Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Notícia da venda de relíquias de João Paulo II é falsa -- 26/09/2007 - 10:03 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Notícia da venda de relíquias de João Paulo II é falsa

Segundo declara o postulador de sua causa de beatificação

ROMA, terça-feira, 25 de setembro de 2007

ZENIT.org

É falsa a notícia da venda na Internet de relíquias pertencentes a João Paulo II. Uma mentira incompreensível, dado que o comércio de relíquias é considerado pela Igreja como um ato sacrílego.

Zenit entrevistou Dom Slawomir Oder, postulador da causa de beatificação e canonização do servo de Deus João Paulo II, para esclarecer informações publicadas por meios de comunicação.

–Dom Oder, é verdade que se vendem relíquias do Papa Karol Wojtyla?

–Dom Oder: Quero precisar que a distribuição dos objetos ou elementos provenientes de pertences de candidatos a santos ou beatos é uma prática antiqüíssima na Igreja, algo que acompanha todo processo de beatificação, junto à divulgação do conhecimento da espiritualidade e da vida do candidato.

Distribuem-se estampas que indicam a maneira com a qual se pode pedir uma graça por sua intercessão. Isso acontece também no caso do processo do servo de Deus João Paulo II. Estas estampas que têm orações e elementos de sua capa são distribuídas pelo postulador, mas estamos falando de uma distribuição gratuita.

–Por que se considera a venda de relíquias como um sacrilégio?

–Dom Oder: É algo que vai contra a tradição da Igreja, inclusive contra a lógica, se nos lembramos do que Jesus disse: «O que recebestes de graça, deveis dar de graça». A venda de relíquias, portanto, seria um ultraje a Deus, ao santo ou ao beato, ou ao candidato à glória dos altares.

–Então, o que é uma relíquia?

–Dom Oder: As relíquias se enquadram na lógica da encarnação, da história. São o sinal da presença de um santo na história. Gosto muito de utilizar uma expressão de Dom Marco Frisina [diretor da Sala Litúrgica do Vicariato de Roma, ndr.] em um artigo que publicamos em nossa revista «Totus Tuus», que acompanha este processo de beatificação, com o qual declaramos o significado das relíquias: quando tocamos o corpo de um santo, tocamos o templo do Espírito Santo; quando tocamos um objeto que pertencia a um santo, tocamos o monumento da presença da Graça e da misericórdia de Deus na vida dessa pessoa. Assim, temos que considerar os objetos chamados relíquias: como recordações, algo que nos resta da vida do santo. São realidades que nos recordam a obra da Graça na vida do santo.

–Portanto, o senhor desmente a notícia publicada no jornal, de venda de objetos ou fragmentos que pertenceram a João Paulo II?

–Dom Oder: Estou muito triste e não compreendo o motivo desta notícia. É uma notícia falsa. Repito: a venda de relíquias seria um sacrilégio.

Nós distribuímos as estampas que contêm fragmentos de vestes de João Paulo II já há muito tempo, e pessoas de todo o mundo pediram centenas destas estampas. É um gesto que acompanha o processo e que expressa a grande devoção que se sente pela figura de João Paulo II no mundo. Uma grande fama de santidade acompanha este processo.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui