Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->solidão -- 15/10/2003 - 09:54 (lea miranda) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“ Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude....
Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços o meu pecado de pensar...” (Clarice Lispector)


Queria escrever um tratado sobre a solidão. Que pretensão. E mais ainda, não seria essa solidão que sentimos ao depararmos com o outro lado da parede. Mas a solidão interior. Essa que nos afasta do convívio do outro. Que aproxima corpos, palavras, mas afasta almas, mentes. A solidão das multidões da cidade grande. A falta do Bom dia, do sorriso. Ou até a existência dele, mas, sem um eco, sem uma ressonância. Podemos ser sós ao pé de uma montanha e estarmos plenos de presença. Humana. Divina. Plenos de nós mesmo. E podemos estar completamente sós em um lençol aquecido, em um cobertor dividido. Não podendo ou não querendo dividir pensares e sentires. Não querendo a proximidade com o íntimo desalentado. Ou melhor, a exposição desse interior esvaziado.

Nas cidades, cada vez maiores, hoje em dia, estamos sempre rodeados de gente. Gente que vai, vem, fala, ri, tem problemas. E que quer encontrar outras gentes. Então porque tanta solidão? Por que buscamos nos contatos virtuais a solução para a ausência mais premente? Porque quem está só é a alma. Essa se alimenta de palavras. Palavras traduzem sentimentos. Emoções intensas, nem sempre sob controle. Não há o compromisso de manter uma máscara De decência, de respeito às convenções, tradições e leis, morais ou jurídicas. Nos entregamos ao ser virtual, como somos. Entregamos nossa solidão inteira. Ele pode entende-la ou não. Considerar que buscamos prazeres outros. Do corpo. Talvez os busquemos também. Somos um ser único. Mas, a busca maior é de um outro solitário. Que entenda a nossa língua e perceba, citando a poeta, “ a dor que agora é verso...”

Quando descobrimos que a nossa solidão é um troféu tão nosso e ao mesmo tempo tão comum que ninguém o acha interessante, vem a decepção. Ninguém o quer dividir. Buscam outros sentimentos para mascararem a própria solidão. Então ela se instala como desencanto. E sabemos que teremos apenas uma companhia. “Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.”
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui