Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fedor intelectual -- 20/11/2002 - 16:37 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os alunos da Universidade Federal de Rondônia, campus de Porto Velho, são felizes.

Sem necessidade de conhecer a realidade brasileira, longe dos bancos, deixam que ela entre pela janela, pelos tubos do sistema de ar condicionado e pelas velhas telas protetoras todos os dias o aroma inconfundível do lixão da Vila Princesa.

A Vila Princesa é um reduto de um amontoado de cidadãos sem cidadania, que agora já tem uma escola pública e um boteco para sobreviver, juntando os restos de plástico e metal dos monturos de lixo que Porto Velho despreza.

A Vila Princesa, vizinha da intelectualidade pública, fornece aos alunos das ciências humanas material farto para estudos.

Na sociologia da miséria e na antropologia da fome, os historiadores traçam suas letras e filosofam.

Os biólogos de nariz torcido insistem que os enfermos da enfermagem analisem os aspectos psicológicos da alopatia aplicada pelos estudantes de medicina.

No rol das estatísticas os matemáticos buscam informações que possam jogar nos computadores.

São os dados podres que a massa de ar traz todos os dias, lembrando que a miséria é um componente da natureza humana.

O lixão da Vila Princesa integra a sociedade verdadeira com a sociedade intelectual.

O mau cheiro da Vila Princesa exorciza os malefícios de uma sociedade organizada nas idéias e incapaz de se organizar na prática sanitária.

Vila Princesa é escola e calvário. Na prática, uniu a Unir aos miseráveis do lixão.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui