Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->OS ET`s BRASILEIROS -- 02/04/2004 - 09:16 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

OS ET`s BRASILEIROS

Tendo em vista a reportagem televisiva acerca da autopsia realizada num suposto ET, que teve a infelicidade de cair com seu OVNI na cidade norte americana de Roswell, as pessoas estão discutindo se " aquilo" era ou não um boneco e se existem ou não ET`s.

Objetivando dirimir dúvidas eu, como estudioso do assunto, afirmo que realmente os ET`s existem!

Com efeito, já de há muito tempo que eles nos visitam regularmente e até vivem em nosso meio. Casam com terráqueas, trabalham, freqüentam universidades, vão a campos de fooball e etc.

Após três décadas de intensivas pesquisas sobre ET´s, finalmente resolvi escrever sobre tais criaturas. Evidentemente que as minhas observações foram levadas a termo apenas no Brasil, pois faltava dinheiro para viagens internacionais, com o conseqüente aprofundamento das pesquisas.

Primeiramente, a conclusão mais importante a que cheguei é que os ET`s brasileiros adoram política e economia. Por exemplo, nosso ex-presidente, o FHC, é um ET ! Analisando pormenorizadamente o aspecto comportamental dele, vê-se com uma clareza meridiana sua dificuldade em manter-se fiel ao discurso.

Tal acontece porque ele ainda tem uma memória ancestral do seu planeta de origem e apresenta problemas em concatenar as palavras e expor suas idéias. Quando isso ocorre, FHC enrola a língua e, nervoso, dispara uma seqüência de nhém, nhém, nhéns.

Aliás, pertencendo ele a espécie DEMAGOGUS ET SOCIOLOGUS, subfilo TUCANUS, apresenta uma característica marcante: Demora a atingir seus objetivos porque é dissimulado e inconstante. Mas, quando logra êxito, faz tudo para não mais sair do lugar que conquistou. Inventa fórmulas, cria novos mecanismos, altera a Constituição, e por aí vai.

Dona Ruth Cardoso, terráquea da gema, começou a desconfiar desde os tempos da presidência que seu marido não era deste mundo. Assim, movida pela dúvida, desobedecia e arengava com ele em público, além de fazer propositadamente buracos em suas meias, apenas para mostrar que ET nenhum mandava nela.

Já os ET`s economistas adoram ser Ministros da Fazenda e do Planejamento, e na falta, qualquer outro Ministério. Quando não é possível, pois existem milhares de ET`s candidatos, contentam-se com as presidências de Bancos Oficiais, ou aqueles controlados pelo governo, mesmo sendo de direito privado. O José Serra, por exemplo, deixava transparecer seu mal-estar quando estava no Congresso Nacional, ao tempo em que exercia o mandato de Deputado Federal. Desde aquela época eu já ficava meio cabreiro com aquele seu jeitão de ET. A certeza veio com o filme da necropsia do ET de Roswell, pois o Zé Serra é parecedíssimo com o pobre do ET necropsiado: cabeça grande, olhos pulados e muito abertos, a boca de espanto. Enfim, deve ser da mesma espécie, inclusive.

O que caracteriza os ET`s economistas é a frieza por eles demonstrada nos momentos de crise. São frios e calculistas. Péssimos calculistas aliás, pois tudo o que fazem dá errado.

Existem também os ET´s que só se dedicam à política regional. Um dos mais conhecidos dessa espécie é o ET CEARENSIS, assim classificado porque adora rapadura. Um exemplo atual desse tipo de ET é o ex-governador Miguel Arraes, que por causa do excesso de rapadura que comeu quando criança, enjoou aquela guloseima e adotou o vizinho Estado de Pernambuco, onde dedicou-se com afinco até chegar ao governo, cargo máximo do Estado.

Não existindo mais nada a almejar na política estadual, fica concorrendo a cargos eletivos até não mais agüentar. E como esse tipo de ET é muito longevo, o Arraes tranqüilamente ainda vai concorrer ao governo estadual mais algumas vezes.

Um detalhe comum nessa espécie de ET é que apresentam o pescoço enrijecido, fazendo com que a cabeça penda ligeiramente para um dos lados. Mas tal falha é sobejamente compensada com o excelente jogo de cintura que possuem.

Uma outra espécie curiosíssima de ET é o M. ENSABOADUS, cujas principais características são a magreza e o fato de estar sempre em evidência política, independentemente dos partidos que subam ao poder. Esse tipo de ET aparenta sempre muito prestígio e até realmente o tem.

Mas o fato de ser prestigiado por todos significa que age com muita diplomacia e é sempre conciliador com todos, aliados e adversários, não traduzindo - por isso - o prestígio que tem, em vantagem para o Estado que o elegeu, perdendo para outras regiões muitos investimentos que poderia trazer para o seu Estado natal.

Agora, um dos mais perigosos tipos de ET é aquele conhecido como ACARAJENSIS BAIANUS ou VATAPADONTE PUGILISTA. Eles são perigosos porque não hesitam em passar a perna em todo mundo. Batem de frente, vociferam, ameaçam, encontram jeito de conhecer intimamente painéis eletrônicos e secretos de votação, contando que continuem poderosos e temidos, além de trazerem vantagens econômicas para o Estado que os elegeu. São amigos dos amigos e inimigos figadais dos pobres inimigos. Geralmente são reeleitos porque os eleitores, agradecidos, votam em massa neles ou nos candidatos por eles indicados.

Outra espécie que evoluiu do nada e agora obteve destaque é o ET do grupo STELA RUBRA, também conhecido como CAETEZENSIS BARBUDUS. Os indivíduos dessa espécie caracterizam-se pela língua presa, pela voz rouca e sincera e pelo uso da barba, além da facilidade de prometer qualquer coisa . Outra característica marcante desses ET`s é que vieram de uma galáxia muito pobre e por isso, sentem enorme simpatia pelos terráqueos igualmente pobres, mas, como existe enorme distância entre prometer e cumprir, geralmente causam entre eles mesmos, crises e trapalhadas porque as promessas ou demoram a ser cumpridas ou não podem ser cumpridas.

Já ET mulher, apenas de uma tive certeza. Chegou a Ministra da Economia no governo de um ET da raça ALAGOENSIS DEFENESTRADUS, e tantas fez, tantas fez, que acabou casando com um humorista!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui