Usina de Letras
Usina de Letras
280 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Igreja e sua luta contra a bruxaria -- 26/09/2007 - 10:02 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
República Centro-Africana: Igreja e luta contra bruxaria

ROMA, terça-feira, 25 de setembro de 2007

ZENIT.org

Na República Centro-Africana, a luta contra a bruxaria é um dos principais desafios da Igreja.

Assim explicou, em uma visita à associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o bispo Peter Marzinkowski, C.S.Sp. (missionário da Congregação do Espírito Santo, de origem alemã) da Diocese de Alindao.

Segundo explicou, para muitas pessoas «não há uma explicação natural para a morte, a doença e as catástrofes naturais», pelo que buscam um bode expiatório a quem culpar pela desgraça, acusando-o de bruxaria.

Pode ocorrer a qualquer um, assegurou o bispo, qualquer um pode ser acusado sob o menor pretexto de ter praticado a bruxaria para fazer dano a alguém, e inclusive acabar morrendo por isso.

E acrescentou que estes casos também se dão entre cristãos, pois entre muitos deles a fé ainda não está suficientemente arraigada, com o resultado de que «à menor dificuldade, recaem na forma de pensar tradicional».

A Igreja está reforçando seu compromisso pastoral com o fim de transmitir melhor a Boa-Nova de Cristo, que se baseia sobretudo no perdão, disse o bispo Marzinkowski. «Devemos ajudar esta gente a adquirir uma nova imagem de Deus e do homem».

Muitas paróquias já são muito ativas neste sentido, acrescentou, e por própria iniciativa excluem da comunidade paroquial a pessoas que acusam outras de bruxaria, que não perdoam a quem supostamente lhes causou dano.

O bispo informou que, atualmente, só 38.000 dos 240.000 habitantes da diocese são católicos.

Para o bispo, o auge da crença na magia é devido ao medo que domina atualmente a sociedade. O sistema de assistência social está «em ruínas», assegura, e as instituições públicas como escolas e hospitais deixaram de funcionar.

O dinheiro que deveria ser investido em ajuda ao desenvolvimento se destina principalmente a pagar a dívida que o país contraiu com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

«Estes pagamentos estão estrangulando ao país», explica o bispo Marzinkowski. Daí que a Igreja deva acompanhar as pessoas e ajudá-las «a descobrir os sinais de Deus». Isso implica também ajudá-las «a assumir uma responsabilidade por suas próprias vidas, libertar-se da dependência e alcançar a liberdade interior e exterior».

Para alcançar este objetivo, a Diocese de Alindao pôs à cabeça de sua lista de prioridades a promoção da educação escolar, sobretudo nas áreas rurais que carecem de escolas e professores.

O Governo não está tomando nenhuma iniciativa, pelo que a Igreja tenta ajudar as pessoas a aprender a ajudar-se a si mesmas. «Não podemos proclamar o Evangelho e permanecer indiferentes a todo o resto», disse Marzinkowski, acrescentando que «uma sociedade que carece de educação não pode evoluir».

Em suas visitas pastorais às paróquias, que podem abarcar até 200 povoados, o bispo se reúne com os sacerdotes, chefes e habitantes dos povoados para tentar fazer-lhes compreender a importância de que seus filhos obtenham uma formação escolar.

Contudo, nem sempre contam com a aprovação das pessoas, pois muitas pessoas pensam que «podem continuar vivendo como até agora».

Apesar disso, ele se esforça em fazer as pessoas pensarem, repetindo-lhes constantemente a seguinte pergunta: «Querem que seus filhos sejam analfabetos pelo resto de suas vidas ou que estejam em condições de construir a sociedade do futuro?» Na prática, corresponde aos povoados tomar a iniciativa, pois a Igreja só pode motivá-los a atuar.

Na maioria das vezes, as pessoas começam com o material que tem em mãos – barro e palha –, para erigir uma cabana onde as crianças estejam protegidas do sol e da chuva. Depois decidem quem dentre os alfabetizados são os mais apropriados para «ensinar a seus irmãos e irmãs mais jovens». Finalmente, a Igreja se compromete a ajudar os professores a obter uma formação do Estado.

Segundo afirma o bispo Marzinkowski, qualquer que se autodenomine «cristão» deve sentir-se responsável pelo bem-estar de seu vizinho. O lema episcopal que ele escolheu para a sua ordenação proclama que «a solidariedade produz alegria e vida». Pôr em prática este lema é «a obrigação de todo cristão», conclui.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui