assembléia Ecumênica que se celebrou de 4 a 9 de setembro, em Sibiu, Romênia.

«Estamos preocupados pela criação de Deus, que é objeto de exploração contínua e descarada, e geme – nosso planeta também está ameaçado – em espera de nossa redenção e proteção», disse o «primus inter pares» da Ortodoxia.

A questão da mudança climática é um tema que preocupa muito o patriarca ecumênico. Ele patrocina, com a contribuição da ONG «Religião, Ciência e Ambiente», o simpósio «Ártico: espelho de vida».

A reunião convocou na Groelândia, de 7 a 12 de setembro, reconhecidos especialistas para refletir sobre o futuro das maiores fontes hídricas do mundo. Seu objeto é difundir a consciência do aspecto ético da Ecologia, mediante uma sinergia ativa entre ciência e religião.

«Estamos preocupados pelo clima e outros condicionamentos ambientais; literalmente, estamos preocupados pelo ar e pelo oxigênio que o homem de hoje respira e que a futura geração, tememos, buscará em vão», acrescentou Bartolomeu I.

«Estamos, por último, preocupados pela simples sobrevivência da humanidade neste continente e em todo o planeta», concluiu.

Justamente a salvaguarda da Criação é um dos principais temas deste encontro e é objeto também de um foro específico nesta Assembléia, titulada «A luz de Cristo ilumina todos. Uma esperança para a renovação e a unidade na Europa».

A Carta Ecumênica, assinada em Estrasburgo em abril de 2001, na qual as Igrejas da Europa se comprometeram explicitamente a promover um estilo de vida sustentável, é um ponto de partida para conseguir a «coalizão de forças» necessária, com base ecumênica, visando este fim.

Desde a II Assembléia Ecumênica Européia, celebrada em Graz, Áustria, em 1997, os dois organismos organizadores deste evento, o Conselho das Conferências Episcopais Européias católicas (CCEE) e a Conferência das Igrejas Européias (KEK), envolveram-se com dinamismo em atividades ambientais.

A CCEE organizou depois uma série de consultas no âmbito europeu – envolvendo em primeiro lugar os representantes das Conferências Episcopais – sobre temas ambientais (1999-2004).

Em 1998, foi fundada a Rede Ambiental Cristã Européia (ECEN), que criou uma plataforma para um intercâmbio e uma cooperação aberta entre os delegados de cada Igreja para levar adiante o trabalho programado na área ambiental.

A Assembléia de Graz aderiu à proposta do Patriarca ecumênico de celebrar o dia 1º de setembro como Jornada da Criação. Nos últimos anos, várias igrejas introduziram um tempo dedicado à Criação, entre 1º de setembro e o segundo domingo de outubro.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui