Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O PAI DO DESEMPREGO -- 19/11/2002 - 17:18 (Jeovah de Moura Nunes - 1) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ja´ tivemos muitos "pais da patria", mas nunca um pai do desemprego. Esta e´ a pecha que FHC vai levar para sua casa, ou sua fazenda em Buritis, ou seu sitio proximo `a capital paulista, quando entregar a faixa presidencial. E provavelmente sob imensa vaia. Nem tao sonora, mas silenciosa por todo o Brasil. Triste fim de um politico, estadista, tribuno de mancheia e respresentante ilustre de um povo, que apesar de simples, tem muita sabedoria para discernir a marca registrada de um homem: o desemprego.



Muitos dos seus defensores avisam: o desemprego e´ mundial. E´ verdade. A globalizaçao trouxe esse vendaval do "nao ter o que fazer" em todos os lugares do mundo. Porem, uma coisa e´ estar desempregado no Brasil, outro coisa e´ estar "desempregado" na Europa, por exemplo.

Enquanto aqui temos seis meses de seguro desemprego, ganhando uma merreca e enfrentando uma inflaçao branca, la´ o trabalhador desempregado ganha muito bem e tem um seguro desemprego de um ano. Podendo, em alguns paises, ser renovado o seguro por mais alguns meses, caso o segurado prove nao ter conseguido um emprego, embora o tenha procurado.



Aqui no Brasil, a sensaçao que se tem e´ a de que os mandatarios parecem ficar satisfeitos diante da massa de desempregados. Nada fizeram para aliviar as agruras da populaçao. Ao contrario, contabilizam migalhas, a semelhança das raçoes que vamos atirando aos animais de nossa propriedade.



Nao se aumentam os salarios, simplesmente pelo excesso de egoismo, porque pelos atos e fatos ja´ provaram que o dinheiro publico pertence a eles e nao ao publico. Tanto e´ que, logo o povo flagra os gastos inuteis e absurdos, a ajuda aos banqueiros, o financiamento das inumeras falcatruas, alem do sustento das familias deles atraves do nepotismo.



Todavia, a puniçao pelo sofrimento do povo nao falha. Sempre vira´. Foi assim com o juiz pretoriano Lucius Antonius Rufus Apius, o popular "Larapius"; esta´ sendo assim com o juiz Nicolau "Lalau" e vai ser assim com o FHC, alcunhado de "O Pai do Desemprego".



Cada um deles ira´ carregar o seu defeito maior, em forma de vulgarizaçao marcada para sempre. O que vem da sabedoria do povo e´ irreversivel.



Lula que se cuide! E os cuidados do Lula devem ser redobrados porque o povo o elegeu, carregado de esperanças. E o pior acontecimento desta vida e´ uma esperança decepcionada. O FHC esta´ ate´ certo ponto feliz, porque conseguiu sobreviver ao pessimo governo que praticou. Isto porque estamos no Brasil. O povo e´ bom. E´ pacifico. Se fosse numa Alemanha, ou numa Venezuela certamente que o povo jamais suportaria oito anos de miseria. Mas, o FHC vai cair numa puniçao terrivel: a morte pelo ostracismo. Ninguem no Brasil vai querer ouvir falar dele. Somente a historia tera´ de engulir sua mesquinha biografia. Mesmo hoje, saindo do poder, nos nao suportamos mais ve-lo falar, falar e falar sem nada dizer, como um papagaio, ou um disco enroscado.



Mas, podemos unissono gritar junto com o PT de Lula: FORA FHC!





(Jeovah de Moura Nunes)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui