Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Clarissa e Larissa (Eliane Viana - Porto Velho) -- 08/01/2008 - 15:35 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Clarissa e Larissa







Linda, perfeita, singular. Era assim que ela se via, passava horas admirando-se em frente a um espelho e detestava quando alguém dizia que ela era muito narcisista. “Eu gosto do que sou, se você não pode ser assim também o problema é seu”, essa era a resposta que ela sempre dava aos que ousavam interrompê-la em sua admiração cotidiana, que lhe tomava aproximadamente duas horas todas as manhãs.

Chamava-se Clarissa, uma homenagem de sua mãe à protagonista do livro de Erico Veríssimo, um dos seus autores preferidos. Gostava de estudar e tinha muitos amigos, era popular por onde passava e sempre que via um espelho ou vidro era inevitável uma parada para mirar-se. Até que um dia viu um reflexo inesperado.

O que seria “aquilo”, ficou a imaginar, escondeu-se, observando de longe e depois foi correndo pra casa, escondeu-se no quarto e pensou no que iria fazer, não conseguia dormir. Ao amanhecer saiu calmamente, tinha planejado tudo nos mínimos detalhes, teria que vê-la novamente. Um misto de horror e fascínio a dominavam. Quando chegou ao mesmo a praça, local onde havia sido surpreendida ela não viu nada, mas sentou-se e esperou, calmamente.

Lá vinha novamente aquela figura que tanto a intrigou em sua direção. Era sua imagem e semelhança. Era como olhar-se no espelho. Sentiu-se atraída, depois de algum tempo aproximou-se assustando a moça. Tamanha semelhança fez com que as duas ficassem muito tempo observando cada detalhe uma da outra, sentaram-se para conversar. Descobriram que tinham opiniões e gostos completamente diferentes e que somente fisicamente eram parecidas, mas que a conversa era boa. Ficaram amigas.

Chamava-se Larissa, filha de analfabetos não sabia ao certo porque lhe fora dado aquele nome, mas ela gostava. Estudava num colégio próximo e ninguém a notava na escola, seu comportamento era arredio e para os professores era praticamente invisível. Seus pais eram funcionários de uma pensão perto dali e ela vinha todos os dias perambular pela praça para “sumir da vista dos patrões”, conforme dizia sua mãe. Como era tímida gostava do lugar e como era uma praça antiga estava quase sempre vazia, até o dia em que Clarissa começou a fazer-lhe companhia. As duas encontravam-se todos os dias e conversavam algum tempo.

Em casa os pais de Clarissa começaram a desconfiar as saídas constantes da filha todas as tardes ao que ela respondia a verdade, que ia encontrar-se com uma amiga, mas jamais dizia que amiga era.

Clarissa ouvia atentamente as histórias de Larissa e procurava ensinar-lhe muitas coisas. Um dia chegou até a levar pra ela uma roupa igual a sua e foi justamente nesse dia que tudo aconteceu.

Ela escolheu uma roupa simples, mas que aos olhos de Larissa parecia uma vestimenta de princesa. Clarissa então sugeriu que se vestissem igualmente e para isso foram a uma casa abandonada perto da praça. Entraram e logo encontraram um salão com um grande espelho.

Como se fosse um ritual as duas foram arrumando-se. Calmamente trocaram de roupa e arrumaram o cabelo de forma exatamente de forma similar. Um simples gloss era a maquiagem que usavam e o resultado foi impressionante, ao olharem-se no espelho foram surpreendidas pelo reflexo. Era como se fossem uma única pessoa com cópias em série. Ficaram assim por uns dez minutos.

Uma risada de Larissa despertou as duas para a realidade. Clarissa riu também, colocou a mochila nas costas e sugeriu a amiga que fizessem uma expedição na casa, já que estavam ali mesmo. Passearam pelos corredores e viram alguns ratos correndo, conversaram bastante e Larissa sempre a frente.

Quando chegaram a um pátio perto do jardim, Clarissa retirou de sua mochila um pequeno punhal e o escondeu segurando atrás das costas...



autor: Eliane Viana • Porto Velho (RO) • 7/12/2007


fonte: http://www.overmundo.com.br/banco/conto-singularidade



Pergunto: Se cada um é um ser diferente do outro, mesmo que haja muita semelhança na aparência, para que se preocupar com o outro? Afinal, o título real do conto é Singularidade.

Heleida
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui