Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MENSAGEM AS NOVAS GERAÇÕES DE MAÇONS -- 28/11/2002 - 15:51 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


MENSAGEM AS NOVAS GERAÇÕES DE MAÇONS



A Maçonaria brasileira, há escassas 3 ou 4 décadas, era bem diferente da de hoje, em todos os sentidos. Havia, na época, um desinteresse pelas práticas maçônicas, pela História da Maçonaria brasileira. A desintelectualização da Maçonaria, iniciada nos anos do Estado Novo, ia de vento em popa, com a iniciação de homens absolutamente despreparados para entender a ciência maçônica. A mídia maçônica era praticamente inexistente; os livros contavam-se nos dedos de uma das mãos e, com raras exceções, não primavam pela qualidade, principalmente no tocante à História da Maçonaria no Brasil.

Houve, nesse ponto, uma extraordinária evolução. Hoje há um interesse maior pela cultura maçônica; a publicação de livros cresce em progressão geométrica, embora haja muito entulho literário, do qual se salvam algumas boas obras; o número de jornais e revistas tem aumentado, embora muitos não possam, também, passar por um crivo de qualidade. De qualquer maneira, porém, já há uma consciência maçônica palpável - semelhante ao conceito de cidadania - acompanhada do desejo de conhecer uma instituição que, em nosso meio, confunde-se com a História do Brasil independente.

Essa consciência, inclusive dos dirigentes, permitiu que a Maçonaria, culturalmente voltasse a ocupar o lugar de destaque de que desfrutava no passado. Apesar disso, contudo, o entulho literário de 30 anos atrás continua a influenciar maçons.

A Maçonaria de hoje, participa do cenário político-social da nação, como mostram os muitos encontros e seminários, que estudam e debatem os temas atuais. Com isso e com o incremento cultural - necessário a qualquer atividade social - a Maçonaria brasileira superou o conceito de anacrônica com que era "brindada" há uns anos. Ela é cada vez mais viva e participante, cada vez mais ativa e entrosada na sociedade brasileira. Os que vivem o dia-a-dia da Maçonaria, têm podido aquilatar essa evolução, que já nos dá, a condição de instituição a ser ouvida em todos os momentos da vida nacional.

Uma mensagem às novas gerações de maçons teria que ser, cultural, especificamente dirigida aos maçons, no sentido de dar-lhes conhecimento da importância maçônica nacional na História do Brasil independente; de lhes mostrar que o patrimônio físico, moral e intelectual que recebem é uma dádiva e um bem que deve ser preservado e aumentado; de incutir, em suas mentes, a noção do dever maçônico perante a sociedade brasileira; de gravar, em seus corações, que a Maçonaria merece todo o seu respeito e o seu incessante trabalho, em memória de todos os grandes nomes da nação que por ele já passaram e que - sem embargo de uns poucos - honraram e dignificaram a instituição.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui