Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->FHC e os cinco dedos -- 02/01/2000 - 18:24 (Vera Lucia Soares da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FHC tem cinco dedos em cada mão, afinal ele também é gente! O complicado é que ele vem dizendo nestes longos anos que seu governo tem cinco dedos. Como aqui no Brasil a gente só usa aquele que aponta, fica complicado entender o que está em primeiro lugar nos cinco dedos do governo?
Tentei descobrir e, heureca, acho que consegui!
Até agora, parece que o primeiro-primeiro lugar pertence ao indicador de riqueza: da riqueza dos outros, é claro - deles. Com ele a elite nos aponta o dedo como aos cachorros. Tomara que nasça uma verruga na ponta do dedo deles.
Em segundo-primeiro lugar está o medi(o)ador entre nós, o povo, e a elite. Não gosto muito de apontar este dedo. A mamãe dizia que é feio, mas, quando o Bresser nos disse que a famosa reforma administrativa era boa porque um professor da UnB descobriu que seus aprovadores eram a elite e os alto-funcionários públicos, fiquei cabreira. Desconfio que nos deram um dedo médio, sem nenhum pudor, pois não?
O terceiro-primeiro lugar deve ser do anelar o sumiço da oposição. Democracia exige o conviver-aceitar as diferenças e há tanta coisa para controlar no governo, que não sobra tempo para ficar ouvindo as massas. Afinal, não queremos todos o desenvolvimento do país? Oposição, para quê? Democracia dá mesmo muito trabalho!
O quarto-primeiro lugar deve corresponder ao mínimo: o mínimo salário possível para ninguém acusar tão ilustre presidente de usar o seu povo como escravo. FHC fica bastante tranquilo quanto a este dedo, porque ninguém recebe salário mínimo, nem as empregadas dele. É só um artifício para não onerar a previdência. Os aposentados sempre têm filhos para completar as despesas, não é? E quem não tem filhos, pode voltar a trabalhar. A previdência é generosa e faz vista grossa para isto.
E, por último, o quinto-primeiro lugar foi reservado ao pequeno polegar, tão pequeno quanto o ideal de democracia do seu dono. Só serve mesmo como chupeta para espantar a solidão da noite. Ou, quem sabe, para esmagar quem insiste em sugar a paciência do presidente.
Eis resolvido o mistério dos cinco dedos. Tão simples e tão complexo, porque cabeça de sociólogo-presidente é coisa muito difícil de entender, ainda mais para um bando de caipiras sem terra que nem nós, né mermo?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui