Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Transito em Transe -- 20/11/2002 - 11:16 (lione vieira queiroga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TRÂNSITO EM TRANSE, NOSSA AULA DIÁRIA.



Desde que o homem re-descobriu a roda, ela passou a ser sua indispensável ferramenta, garantindo sua sobrevivência.



Sem a existência do atrito, não se consegue andar sequer um passo. Por isso é necessário fazer com que o atrito seja corretamente utilizado para o bem estar da humanidade e a roda é um meio eficiente de resolver essa questão. Imagine-se um cavaleiro em seu cavalo, andando sobre o gelo liso, com pouco atrito. Acidente. Cavalar.



A partir dos recursos e da inteligência disponíveis no ser humano, variedades de veículos movidos à tração humana, animal e até transcendental foram sendo desenvolvidos, culminando com a invenção do automóvel, popularizado por Henrique Ford. Com isso, o conforto e a rapidez no transporte de pessoas e cargas passaram a ser acessados por um crescente número de condutores.



Tudo porém neste Universo tem seu preço, tem sua contra-partida: os acidentes aumentaram.



O corpo humano, feito para se locomover, em média, a três quilômetros por hora, passou a ser transportado vinte, quarenta vezes mais rápido, por via terrestre e trezentas vezes mais por via aérea.



O veículo, há séculos, passou a ser um complemento essencial do ser humano, uma extensão de seu corpo.



"Se eu ando, tenho que ver metros à minha frente senão eu bato. Se eu dirijo, tenho que ver quarteirões à minha frente senão eu bato. Se eu piloto um avião, tenho que ver milhas à minha frente, senão eu bato. Se estou pilotando um jato e vejo um obstáculo a 500 metros a minha frente, já bati." Isso é ANTECIPAÇÃO.



Conhecemos, pela prática, a necessidade de MANTER DISTÂNCIA. Isso mesmo. Das melhores técnicas de dirigir na cidade ou na estrada, MANTER DISTÂNCIA é fundamental para garantir a necessária ANTECIPAÇÃO, e ficar SEMPRE A FAVOR DO TEMPO, e distante de acidentes.



Carretas, caminhões, ônibus costumam (ainda) mostrar claramente esse aviso: POR FAVOR, MANTER DISTÂNCIA.



Veículos menores não ostentam esse importante aviso. Talvez por ser ÓBVIO DEMAIS.



O óbvio, entretanto, com raras exceções, só é óbvio para a mente preparada.



Aquele que anda "colado" ao veículo da frente, está literalmente entregando seu pescoço aos cuidados do outro motorista. Um movimento brusco desse, e já bateu. E quem bate por trás, você sabe, está errado. Vai ter que esperar muito mais, além de pagar os prejuízos no curto, médio ou longo prazo.



Pressa no trânsito? Fujamos dela. "Quanto mais te apresses, maior a chance de topar com preces, no hospital ou na capela, com direito a vela não automotiva!"



A cada dia que passa, o desafio aumenta: mais veículos concorrem com menos espaço. Portanto, pode até faltar espaço. Tempo não falta! Espere. Paciência. A vida é exata! Nós influenciamos as circunstâncias, mas acontece exatamente o que tem que acontecer. Já notou? E sem direito a "replay"...



Maior a velocidade, muito maior a chance de acidentes.



Dirigindo mais velozmente, não significa necessariamente chegar mais rápido ao destino desejado, mas certamente aumentar as chances de atingir, mais cedo, um destino não almejado: oficina mecânica para os veículos, UTI para os condutores, ou um estacionamento mais prolongado no campo santo, até que a Natureza - com sua paciência de Mãe - nos consiga um novo corpinho, para a alma se vestir e recomeçar tudo de novo, geralmente em circunstâncias mais desafiadoras... Independentemente de sua crença ou de esquecimento... Você lembra de ter sido consultado para renascer? Não, certo?



É preciso muito mais que força de vontade para substituir hábitos negativos por positivos. Tal qual um guarda roupa cheio, temos que tirar algumas peças velhas para colocar roupas novas... É necessário alguma mudança na estrutura psicológica. Algo como passar as marchas. De tanto repetir corretamente, transformou-se num hábito, no qual não é mais necessário prestar total atenção. Fica no automático a certeza de realizar o movimento certo no instante correto. Isso é bom hábito. Inconsciente.



O segredo principal é FICAR SEMPRE A FAVOR DO TEMPO. Levantar mais cedo, dirigir devagar e, com segurança, chegar ao destino desejado.



A vida é inédita. Cada instante é sagrado. O passado já passou e o futuro ainda não chegou! IMPORTANTE PRESTAR A MÁXIMA ATENÇÃO AO MOMENTO PRESENTE. É nesse instante que podemos agir corretamente. Nem antes, nem depois, mas no AQUI E AGORA! Se somos, em essência, eternos, para que a pressa?



Aquém disso, é muito comum ao motorista consciente alinhar a direção do veículo, de tempos em tempos.



Nada mais correto, útil e necessário que alinhar a direção do motorista tambem, com regularidade.



Para isso, eis algumas sugestões que poderão ser úteis para a sua segurança no trânsito, se transformadas em atos (e com a repetição, em hábitos transformadores do caráter):



1. Todo dia ao entrar no veículo investir, pelo menos, um minuto para orar, rezar, pedir a Deus proteção - não somente para você, mas para todos. Se estiver ateu, pedir proteção para a Mamãe Natureza, a senhora das circunstâncias, raínha do que está acontecendo, aquela que está no comando de tudo o que ocorre... Quem o fizer, vai descobrir a diferença ente coincidências e "coincibênçãos"...



2. Levantar cedo, dirigir devagar, e chegar ao destino com segurança.



3. Ficar sempre a favor do tempo. Pode não ter espaço suficiente, mas tempo sempre tem. Depende também de você. Cuidar do ANTES.



4. Manter "distânsia". Isso mesmo: distância da ânsia. Da ansiedade de chegar, a qualquer custo. De que adianta irritar-se (e a outros condutores) costurando, cortando, para ser o "pole position" de semáforo? ou de engarrafamento? não parece desvantagem? Além disso, quem, no trânsito, muito "costura" - se der sorte - na UTI, vai parar na sutura, se não, na sepultura! Para voltar depois. Catar os cacos. Ressarcir prejuízos, podendo voltar piloto de cadeira de rodas, desde o berço! Mamãe natureza não importa se você acredita ou não. Ela, bondosa Mãe, nos ensina - só o tempo todo - as lições da contínua paciência. Quanto tempo o corpo que usamos levou para ser formado? É comum a ansiedade, a imprudência, a pressa no trânsito, para chegar em casa e parar de pensar na frente de uma tela! A televisão pode esperar.



5. É mais fácil treinar a paciência para esperar alguns segundos, minutos, horas no trânsito do que dias, semanas, meses, anos, aguardando conserto do veículo ou do corpo nos hospitais...



6. Manter distância do veículo da frente. Qual distância? Parado, meio "vei". "Vei" é o comprimento do "vei"-ículo que você conduz. Em movimento, é só ler nas placas ou no velocímetro - exemplo: a 50 km/h manter, no mínimo, distância de 50 metros. (essa é a distância média entre dois postes). A 60 km/h, manter 60 metros de distância, A 80 km/h, 80 metros. Nas estradas, a 100km/h, manter 100 metros. Distâncias inferiores, riscos superiores.



7. Nunca forçar algum condutor a sair de sua faixa. É a sua lição de paciência diária. Se acontece contigo é porque você precisa dela. Não vale a pena: se forçar por aproximação perigosa, você está colocando seu pescoço sob controle do motorista da frente: um movimento brusco do veículo frontal e você já bateu, ou desviou para um poste! Se buzinar ou piscar farol acontece a mesma coisa quanto piscam o farol ou buzinam para você: depende de seu humor. Geralmente você freia. "Também pago impostos! E estou obedecendo a velocidade regulamentar!" Você pode até pensar... Mas o segredo é aguardar a oportunidade segura e ultrapassar suavemente, sem estragar o seu próprio humor. Tem muito motorista novo praticando por aí. Você foi, é ou será um!



8. Nunca obstruir o trânsito! Se a faixa para veículos mais lentos está livre, vá para ela. Deixe que os outros sigam em paz. Aprenderão a respeitarem-se no momento próprio! De repente aquele veículo que lhe pisca o farol ou lhe força pode estar sendo conduzido por alguém levando um ferido a um hospital, ou até pode ser um foragido armado tentando escapar e você não vai querer encarar, não é? Quem está a favor do tempo tem maiores chances de sucesso.



9. Sinalizar corretamente à máxima extensão possível os movimentos do veículo que conduz. Use o pisca-pisca, não apenas no natal, mas sempre que for mudar sua direção. Senão você passa a ser responsável pela decisão tomada por outro condutor. E você sabe, não adianta ter razão: consertar os veículos sempre demora, custa caro, atrapalha a rotina, mesmo que você venha a ser ressarcido após longos meses de espera da Justiça. Não é vantagem.



10. Se estiver de mal humor não dirigir. É complicação na certa. Tente parar num lugar seguro e sossegado, e prestar atenção na própria respiração por, pelo menos, um minuto. Isso lhe garantirá calma.



11. Se beber bebida "all-cólica", não dirigir. Se dirigir, não beber. Mesmo uma skolzinha... Mamãe Natureza sempre corrige mas manda aviso antes... exemplo: skol <> loks the brain (loks the brain = trava o cérebro!). Já notou que a latinha de cerveja tem a forma de um cartucho? O "chumbo" nesse caso, é líquido!!!



12. "Eu paro na faixa!"... "Eu paro antes da faixa"... "Faixa, que faixa?" Talvez já tenhas visto esses adesivos antes. Eis uma simpatia que funciona mesmo: "eu vejo a faixa". Se você sempre observar a faixa no asfalto, dificilmente vai ver faixas envolvendo seu corpo...



13. Nos cruzamentos em "y", estando o trânsito lento ou parado, sempre que possível, é obrigação do veículo da preferencial permitir espontaneamente que pelo menos um veículo da marginal acesse a via preferencial, para evitar colapso do trânsito. Mesmo assim, não custa nada pedir passagem, com um sorriso!



14. Ao parar nos semáforos, sinais, faróis, parar mesmo! Se preciso, ponto morto e freio de mão. Melhor que distressar e ficar gastando embreagem a-tôa! Em um segundo você pode retornar o veículo ao movimento. Ficar andando, acelerando e pressionado a saída é coisa de Fórmula-1. Gera nervosismo! A lacuna deixada na F-1 por Sena ainda não foi preenchida. Lá rola a competição. No dia-a-dia das estradas e cidades deveria rolar a cooperação, a camaradagem. Apesar das "aulas de trânsito" ainda ensinadas diariamente pela TV.



15. Ao estacionar nunca deixar seu veículo fechando a saída de algum outro veículo para ganhar mais tarde aquela vaga. Afinal você estará fechando a si mesmo. A vida é implacável. O registro sempre fica em sua mente: não é correto! não é correto! Não custa nada andar cem, duzentos metros a mais, mesmo sob guarda-chuva, valorizando nosso veículo locomotor natural: as pernas. Mamãe Natureza não tem pressa...



16. Quem não obstrui o trânsito (em movimento ou estacionado) terá sempre maiores chances de encontrar trânsito livre em seus caminhos. O trânsito quase sempre reflete aquilo que lhe imprimimos. Suavidade e paz. Dependemos dele para viver!



17. O trânsito sempre reflete o nosso estado de humor. Se estamos tensos, o trânsito estará tenso, se estamos calmos, o trânsito estará calmo. Pode fazer a experiência e convencer-se disso. Mas essa percepção não é da noite para o dia...



18. Se você anda somente de farolete, ou de faróis de neblina (sem neblina) ou mesmo de farol apagado, de noite, para se fazer notado ou fugir às câmeras, meus pêsames! É de sua responsabilidade desviar-se daqueles que não te conseguem enxergar a tempo! Triplique a atenção, e busque não conduzir perigosamente: tem muito condutor com exame de vista vencido! Sem saber!



19. Nunca tente "ensinar" aos outros no trânsito sem que lhe peçam. Na verdade os outros é que são os nossos mestres. As circunstâncias no trânsito (ou fora dele) são montadas pela Mamãe Natureza, com flagrante exatidão, para cada condutor, com sua participação consciente ou não. Não existe acaso! Aquele cenário é exatamente para você no aqui e agora!



20. Ao viajar de férias, programar hospedagem, as paradas e os pontos turísticos a visitar com antecedência. Se falhar ao programar está programando falhar ao viajar.



21. Procurar dirigir no mesmo ritmo. Não tenha pressa, mas não desperdice tempo.



22. Respeitar (mesmo) a sinalização das estradas é ainda a melhor maneira de chegar inteiro ao destino. Melhor aguardar alguns segundos a mais cheirando fumaça de caminhão que cheirar formol nas enfermarias. Na dúvida, nunca ultrapasse. E quando for ultrapassar espere que o veículo que vem em sentido contrário cruzar seu veículo antes de "embicar". Forçou, dançou. A curto, médio ou longo prazo. Você é o fiscal de você!



23. Se na estrada, a pressão e o nervosismo dos outros aumentam, vá com segurança para o acostamento, pare por alguns minutos e deixe o pelotão passar... Não se arrisque: Acidentes só ocorrem com os outros. Para o motorista que vem, por exemplo, você é o outro! Portanto, cautela e caldo de galinha, só fazem mal à penosa!



24. Nunca ultrapasse em pontes! Nem em lombadas. Os sinais horizontais foram ali postos por especialistas que conhecem o local muito mais que você! Além disso, árvores e mato crescem e modificam para pior a visibilidade.



25. Manter os documentos em ordem significa tranqüilidade e paz na viagem.



26. Procurar manter o veículo sempre em boas condições. Cada defeito deve ser reparado o quanto antes. Os acidentes não acontecem assim de repente. Demoraram meses, anos para se formarem a partir do acúmulo de pendências pessoais, mecânicas, ou civis. Pifou, tratar de consertar logo! Tentar manter o veículo o mais possível de acordo com a fabricação original. De que adianta rebaixar, fantasiar o veículo se, em movimento, apenas os outros vão ver? Compensa mesmo?



27. Em viagens longas, habituar a parar e descansar, no máximo, após dirigir duas horas.



28. Nunca dirija contra o relógio. Você já perdeu! "Competição" ou é nos autódromos ou nos fóruns da Justiça.



29. Após as refeições, aguardar no mínimo 15 minutos antes de dirigir. A circulação do sangue está voltada para a digestão...



30. Nunca viaje cansado. Deixe para mais tarde ou passe o veículo para outro motorista. Se não, pode "descansar" a carcaça eternamente.



31. Se estiver "pescando" ao volante, encoste. Você já está dormindo, mas ainda não sabe. Senão o sono será eterno para seu corpo...



32. Evite dormir no acostamento. Provoca pesadelos reais. Preferir hotéis ou postos policiais. Sai muito mais em conta que qualquer "cena de filme"...



33. Respeitar os limites de velocidade. Pista boa não é para correr, pista ruim não é para arriscar. Você é o seu fiscal mais intransigente do universo! Respeitando as leis do trânsito você está poupando preciosos créditos junto a mamãe natureza. Quando eles forem necessários para te salvar de algum acidente, com certeza, aparecerão no instante exato!



34. Usar o som do veículo em volume baixo e confortável. O ouvido é o melhor vigilante do corpo. É fundamental ouvir os sons ambientais e humanos quando em trânsito para poder fugir a acidentes a tempo. E ser sempre positivo: numa empoeirada curva em estrada de chão, um motorista ouviu de outra, que vinha em sentido contrário: porco! Irou-se e acidentou-se com vários porcos fugitivos duma fazenda, ao tentar retornar...



35. Se puder utilizar os faróis baixos quando em trânsito, melhor para que os outros condutores o vejam. Mesmo durante o dia. Principalmente em estradas. O veículo deve possuir alarme para lembrar de desligar os faróis quando parar.



36. Evitar "cantar" pneus, ou forçar o veículo desnecessariamente. Quando o veículo "canta" , o condutor já "dançou" ou está prestes a "dançar". Dirigir suavemente, e o veículo será muito mais útil, mesmo não sendo de sua propriedade.



37. Respeitar o pedestre é respeitar a si mesmo. O pedestre é um motorista andando a pé. É você caminhando. Portanto, ser suave consigo mesmo, eis a conduta correta!



38. Cinto de segurança: Usar sempre quando em movimento, mas à semelhança de aviões o cinto deve ser colocado com o veículo parado. Simpatias: "Usando o cinto, você provavelmente não precisará dele." "Use sempre o cinto, senão... Sinto muito!"



39. Celular: para conservar suas células e a de outros seres em ordem, evitar de dividir a atenção com o celular, enquanto dirige. Que seu co-piloto atenda-o. O co-piloto pode ser o anjo da guarda! Cada instante é um novo momento. Em emergências, parar o veículo em local seguro antes de atender ao chamado. Caso contrário, pode ser o chamado daquela senhora magérrima de cetim preto! Só o Creador consegue estar atento a TODAS as circunstâncias. Eu e você ainda não!



40. Cigarro: muitos grandes acidentes foram provocados na tentativa de evitar pequenos acidentes, por exemplo, cinza quente no beiço, por causa do vento, ou brasa do cigarro aceso caída na roupa ou no banco. Cigarro rima com carro, mas não com segurança. Se ainda dependes desse andaime, melhor parar num local seguro e dar vitamina C para o pulmão... senão...



Obs.: Este texto é livre, podendo ser utilizado mesmo sem citar a fonte, a menos que esteja contra as normas da Usina. Nesse contexto... consultar antes. Que todos sejam felizes.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui