Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pedros & Osvaldos ! -- 21/11/2002 - 00:36 (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA/Alcir J.T. de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pedros & Osvaldos !







O ser humano, é realmente um amontoado de surpresas e incoerências, em seu geral, ele ou ela compõem um universo intrínseco e escuro; onde trafegam como astros e cometas, toda a sorte de comportamentos, conceitos, traumas, medos, psiques, valores, ausências, códigos genéticos, hereditariedades, distúrbios e toda a gama de influências externas, que dão ao cérebro até então vazio sua forma definitiva e que irá pautar e dirigir as vidas que se formam a partir deste “big bang” original.

Se somos o produto maior de uma soma improvável, entre coerência e incoerência entre sanidade e loucura, entre mentiras e verdades,amores e ódios, os resultados, são como os fatores, improváveis e imprevisíveis, mesmo quando tudo corre bem e as coisas seguem um curso dito normal;sempre persiste o risco e a possibilidade de tudo ir mal; assim, resolvi analisar um seqüestro ocorrido a 16 anos, de um infante chamado Pedro, seqüestrado na maternidade dos braços de sua mãe biológica, que agora após todo este tempo, ressurge na forma de um adolescente que faz questão de ser chamado de Osvaldo e suas conseqüências em seu futuro de qualquer que seja o nome pelo qual ele opte.

O seqüestro de uma criança, principalmente o de um recém nascido ainda na maternidade, tirado covardemente dos braços de sua mãe, seja com que intuito, ou motivação, em minha opinião trata-se de crime hediondo, que jamais deveria prescrever e sem duvida deveria sujeitar seu autor ou autores, as penas mais duras de reclusão, sem direito a liberdades beneplácidas de qualquer tipo ou forma, devido a natureza lesiva e irrecuperável do crime em questão; jamais alguém poderá devolver aos pais biológicos da criança em questão, todos os dias e todas as emoções a eles inerentes no que trata o desenvolver de um recém nascido e sua transformação em um adulto :

_ A primeira amamentação,(em ausênciando-se o aleitamento materno, fica a criança sujeita a contrair doenças e a retardar o desenvolvimento pleno tanto emocional, quanto físico)o primeiro banho, as primeiras roupinhas, compradas com amor e sacrifícios, os primeiros carinhos, a primeira engatinhada, o primeiro passo,o primeiro machucado, a primeira silaba, a primeira palavra,o primeiro dia de aula, e todas as gracinhas, as alegrias e também as tristezas, que fazem parte do relacionamento entre humanos nesta irrecuperável fase de encontros aprendizados e desenvolvimentos oriundos, da relação afetiva que ai começa e que moldará os destinos de cada um nela envolvido.

Neste caso especificamente, sem levar em consideração, as vidas que foram alteradas,( e acreditem; o foram) da parte do companheiro da autora, de suas filhas e de sua ex mulher; Quero ater-me exclusivamente as três vidas que foram iniciadas com o nascimento do primogênito, que recebeu o nome de Pedro e todos os planos, que certamente fizeram, ao ver aquela pequena e indefesa vida,frágil em todos os aspectos e completamente a mercê da maldade e da ignomínia inerentes a espécie humana, sonhos e promessas que em um segundo foram violenta e covardemente interrompidas, com o cruel seqüestro e que agora culminou com o aparecimento de Osvaldo e sua mãe criminosa . Osvaldo, alter ego de Pedro, não pode ser culpado por sua insensibilidade para com os pais biológicos, devido ao fato, de toda a sua vida ter desabado, como parte da gigantesca mentira que descobriu ser a história de sua curta existência; caso já soubesse de tudo, mesmo assim nada pode ser-lhe cobrado,pois muito certamente estar acometido da Síndrome de Luxemburgo,síndrome esta, que leva a vitima a apiedar-se e a compactuar com seus algozes,como aconteceu com a milionária Patrícia Hearst e o Exercito Simbiones de Libertação(SLA) e Patrícia Abravanel, em um recente caso no Brasil, que culminou, com o assassinato do principal seqüestrador, ( parece que a Síndrome de Luxemburgo, não atinge a todos) O jovem, seja qual for o nome que escolha, teve o maior prejuízo em toda esta trágica história, sem querer minimizar o dano causado em seus pais verdadeiros que ficaram por dezesseis anos sem saber do paradeiro ou sequer se ainda estaria vivo aquele por quem esperaram ansiosamente por nove meses de gestação, porem, para ele alem da superação dos traumas causados , ainda terá de formar uma nova identidade e uma nova relação de afeto com pessoas, que para ela são completos estranhos, incluso ai também o PEDRO, pessoa, que ele não conhece, e contra quem, já tem o fato de ter sido o causador de todos os problemas por que passa o Osvaldo.

E assim, mais um se vai no turbilhão de contradições,que formam as relações humanas, carregado para um futuro que não era e nem será seu, enquanto não descobrir em si mesmo, quem ele realmente é, quem ele poderia ser e principalmente, quem ele realmente quer ser; quando e se isto acontecer,finalmente terá ele revelado o mistério de sua existência e a verdadeira e mais importante descoberta de toda a sua vida: _ A de que não precisa de um nome para saber quem é, e sim para dizer a todos a que veio, pois como ser humano, se conseguir superar todo este principio deturpado e incoerente de sua vida e transformar-se em um homem de bem, justo e honrado, será uma vitória, a ser saboreada por todos os que o amam independente de qual seja o nome por ele escolhido.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui