Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CONVITE AOS POETAS -- 25/06/2005 - 09:56 (ANTONIO MIRANDA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TAVINHO PAES E O POEMASHOW

Antonio Miranda

Tavinho Paes é poeta, letrista de música popular brasileira, promotor e animador cultural das artes e da literatura. É o rei da noite carioca para o campo da poesia, liderando saraus poético-musicais - que ele intitula poemashows -, combinando o lírico e o musical, em apresentações públicas nas casas noturnas, em clubes, espaços universitários. Combina poesia com canto, danças e artes plásticas, fazendo lançamentos de livros, festivais, até mesmo verdadeiras maratonas.

A nossa aproximação aconteceu pela Internet, quando descobri uma quantidade incrível desses eventos, por todo o Brasil, em sítios (como os de Luiz Alberto Machado). Pensava que isso só acontecia, com essa frequência, em Buenos Aires...

Apresentei-me no Café La Dama de Bolline, na capital portenha, em 2004, levado pelo meu amigo Eduardo Dalter, da revista Carmín de Poesia, onde vivenciei o culto quase fanático pelos recitais. Pois era o mesmo clima de frenesi que presenciei no dia 30 de maio - uma segunda-feira!!! - no Cotton Jazz Club, no Cassino Atlàntico Shopping, em Copacabana, Rio de Janeiro. O local estava repleto e a programação durou mais de 3 horas..., em que muitos poetas foram subindo ao palco para apresentar seus textos. Alguns de forma mais convencional (lendo e declamando), outros de maneira mais performática, de memória, acostumados a estas situações.

Quem frequenta os poemashows ? Lógico: os próprios autores, seus familiares e amigos, mas também os leitores que, não raras vezes, sobem ao palco para ler e apresentar os versos de seus poetas preferidos. Completando o espetáculo, a "canja" de músicos convidados.

Programações como aquela acontecem, cada vez com mais frequência, em muitas cidades brasileiras, nas grandes e pequenas, durante todo o ano.

Acabei participando, lendo um poema de meu livro Tu País está Feliz (cujos textos são mais teatrais). Fiz contatos valiosos, ganhei livros.

É natural que o nível e a qualidade dos participantes seja muito heterogêneos mas isso aconteceu sempre, desde que os saraus foram inventados. O clima era de descontração, de entusiasmo e de solidariedade, numa troca de experiências, de sentimentos, de protesto político ou de humor e sarcasmo. Tavinho dividia o palco com seu amigo Ricardo Ruiz, que também é animador cultural e contador de histórias, em condições de evidente profissionalismo, anunciando outros eventos próprios e de amigos, evidenciando uma confraria que lota outros ambientes.

Daquela euforia surgiu a idéia da criação da seção POESIA DOS BRASIS, com a intenção de incluir poetas de todas as regiões brasileiras, que estão lançando seus livros através de edições alternativas e mesmo comerciais, participando de antologias impressas e virtuais, que têm suas páginas, blogs e divulgam seus e-books, ou simplesmente enviando seus poemas para os amigos.

Alguns poetas estão blindados e seus versos escriturados em cartórios inacessíveis. Alguns, já falecidos, estão custodiados pelos familiares enquanto cientistas e escritores aderem progressivamente aos open archives visando a democratização do acesso aos seus textos.

Pretendemos oferecer uma amostra permanente dessa produção poética, dos consagrados aos inéditos. Aos poucos, por causa de nossas limitações de infra-estrutura pois trabalhamos de forma voluntária, sem patrocínio. Queremos compartilhar esta página com os seus frequentadores.

Remessas de livros para a Caixa Postal 4548, cep 70904-970 Brasília, DF, Brasil;
página: www.antoniomiranda.com.br e e-mail: cmiranda.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui