Usina de Letras
Usina de Letras
274 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->FRANCISCO MUNIZ TAVARES- Herói Pernambucano-2 -- 07/04/2005 - 07:46 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PERNAMBUCANOS QUE NÃO DEVEM SER ESQUECIDOS-2
Por Wilson Vilar Sampaio
Por Wilson Vilar Sampaio.



MONSENHOR FRANCISCO MUNIZ TAVARES:
Pernambucano nascido em 1793, no bairro de Santo António do Recife, era filho legítimo de João Muniz Tavares e Rita Sales de Mendonça.
Desde cedo foi destinado à vida eclesiástica e no dia 02 de abril de 1808 recebeu habilitação para admissão nas ordens menores.
Porém, não foi como sacerdote que iria passar para a história e sim como revolucionário, pois quando exercia o cargo de capelão no hospital Paraíso, local onde funcionava uma "Academia Maçónica " e reunia os conspiradores políticos de 1817, aderindo à causa revolucionária e sendo iniciado na Arte Real.

No dia 6 de março de 1817, o padre Muniz Tavares estava entre os que gritavam e lutavam pela liberdade, naquela infrutífera conspiração que, embora destinada ao insucesso, foi o gérmen dos anseios libertários que fizeram com que Pernambuco fosse temido pelo déspotas e conhecido pelo Brasil afora como " O Leão do Norte " .

Em 1821, convocada as córtes constituintes em Lisboa e devendo Pernambuco enviar sete deputados, o Maçom Muniz Tavares foi um daqueles escolhido pelo povo de Pernambuco, a pugnar pelos direitos do Brasil.

Muniz Tavares foi novamente eleito deputado na Assembléia Constituinte do Brasil, ficando no cargo até 12 de novembro de 1823, quando o Imperador D. Pedro I, num ato de força, dissolve a Assembléia.

Volta Muniz Tavares ao seu estado- Pernambuco - atravessando períodos de revoltas(sem delas mais participar) e assumindo vários cargos de relevància em Pernambuco e no exterior (em Roma).

Escreveu o livro " A História da Revolução de Pernambuco de 1817" , um clássico para quem quer estudar a história de Pernambuco e foi ainda Presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, fundado em 28 de janeiro de 1862, cargo que ocupou desde setembro do mesmo ano até poucos dias antes de sua morte, em 23 de outubro de 1876.

Um auspicioso detalhe, Francisco Muniz Tavares nasceu no dia 16 de fevereiro de 1793, sendo hoje, portanto, o seu aniversário de 212 anos de nascimento.

Recife(PE), 16 de fevereiro de 2003.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui