Usina de Letras
Usina de Letras
230 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Zé Sem-Rumo, o mineirinho gago -- 29/12/2007 - 17:06 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Na década de setenta, Gedeon pagava a um moleque de uns 15 anos de idade, para abrir as incontáveis porteiras por onde teria que passar para cumprir a pauta de fiscalização de empréstimos feitos pelo Banco do Brasil.

As porteiras eram, muitas vezes, apenas colchetes feitos com alguns fios de arame entrelaçados em varas e amarrados em dois mourões eqüidistantes. O colchete é removido sempre que necessário para dar passagem ao gado, veículos ou caminhões.
Assim é o tráfego entre as fazendas. Mas quando a passagem era feita através de uma cancela, José, o menino, não sabia para que lado abrir e gritava: "Pra que lado Deeeon?" Isso lhe coube o apelido de Zé Sem-Rumo, porque também lhe pesava uma gagueira que o fazia perder rumo da prosa.

Naquele tempo, eu era um bobo fumante. Agora apenas um bobo. E então, já estava na calçada da rua para ir comprar cigarros no boteco, quando Gedeon se aproxima em seu jipe amarelo cor de abóbora e no lado do passageiro, Zé Sem-Rumo com o braço de fora, deixando o vento fazer uma varredura nas axilas fedorentas de dois dias sem banho.

Dei sinal, Gedeon parou.

- Você vai agora para a república?

- Vou, por quê?

- Porque gostaria que você mandasse Zé Sem-Rumo lá em Conceil, comprar um cigarro pra mim.

- Vai Zé, compra cigarro pra Piau e volta pra receber seu pagamento da semana.

- Aaaaooonde é pêuí?

- Lá em Conceil, comprar um maço de Hollywood

- Ummm maaaço de hooooooooo

- Pode deixar, Zé. Leve esse maço vazio e diga que quer um outro igual, mas cheio, porque este acabou.

Diga pra Conceil que mais tarde passo lá pra tomar uma cerveja e pagar tabmém o cigarro.

Zé Sem-Rumo saiu e demorou mais de uma hora para percorrer um quarteirão e meio.

- Comprou o cigarro Zé?

- Commmprei.

- Por que demorou tanto?

- Foooi purquê Con on ceil peerguntô prá queem era o ciiigarro, aí eudiche que é pá, éépápipi ééé pápiau. Eeeeele não sabia quem éeera, aí eu diche épapiau, epapiau que meeexe cumdeon. Piiiau é um raaapaz que meeexe cum Deon!


Nota do autor.
Mexer para o mineiro, pode significar também:
trabalhar com, ser colega de...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui