Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Monte Castelo -- 10/04/2001 - 22:53 (Anderson Christofoletti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AMOR EM MONTE CASTELO





Em 1989 a banda liderada por Renato Russo lança seu quarto L.P. denominado “As Quatro Estações”, no qual , entre outras faixas, podemos encontrar uma intitulada “Monte Castelo”.

Este nome foi escolhido com o intuito de “homenagear” o mais notável episódio da história militar brasileira: a conquista de Monte Castelo na Segunda Grande Guerra.

Deixemos o título de lado, uma vez que este não é o objetivo do artigo, que discutirá sim o conteúdo da letra.

Classificada , pelo próprio Renato, como um a adaptação de parte da primeira carta de São Paulo aos Coríntios - capítulo 13 – e de 12 versos do soneto 11 de Luís De Camões, a letra em questão diz respeito ao amor. “Mas que tipo de amor?”- eu pergunto - “Será o amor fraternal (Ágape) descrito pela bíblia ou será o amor platônico (Eros) narrado explicitamente no soneto de Camões?” Ou melhor: “Será que Renato errou ao unir os dois textos?”

Se prestarmos atenção em toda a letra da música, veremos aonde o poeta quis chegar. Em meio a tanta adaptações, Renato encaixa um outro verso capaz de ajudar a esclarecer esta dúvida: “Estou acordado e todos dormem, todos dormem...”Enquanto todos se preocupam em separar o amor em infinitas partes, esquecendo de praticá-lo em qualquer uma delas, Renato expõe o amor como algo único , sem divisões: filantrópico, carnal, fraternal, heterossexual , homossexual, etc. Isso pode ser comprovado no mesmo L.P. numa outra canção denominada “Pais e Filhos”: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...”

Eu só não consigo entender o que Renato quis dizer com: -“Lá em casa tem um poço mas a água é muito limpa.” Mas isso eu deixo para os budistas...





©Anderson Christofoletti

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui