Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->FRUTAS BICHADAS:QUEM PAGA A CONTA? -- 09/11/2000 - 10:05 (Paccelli José Maracci Zahler) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FRUTAS BICHADAS:QUEM PAGA A CONTA?

Paccelli M. Zahler

No ano passado, o Brasil importou cerca de 48 bilhões de dólares em matérias-primas, máquinas e alimentos. Somente com maçãs e pêras, foram gastos 166 milhões de dólares. Na terceira semana do mês de março, o SVA/DFA/SP, no porto de Santos, apreendeu 125 toneladas de maçãs argentinas infestadas com Cydia pomonella. Este fato veio corroborar o alerta da DFA/RS, feito no começo do ano, de que fruticultores daquele país haviam relaxado no controle fitossanitário dos pomares e que pouco mais de 50 % das cargas de pêras estavam sendo rejeitadas na fronteira. E o pior, com Certificado Fitossanitário de que as partidas estavam livres da praga!
O Brasil produz maçãs e pêras, contudo, a produção nacional não é suficiente para abastecer o mercado. Neste caso, a solução é importar! Entretanto, imagina-se que produtos importados impliquem qualidade, pelo menos nos padrões mínimos exigidos pelo comércio internacional, e isto não vem acontecendo com produtos oriundos do MERCOSUL, dentre eles, os brasileiros. Dessa forma, toda a harmonização fitosanitária, em curso no MERCOSUL, perde sua razão de existir porque cada vez mais vem aumentando a desconfiança entre os serviços de proteção vegetal dos países membros. Além de ser uma irresponsabilidade, o comércio de produtos de baixa qualidade denigre a imagem do país exportador e quem acaba pagando a conta é o consumidor, ludibirado pela propaganda enganosa.
É assim que almejamos o Primeiro Mundo?

(Publicado no INFORMATIVO FITOSSANITÁRIO nº 3, março de 1997)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui