Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Pormenores da vida real à lupa... -- 08/05/2005 - 20:29 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


É áspero, de educação tipo vai-e-vem, ora forçadamente delicada, ora agreste com propósito ímpetuoso. Logo que caído em íntima distracção, o descontrolo pessoal por vezes assume-se até ao desespero. O pior dos palavrões voa em direcção a qualquer alvo para demolir o suposto mal que misteriosamente o apoquenta. "É insuportável...", é a opinião unànime da maioria dos clientes que frequentam com assiduidade o típico cafezinho sito na esquina ideal da rua ideal.

"É insuportável... Mas eficazmente insubstituível. É quase a cem por cento o complemento de meus dois braços, porque não tenho quatro...", afirma convictamente o senhor Amaral, proprietário do estabelecimento há meio-século, sempre que alguém lhe faz algum reparo ao estranho comportamento do dinàmico empregado de mesa em plena terceira-idade.

Teodoro é de facto um ser humano a roçar o desumano. De bom, bem, não se lhe vislumbra uma nesga. Prefere silenciar-se a ter de dizer sim. É indivíduo de antecipado e radical não à flor da pele. É a antítese do razoável como servidor seja de quem for, um caso nítido de preconceito negativo em permanente equação. Todavia e excepcionalmente, é quiçá a pérola preciosa do senhor Amaral, um veterano e sabido comerciante cujo braço direito, no pulso, pesa à vontade trezentas gramas de ouro puro.

E lá vou eu à procura de "beMal", convicto de que a solução humana está na harmoniosa fusão do bem e do mal. Repare-se: o senhor Amaral e o Teodoro constituem um paradoxal par utilíssimo ao serviço da clientela que carece de convívio enquanto toma um café, lê o jornal, joga o dominó ou assiste em conjunto aos prélios futebolísticos na televisão.

- Ó Teodoro, já é a terceira vez que lhe peço um café...

- E parece-me que ainda terá de pedir mais três vezes...

Sacana do Teodoro. Apre, nunca mais morre e, quando morrer, se calhar ainda vai fazer muita falta. A vida e o mundo estão cada vez piores e, logo adiante, o que era deveras mau começa a florir em saudosa benesse.

António Torre da Guia


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui