Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62288 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Movimento Paulo-Brasil -- 07/10/2003 - 16:52 (Paulo Eduardo Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lembram do modernismo? Dizem por aí que os caras queriam "... arejar o quadro mental de nossa "intelligentsia", queriam pôr fim ao ranço beletrista, à postura verborrágica e à mania de falar difícil e não dizer nada." Isso, que eles queriam lá em 1922, ainda se aplica com relação à "ignorantsia" daqui da usina.
Só que o modernismo tinha lá suas diferenças, tanto de ordem política e ideológica, quanto estética. O movimento apresentava duas correntes, uma conservadora e totalitária, e outra mais crítica e dissonante, interessada em demolir os mitos ufanistas, em escrever em uma linguagem moderna, coloquial, aproveitando o arsenal estilístico e estético das inovações das vanguardas européias (futurismo, dadaísmo, expressionismo, surrealismo).
A corrente de Oswald de Andradade se delineia em 1924, com a publicação de seu Manifesto Pau-Brasil. A ela opõem-se os Verde-amarelistas, conservadores, xenófobos. Com a politização do modernismo, o Verde-amarelismo transforma-se em Anta, e o Pau-Brasil deságua no movimento antropofágico, posteriormente retomado nos anos 60, principalmente pelas músicas tropicalistas.
Hoje, todos podem regojizar-se, pois inspirado em tudo isso, não numas porcariazinhas de umas cabecinhas bobinhas, surge o MOVIMENTO PAULO-BRASIL, que com um pé no dadaísmo e na linguagem dos fanzines prega uma revolução literária.
O negócio é o seguinte: cada um escreve como quiser, independentemente de fazer sentido ou não.
Palavrões são sempre bem vindos, devendo ser utilizados sempre que aprouver. Regra básica: o importante é falar, quem vai achar o sentido é o interlocutor mesmo...
À partir de agora, tudo é uma festa!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui