Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O SÉCULO DA INFORMAÇÃO -- 27/11/2002 - 19:06 (Wilton Correia Paz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Autor: Wilton Correia Paz



À medida que passa o tempo, cada vez mais entramos no "Século da Informação", onde a necessidade de acompanhar a evolução tecnológica traz em geral, para todos os profissionais, a obrigatoriedade de questionar métodos anteriormente utilizados e se adequar às novas realidades de geração, gestão e utilização de informações.

O chamado “Século da Informação” exige cada vez mais, profissionais que não se contentem em desenvolver um único papel em uma organização. Estes têm que buscar ativamente por novas responsabilidades que lhes possibilitem desempenhar papéis diversos, criando, assim, habilidades diferenciadas, isto é, os tornando generalistas, sem é claro, perderem sua essência de profissional especialista, que abrange sua área de formação.

Sendo atualmente a "informação" o produto de uma tecnologia moderna que deve agregar e distribuir valores úteis, relevantes e superadores das expectativas empresariais, é tendo uma visão ampla das transformações deste início de milênio, onde cada vez mais surgem novos campos de trabalho, ao mesmo tempo em que outros, ora muito utilizados, vão deixando de existir, a “informação”, as tecnologias, os sistemas de informação, a internet e mesmo o mercado de trabalho vinculam-se então à visão de uma outra forma de riqueza, o conhecimento e seu instrumento, a inteligência,

A Contabilidade, fonte acumuladora de informação, deve, através de profissionais com novas visões das exigências do mercado, a obrigação de exercer influência decisiva na conduta do processo decisório nos negócios empresariais, e o profissional contábil, que é um gerador e também um profissional capaz de controlar e gerenciar informações deve ter como prerrogativa o auxílio no processo de tomada de decisão.

Todos os veículos de comunicação e a agilidade na transmissão de informações de nada terão utilidade se o profissional não possuir a competência para auxiliar nos processos decisórios. Os profissionais devem ter a consciência que a quantidade de informações aumenta a cada ano, e que as empresas buscam pessoas que saibam filtrar, coletar, formatar e disseminar dados de acordo com suas necessidades, pois, por mais modernos que sejam os computadores e os sistemas de informação, eles não fazem essas tarefas sozinhos.

Tais fatores centram no Profissional Contábil, qualidades e habilidades que há tempos atrás não seriam cogitadas, mas que hoje, apesar da resistência de alguns contadores tradicionalistas, estão direcionando a maioria na busca constante de atualização, e ainda, na procura da expansão de seu campo de atuação, para atender com maior eficiência e total eficácia o empresariado.

Há de se levar em consideração também que um profissional nesse nível de evolução não existe em abundância e o mercado os procura constantemente, pois ainda são poucos os que buscam fazer a diferença, por isso, muitas vezes tornam-se os mais disputados, e, enfim, são os que sobrevivem a todas as situações, pois sabem intimamente que são diferentes da maioria e fazem a diferença onde quer que estejam, devido a seu foco ser a excelência, e é exatamente este profissional que o mercado busca, que saiba fazer a diferença e agregar valor para a organização ou mesmo para seu próprio escritório.

O mundo globalizado está exigindo profissionais atualizados, competitivos, especialistas e, paradoxamente generalistas, e os Profissionais Contábeis que demonstrem em si, a tendência de crescente aceitação das novidades e adaptação a mudanças, estarão traçando um futuro promissor dentro de seu campo de atuação, pois, mesmo tendo a prerrogativa legal da existência de sua profissão, se, futuramente com a velocidade da evolução humana, estes não tiverem mais a base de sustentação legal que ainda os mantém atuantes, seria certa a extinção da profissão, mas, com certeza, aqueles que estiverem em constante evolução e adaptação, terão seus lugares garantidos no mercado profissional.



Palavras-chave: Informação, empregabilidade, adaptação profissional e contabilidade.



Referência: PAZ, Wilton Correia. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Estadual de Ponta Grossa. O perfil dos acadêmicos formandos diante das novas tecnologias provedoras de informação e o preparo para tomada de decisão. Ponta Grossa, 2002.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui