Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62239 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->SEM 2 (duas)OU 3 (tres)TESTEMUNHAS NADA FEITO -- 12/10/2007 - 18:07 (SONO PROFUNDO A ANESTESIA DO ESPÍRITO SANTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OBRA DE YAHUSHUA EM BEBEDOURO SP SEM 2(duas) OU 3 (tres)TESTEMUNHAS NADA FEITO.Referência Bíblica: Mt 7:1-5 MT 18:15-19 1TM 5;19
“1 Não julgueis, para que não sejais julgados”.
2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.
3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
5 Hipócrita! “Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.”
O primeiro versículo não é uma proibição irrestrita ao julgamento, pois no versículo cinco vemos que quando a vida de um indivíduo é pura, ele pode "tirar o argueiro do olho do seu irmão", a palavra argueiro significa algo bem pequeno, uma partícula, enquanto que a trave é algo bem grande, isto significa que para você julgar os atos dos outros, deve agir de maneira irrepreensível diante dos homens e de YAHU, caso contrario, você estará olhando para os erros dos outros, enquanto você mesmo vive errando, primeiro devemos estar julgando a nós mesmos e depois aos outros, pois desta forma, teremos autoridade para julgar os outros, nesta questão.
Caso o irmão estiver vivendo em pecado, vá primeiramente até ele e tente resolver a situação entre vocês dois, não para acusá-lo ou criar uma contenda, mais com mansidão, calma e longanimidade, para que se estabeleça a paz, caso ele não te ouvir, leve outra testemunha, e caso ele não ouvir vocês dois, coloca o problema diante da OBRA, no caso de ele não ouvir a OBRA, ele deve ser considerado como incrédulo, e dependendo do caso até excluído da comunidade local: Mt 18:15-17 "Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à OBRA; e, se recusar ouvir também a OBRA, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedido por meu Pai, que está nos céus.”; 1 Co 5:11-13” Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, YAHU os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.”.
É importante ressaltar que sempre que você repreende aos irmãos, deve agir com amor, mesmo no caso de que levemos o assunto a uma outra testemunha, sempre antes de falar com o irmão, devemos examinar o nosso coração, e se caso ainda estivermos com ira, devemos orar antes de conversar com ele, pois a intenção de nosso coração deve sempre ser a de restabelecer a paz e instruir o irmão, sobre a sua atitude, utilizando a palavra de YAHU, pois o alvo principal de seu coração deve ser o de ganhar a seu irmão, como podemos ver em Mt 18:15b" Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão", caso você fale com ele sem brandura você ira ofende-lo, e ele provavelmente não ira dar ouvidos a sua repreensão, às vezes ficando até com raiva de você: Pv 15:28 “O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades."; 19:2 "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado."; Gl 6:1 "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigis-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado."; 1 Tm 5:1-2 "Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.”.
Quando o irmão nos ofender, primeiramente, devemos guardar-nos e não expor a nossa ira, para que não haja contendas, brigas, discussões, depois devemos ouvir a unção do espírito, para saber como agir na situação, buscando sempre a melhor forma de estar agradando a YAHU e manter a paz com os homens, pois a palavra de YAHU também nos diz que é prudente aquele que oculta a afronta: Pv 12:16 "A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta."; Pv 17:9” O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos."; Pv 17:14” Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.”.
Quando perdoarmos nosso irmão, não devemos depois ficam espalhando o problema com outras pessoas, ou relembrar-mos a pessoa sobre aquela questão, ou guardarmos qualquer magoa no nosso coração, pois desta forma, não estaremos sendo sinceros, e o YAHU só ira perdoar nossos pecados se perdoarmos os pecados de nossos irmãos: Pv 10:18 "O que retém o ódio é de lábios falsos, e o que difama é insensato."; Pv 11:9"O ímpio, com a boca, destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento.”; Mt 6:12” e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores"; Tg 4:11-12 "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não é observador da lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és que julgas o próximo?"; Tg 5:9 "Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas.”.
Quando formos repreendidos, devemos analisar se realmente estamos errados, caso estivermos mesmo errados, nós devemos nos arrepender rapidamente e pedir perdão a pessoa, pois tudo o que fizermos seremos Cobrados no juízo e caso não tentemos restabelecer a paz com o irmão, nossa comunhão com YAHU ficará prejudicada e podemos ficar até doentes ou morrer, devido ao ressentimento ou ódio que está no nosso coração: Mt 5:23-26 "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo."; 1 Co 11:28-31 "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados."; 1 Jo 4:20-21 "Se alguém disser: Amo a YAHU, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a YAHU, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a YAHU ame também a seu irmão.”.
Nós temos que fazer a nossa parte, buscando sempre estabelecer a paz com os irmãos, mas caso isso não for possível, temos que perdoar a pessoa em nosso coração e orar por ela, pois a palavra nós diz que YAHUSHUA não veio para trazer paz ao mundo e sim espada, muitos dentre os irmãos e as pessoas do mundo irão te contrariar, se você quiser seguir a vontade de YAHU, com fidelidade, e muitos te rejeitarão: Mt 10:34 "Não penseis que vim trazer paz a terra; não vim trazer paz, mas espada."; Rm 12:18 "se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;”; 2 Tm 3:12 "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em YAHU YAHUSHUA serão perseguidos.".
Devemos tomar muito cuidados quando julgamos as pessoas e não seus atos, o YAHU conhece até nossos pensamentos, e se acusarmos alguém em nosso pensamento, devemos pedir também perdão a YAHU em pensamento, pois YAHU julga o homem pelo seu coração: Pv 27:19 "Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem."; Mt 15:18-19 "Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.”.
Assim como nosso YAHU, devemos evitar julgar diretamente a causa dos outros, o nosso papel é o de instruir na palavra de YAHU e não o de julgar o fato em si, pois o julgamento vem da própria palavra de YAHU que dá luz a outra pessoa, como no exemplo de YAHUSHUA em Lc 12:13-31 “Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre ordena a meu irmão que reparta comigo a herança”. Mas YAHUSHUA lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: têm em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas YAHU lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com YAHU. A seguir, dirigiu-se YAHUSHUA a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, YAHU os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? {ao curso da sua vida; ou à sua estatura} Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se YAHU veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais se tratando de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis as inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.”, no trecho acima, podemos ver que o YAHU usou a palavra de YAHU e não foi juiz do caso, também não devemos condenar as pessoas, como podemos ver em Jo 8:3-11 "Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a YAHUSHUA: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto os dizia tentando-o, para terem de que o acusar. Mas YAHUSHUA, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, YAHUSHUA se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando sós YAHUSHUA e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se YAHUSHUA e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão àqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, YAHU! Então, lhe disse YAHUSHUA: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.”.
Não devemos ser maldizentes, zombadores dos outros, caso seu irmão pecar contra ti e você acusar seu irmão, para uma outra pessoa, você está sendo utilizado pelo maligno, isto deve ser evitado, a nossa missão não é julgar o mundo e sim salvar as pessoas, quando, por exemplo, um irmão novo na fé, mente para você, não quer dizer que ele seja mentiroso, assim se você, em vez de repreendê-lo com amor, sair difamando-o de mentiroso para outras pessoas, você estará julgando-o e amaldiçoando-o, e está não é a sua função, você deve julgar o erro dele, como já foi citado acima, mas quando você passa a difamá-lo, você estará julgando a pessoa dele, você estará prejudicando o irmão, em vez de ajudá-lo a deixar a mentira: Ap 12:10 "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso YAHU e a autoridade do seu YAHU, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso YAHU."; Mt 5:22 "Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo."; 1 Tm 6:3-4 "Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso YAHU YAHUSHUA YAHU e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nasce inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,".
Lembre-se sempre de não maldizer a ninguém, principalmente as autoridades que estão sobre nós, porque caso façamos isso, estaremos trazendo maldição para nossas vidas, pois toda autoridade provém de YAHU: Rm 13:1-2 "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de YAHU; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de YAHU; e os que resistem trarão sobre si mesma condenação."; Gn 9:20-27 "Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o YAHU, YAHU de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça YAHU a Jafé, e habite-o nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo."; o trecho acima é um exemplo de maldição a aqueles que difamaram a autoridade instituída por YAHU, que no caso era Nóe, em vez de "cobrir com o rosto desviado" a nudez de Nóe, Canaã fez saber aos outros, para envergonhar o pai, o fruto de seu ato foi a maldição; Jd. 8-10 "Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O YAHU te repreenda! Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas coisas se corrompem."; Jd. 16 “Os tais são murmuradores, são descontentes”, Andando segundo as suas paixões. “A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.”, isto não quer dizer que devemos obedecer às autoridades caso elas nós coloquem contra a autoridade superior de YAHU, como podemos ver no exemplo de Pedro, logo após o pentecostes em At. 4:14-20” Vendo com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. E, mandando-os sair do Sinédrio, consultavam entre si, dizendo: Que faremos com estes homens? Pois, na verdade, é manifesto a todos os habitantes de Jerusalém que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar; mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja. Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de YAHUSHUA. Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de YAHU ouvir-vos antes a vós outros do que a YAHU; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.", no trecho acima, se eles obedecessem às autoridades, isso iria contra a ordenação de YAHU, que era a pregação de YAHUSHUA YAHU como YAHU e Salvador. Outro aspecto, muito importante é a citação que já ouvi de autoridades da OBRA, para intimidar os que estão abaixo de si, é que nunca se deve se levantar contra os ungidos de YAHU, citando o caso de Davi e de Saul, em que Davi se encontra em uma caverna e corta apenas a orla do manto de Saul, estando este à procura de Davi para matá-lo, esta pregação não se aplica à Nova Aliança do Novo Testamento, pois no Velho Testamento, no caso da época de Saul e Davi, YAHU tinha uma pessoa que era o ungido de YAHU para obreiro o povo, mas no Novo Testamento, temos o próprio YAHU como nosso OBREIRO, através da unção que todos nós temos, em nosso espírito (1 Jo 2:27 "Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou."), este versículo, não descarta a necessidade de pessoas a nos ensinar, pois muitas vezes, o ESPIRITO de YAHU utiliza pessoas, como podemos ver em Ef 4:11-12 "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para OBREIRO e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de YAHU,", sendo assim, caso uma autoridade da OBRA, esteja em desacordo com a palavra de YAHU, você pode exortá-lo como irmão, assim como Paulo, que era muito mais novo do que Pedro, e não tinha vivido com YAHUSHUA, mas mesmo tendo menos tempo de conversão, ele repreendeu o Pedro, quando este se desviou da palavra de YAHU (Gl 2:11-14 “Quando”.), porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. E também os demais Yahudns dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles. Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como Yahudins?”“, a autoridade máxima sobre sua vida, deve ser a palavra de YAHU e não o homem, daí a importância de conhecermos bem esta palavra, para não cairmos no engano daqueles que conduz ao erro (1 Jo 4:1 "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de YAHU, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.")..
Quando formos afrontados, é importante observar-mos, quem está nos afrontando Pv 9:8 "Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará.", no caso deste versículo, nós devemos ouvir a unção para descobrir se a pessoa vai ser receptiva ou não, pois um escarnecedor é aquele que é maldizente, zombador, difamador, essa pessoa geralmente não vai te ouvir, pois a sabedoria está em compreender que a repreensão vinda de você, utilizando a bíblia, na verdade é o próprio YAHU que está utilizando a você para repreendê-lo, a palavra nos diz que YAHU repreende a quem ama (Pv 3:11-12 "Filho meu, não rejeites a disciplina do YAHU, nem te enfades da sua repreensão. Porque o YAHU repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.").
Quando formos julgados e malditos pelas pessoas do mundo ou até mesmo pelos irmãos, por estar dando testemunho da palavra de YAHU, devemos ficar felizes, pois assim também o próprio YAHU YAHUSHUA foi perseguido e os profetas do antigo testamento e os irmãos da história da OBRA, não devemos amaldiçoá-los por isto, e sim suportarmos as afrontas pelo nome de YAHUSHUA, e orar pelos que nós perseguem o tempo que antes você gastava falando mal de tudo e de todos, agora gaste orando por tudo e por todos: Mt 5:11-12 "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós."; Mt 5:38-39 " Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; Mt 5:44 " Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;"; 1Pe 4:14 "Se, pelo nome de YAHU, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de YAHU." .
Quando julgamos, lembrar-nos de estamos julgando os erros da pessoa e não a pessoa (1 Co 4:5 "Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o YAHU, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de YAHU."), para que ela seja edificada e não humilhada, seguindo sempre a unção do espírito, para isto, devemos sempre andar no espírito, para saber, se devemos ou não agir naquele momento, pois a regra é seguir a unção, sem deixar de obedecer à palavra, quanto mais julgarmos a nós mesmos menos necessidade haverá de sermos julgados pelos outros. A razão principal de enfatizarmos um controle sobre a nossa língua, no julgamento, é porque no muito falar excede-se as transgressões, e quem controla a sua língua controla o corpo todo, e está é a chave para controlarmos todo nosso corpo, ou seja, andar no espírito e desta forma controlar a nossa língua: Pv 12:13 "Pela transgressão dos lábios o mau se enlaça, mas o justo sairá da angústia."; Pv 13:3 "O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína."; Mt 12:36-37 "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado."; Tg 3:2 "Porque todos tropeçam em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo.". YAHUSHUA é o YAHU.. OBRA DE YAHUSHUA EM BEBEDOURO SP

















OS OBREIROS


Embora se argumente que existiriam diferentes formas de governo da OBRA no Novo Testamento, o contrário é que é verdade. O Novo Testamento fala de apenas uma forma de governo que são vários presbíteros compondo a liderança de cada OBRA local.
Já em Atos 11:30, logo no início da OBRA, podemos ler sobre os presbíteros da OBRA em Jerusalém. Paulo e Barnabé, em sua primeira viagem missionária, promoveram a eleição de presbíteros em todas as OBRAS que haviam fundado. “E, promovendo-lhes, em cada OBRA, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendou ao YAHU em quem haviam crido” (At. 14:23). Isto indica que o procedimento normal de Paulo era estabelecer um grupo de presbíteros em cada OBRA que fundava. Ficamos sabendo que também em Éfeso Paulo deve ter estabelecido presbíteros, pois “De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da OBRA” (At. 20:17). Além disso, vemos Paulo enviando seu assistente Tito a Ilha de Creta com um objetivo o qual é: “Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusessem em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi” (T 1:5). Também vemos Paulo lembrando a Timóteo que este havia recebido a imposição de mãos do presbitério[ “Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério” (I Tm 4:14).
Há também em outras epístolas a menção aos presbíteros. Tiago escreve: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da OBRA, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome de YAHUSHUA” (Tg 5:14). A importância deste texto se deve ao fato da epístola de Tiago ter sido uma carta geral escrita para muitas OBRAS a quem ele chama de “as doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tg 1:1). Isto nos mostra que Tiago esperava que em cada OBRA onde sua carta fosse lida existisse um presbitério constituído.
De Pedro podemos inferir a mesma coisa, pois sua carta foi dirigida a várias OBRAS que estavam espalhadas nas províncias romanas da Ásia menor (Ponto, Galáxia, Capadócia, Ásia e Bitínia – cf. I Pe 1:1). Ele escreveu: “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles...” (I Pe 5:1). Ele também esperava que em cada uma daquelas dezenas de OBRAS houvesse presbíteros. Já em Hebreus, embora não apareça à palavra presbítero, vemos que na OBRA a qual a carta foi dirigida havia uma pluralidade de líderes. Em Hebreus 13:17 lemos: “Obedecei aos vossos OBREIROS e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas...”.
De todos estes textos não podemos deixar escapar pelo menos duas verdades. Em primeiro lugar, nunca vemos nenhuma sugestão que qualquer uma OBRA, por menor ou mais isolada que seja, tivesse um só presbítero. O padrão do Novo Testamento é pluralidade de presbíteros. Em segundo lugar, não vemos no Novo Testamento mais de uma forma de governo e sim uma única forma que é de presbíteros em cada OBRA local, APACENTANDO, dirigindo, zelando e cuidando dela.

A própria Palavra de YAHU nos diz que desejar o episcopado é desejar uma tarefa excelente (ITM 3:1). A palavra episcopo (bispo) significa supervisor. Ela aparece apenas cinco vezes no Novo Testamento, e em quatro ocasiões se referindo aos líderes da OBRA (At. 20:28; Fp 1:1; ITM 3:2). Já em IPE 2:25 refere-se à YAHUSHUA como aquele que protege as almas dos salvos.
As palavras presbítero (ancião) e bispo significam basicamente à mesma coisa. Em Atos 20:17, 28 vemos Paulo se dirigindo aos presbíteros onde também os chama de bispos. Aqueles homens tinham a incumbência de APACENTAR a OBRA. Eram eles que deveriam proteger a OBRA dos “lobos” (falsos mestres) que nela penetram com o intuito de arrebanhar adeptos a si mesmo através dos seus ensinos errados. Também deveriam estar atentos com os de dentro, pois mesmo entre eles podem se levantar pessoas assim.

Passemos a ver as qualificações bíblicas para aqueles que almejam a função de OBREIRO:

EM I TIMÓTEO (3:2-7)

“2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5 (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da OBRA de YAHU?); 6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.

1. Irrepreensível: impassível de ser preso, além de reprovação. A palavra não implica somente que o homem deve ter boa fama, mas que ele também é assim reservadamente. Não deve ter nenhum defeito de caráter ou de conduta.
2. (((Marido de uma mulher: Existem as seguintes posições: a) O presbítero não pode ser polígamo; b) deve ser marido de uma só mulher – isso significa que não pode se casar com uma segunda mulher enquanto a primeira estiver viva; c) não pode casar de novo se a esposa falecer; d) não pode ser solteiro; e) não pode casar-se, pois a OBRA seria sua esposa. Entendemos que as posições a e b são as únicas que têm o claro apoio bíblico.
Tomemos por exemplo o ponto D. Se afirmarmos categoricamente que ele tem que ser casado, então se for casado e não tiver filhos também não pode ser presbítero. E tem mais, se tiver apenas um filho (a) também não pode, pois a Bíblia diz que ele deve criar os filhos (cf. I Tm 2:4). A palavra está no plural indicando que ele teria que ter mais que um filho. Mesmo não sendo comum no nosso meio, não há nada claro na Bíblia que impeça que um homem solteiro de bom testemunho seja reconhecido como presbítero.
YAHUSHUA disse que há aqueles que se fazem eunucos por causa do reino de YAHU (cf. Mateus 19:12). Paulo escreveu: “Quem não é casado cuida das coisas do YAHU, de como agradar ao YAHU; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido” (I Coríntios 7:32, 33a). Ora se tanto o YAHU quanto Paulo elogia aqueles que estão nesta condição, como poderíamos nós achar que ela é um impedimento? Se o fizermos que o façamos por conta própria e sabendo que não encontraremos apoio para tal impedimento na Bíblia.
3. Temperante: de mente limpa, equilibrado.
4. Sóbrio: auto controlado, moderado.
5. Modesto: ordeiro. Implica em um comportamento ordeiro, mas também no cumprimento dos deveres e de uma vida interior também ordenada, pois desta surge o comportamento exterior.
6. Hospitaleiro: Tem o dever de manter a casa aberta para receber os irmãos.
7. Capaz de ensinar: hábil para ensinar a Palavra de YAHU. O que se espera de um bom presbítero é que ele se afadigue na Palavra (cf. I Tm 5:17).
8. Não dado ao vinho: escravo da bebida. Indica alguém que se senta por muito tempo com seu vinho.
9. Não violento: não dado à violência, não briguento espancador. Literalmente: “não pronto para bater em seu oponente” ou “não alguém que dá murros”
10. Cordato: não contencioso não lutador.
11. Não avarento: não amante do dinheiro, livre do apego ao dinheiro..
12. Saber governar bem a sua casa (família): “pois, se alguém não sabe governar a própria casa, ou seja, ter habilidade jogo de cintura, não ser nem 8 e nem 80, saber enfrentar satanás com as armas espirituais, senão, como cuidará da OBRA de YAHU?”.
13. Não seja neófito: recém-plantado, novo convertido. Era uma palavra usada no sentido literal de árvore recém plantada. Como neófito certamente se encheria de orgulho e soberba e seria vítima do mesmo pecado que derrubou Satanás. A soberba e o orgulho.
14. Deve ter um bom testemunho dos de fora: não basta ter um bom testemunho na OBRA local, mas é necessário ter um bom testemunho no meio dos incrédulos. No meio das diversas classes de dessalvos com as quais nos relacionamos. Parentes, amigos, vizinhos, escola, trabalho. OBS: um bom testemunho nada tem haver ,fofocas,mexiricos falsos testemunhos etc.

EM TITO 1:6-9
6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos salvos que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. 7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de YAHU, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, 9 apegado à palavra, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

Omitiremos aqui as palavras que já vimos em I Timóteo e veremos apenas as que não vemos lá.

Irrepreensível como:
15. Despenseiro: mordomo, administrador (de YAHU). A palavra enfatiza a entrega de uma tarefa a alguém e a responsabilidade envolvida.

Não pode ser:
16. Arrogante: teimoso, obstinado em sua própria opinião, alguém que se recusa a obedecer outras pessoas. É o homem que mantém obstinadamente sua própria opinião, ou assegura seus próprios direitos não levando em consideração os direitos e sentimentos de outras pessoas.
17. Irascível: inclinado à ira, de temperamento “quente”. Palavras com esta terminação freqüentemente denotam “hábito”, “costume”. O trabalho ministerial requer paciência e uma pessoa com um temperamento assim traria muitos problemas, iria resolver um problema, e causar outros.
18. Não cobiçoso de torpe ganância: cobiçoso de lucro vergonhoso; isto é, alguém que lucra desonestamente. Também pode ser aplicado a pregadores que adaptam o seu ensino aos ouvintes, pregando só o que eles querem ouvir, a fim de não perder ofertantes.

Deve ser
19. Amigo do bem: Denota a devoção a tudo aquilo que é excelente.
20. Piedoso; isto é tenha um relacionamento exemplar tanto com YAHU quanto com o próximo. Pessoa agradável a YAHU.
21. Tenha domínio de si: autocontrole. Significa o completo autodomínio, aquele que consegue controlar os impulsos apaixonados e mantém sua vontade leal à vontade de YAHU.
Ao escolhermos presbíteros faremos bem em observar estas qualificações bíblicas. É através delas que os candidatos devem ser analisados.

A Função dos Presbíteros
Em IPE 5:2, 3 lemos: “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de YAHU, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: Apascentai o rebanho de YAHU que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como YAHU quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”.
Fica claro que os presbíteros devem ser exemplo, modelos para o rebanho. O comportamento deles deve refletir as marcas de uma vida pautada na Palavra de YAHU. Os presbíteros não devem ser dominadores, mas devem conduzir a OBRA através do exemplo de vida e ensino. Assim os demais serão levados a imitar o comportamento deles e eles, pelo seu testemunho, ganharão o respeito de todos os irmãos espirituais.
Outro fato a ressaltar e que não há na Bíblia nenhuma distinção de classes dentro do governo. A cabeça da OBRA é YAHUSHUA, todos os demais somos corpos. Contudo, devemos obediência e respeito para com aqueles que YAHU colocou como nossos OBREIROS, pois são responsáveis perante o YAHU pelo bem estar da OBRA.
Ao presbítero cabe a função de APACENTAR o rebanho local. Eles devem zelar para que o rebanho receba um bom alimento espiritual. Devem empenhar-se pessoalmente no ensino da OBRA, a responsabilidade é deles. Isto não significa que só eles pregarão, mas que estarão atentos ao que está sendo pregado na OBRA local.
Resumindo, a função dos presbíteros é exercer a liderança da OBRA, esforçando-se para apascentá-la de forma que o rebanho cresça tanto qualitativamente como numericamente. Eles não devem ser mandões e “donos da verdade”, não devem liderar pela força como opressores, mas devem ter um tipo de vida que dignifique a YAHU e sirva de modelo para os outros irmãos, de forma que estes se sintam atraídos a imitá-los.

Leiamos alguns textos sobre a importância e seriedade do APACENTAMENTO:
Is 40:10, 11: “Eis que o YAHU virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa. Como OBREIRO, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele apascentarão mansamente.” APACENTAMENTO carinhoso!
Jr. 3:15: “Dar-vos-ei OBREIROS segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.”
Jr. 10:21: “Porque os OBREIROS se tornaram estúpidos e não buscaram ao YAHU; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos.”
Jr. 23:1-4: “Ai dos OBREIROS que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! — diz o YAHU. Portanto, assim diz o YAHU, o YAHU de Israel, contra os OBREIROS que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o YAHU. Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão. Levantarei sobre elas OBREIROS que as apascentem, e elas jamais temerão, nem se espantarão; nem uma delas faltará, diz o YAHU.”
Jr. 50:6: “O meu povo tem sido ovelhas perdidas; seus OBREIROS as fizeram errar e as deixaram desviar para os montes; do monte passaram ao outeiro, esqueceram-se do seu redil.”
Ez 34:1-6: “Veio a mim a palavra do YAHU, dizendo: Filho do homem profetiza contra os OBREIROS de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o YAHU: Ai dos OBREIROS de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os OBREIROS as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver OBREIRO, e se tornaram pasto para todas as feras do campo. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.”
Zc 10:2: “Porque os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos vêem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem”. consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há OBREIRO. Contra os OBREIROS se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes-OBREIROS; mas o YAHU dos Exércitos tomará a seu cuidado o rebanho... ”
Zc 11:17: “Ai do OBREIRO inútil, que abandona o rebanho! A espada lhe cairá sobre o braço e sobre o olho direito; o braço, completamente, se lhe secará, e o olho direito, de todo, se escurecerá. ”
At. 20:26: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o ESPIRITO YAHU vos constituiu bispos, para APACENTARDES a OBRA de YAHU, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”
Jo 10:11-14: “Eu sou o bom OBREIRO. O bom OBREIRO dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é OBREIRO, a quem não pertencem às ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom OBREIRO; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. ”
Ef 4:11: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para APACENTADES e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de YAHU”.

A indicação e reconhecimento de presbíteros
Ao escolhermos presbíteros faríamos bem em observar estas qualificações bíblicas. É através delas que os candidatos devem ser analisados. Não devem ser avaliados por padrões terrenos tais como: realizações terrenas, fama, sucesso, competência nos negócios, posição social, capacidade intelectual, idade, parentesco, amizade, simpatia, apenas por ser idoso ou pelo grau de instrução (embora eu entenda que uma pessoa que não saiba ler não tem como estudar não podendo, portanto, ser apto para ensinar). O Ensino do Novo Testamento mostra que os presbíteros têm que ser avaliados pelo exemplo em seu viver diário e disposição em sofrer pela OBRA. Isto não é uma opção e sim uma exigência.
Parece haver, no Novo Testamento, algumas ocasiões nas quais os que serviriam a OBRA foram escolhidos por toda a OBRA. Apesar dos apóstolos estarem presentes na OBRA em Jerusalém, não foram eles que escolheram os sete primeiros diáconos. Pelo contrário eles disseram a OBRA: “irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço”. O mesmo se deu na escolha do substituto de Judas, não foram os onze que o escolheram. Lemos em Atos 1:15: “Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a reunião de umas cento e vinte pessoas)”. Quando precisaram enviar pessoas para transmitir a decisão dos apóstolos aos salvos da Galáxia eles o fizeram em comum acordo com a OBRA. Tanto a escolha quanto o envio foram feitos pelos apóstolos e presbíteros juntamente com a OBRA. Vejamos: “Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a OBRA, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los...”.
No retorno da sua primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé, atentaram para a necessidade de estabelecer presbíteros nas novas OBRAS. Em Atos 14:23 lemos: “E, promovendo-lhes, em cada OBRA, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendou ao YAHU em quem haviam crido.” A Bíblia nos dá a entender que a escolha dos líderes se deu através de eleição. A palavra grega usada aqui é - reirotonesantes (de - reirotoneo) que aparece somente aqui e em II Coríntios 8:19 referindo-se ao irmão que foi eleito pela OBRA para ser companheiro de Paulo na administração das ofertas recolhidas em favor dos salvos em Jerusalém.
A palavra grega para mão é , , (reir – reiros) e os léxicos da língua grega indicam que significa eleger através do erguer as mãos. Podendo ainda significar apontar, indicar.
Nunca é demais lembrar o alerta bíblico que diz: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem...” (I Tm 5:22). Apesar de necessário, não devemos ter pressa demasiada para reconhecer os presbíteros. Em minha opinião é melhor não ter presbíteros do que ter exercendo a função pessoas desqualificadas biblicamente. O prejuízo é liquido e certo!
A Bíblia diz que: quem “aspira ao episcopado, excelente OBRA almeja” (I Tm 3:1). É bom atentar que ela não diz: excelente cargo almeja, ou ainda excelente posição almeja. Se alguém entre nós estiver cobiçando cargo, posição ou poder, certamente esta pessoa ficará tomada de ciúmes, ficará aborrecida e chateada se porventura não for indicada pela OBRA. Se isso acontecer é bom dar graças ao YAHU por não ter permitido que tal pessoa fosse reconhecida, pois não estava com a visão bíblica do que é ser presbítero. Seria um péssimo modelo para o rebanho e, mais cedo ou mais tarde, traria prejuízo para a OBRA.
Entendemos então, que a indicação e o reconhecimento devem ser feitos pela OBRA sob a orientação do ESPIRITO YAHU.

A autoridade dos presbíteros
É preciso ressaltar que qualquer atitude ou movimento que vise desestabilizar a liderança, trombará de frente com o YAHU que levantou a liderança. Toda autoridade é constituída por YAHU (cf. Rm 13:1, 2). A Bíblia nos ensina a sermos submissos para com aqueles que são líderes na OBRA local. Em Hebreus 13:17 lemos: “Obedecei a vossos OBREIROS e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”. Levantar-se gratuitamente contra a liderança é pecado. Tentar minar sua autoridade é pecado. Rebeldia preconcebida e contra a liderança é pecado. Não devemos nos tornar um peso para nossos OBREIROS. É nossa parte procurar tornar fácil a tarefa deles SE REUNIDO,OFERTANDO,OBEDECENDO AOS ENSINOS, etc.; eles, por sua vez, devem estar cientes que prestarão contas diretamente a YAHU pela forma com a qual desempenharam esta função.
É bom lembrar aos presbíteros que autoridade não significa autoritarismo. Paulo foi investido no apostolado por ninguém menos que o YAHU YAHUSHUA. Contudo, quando teve que tratar com o pecador da OBRA de Corinto, ele não decretou a sua exclusão sozinho. Apesar de ter autoridade para determinar a exclusão, lemos que ele o fez juntamente com a OBRA. Vejamos “Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome de YAHUSHUA, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de YAHUSHUA, nosso YAHU, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia de YAHUSHUA” (I Co 5:3-5). Paulo exercia autoridade sem ser autoritário.
Outro alerta aos presbíteros pode ser inferido de Tiago 3:1 que diz: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.” Um dia seu serviço será avaliado com mais rigor. Ou como diz, você receberá “mais duro juízo”. Portanto, é mister que os presbíteros procurem esmerar-se para APACENTAR a OBRA da forma bíblica. Sendo aqueles OBREIROS que apascentam mais pelo exemplo que pela imposição.
Por último, devemos atentar para o fato de que há no Novo Testamento lugar para presbítero em tempo exclusivo. Estes são aqueles que dedicam seu tempo em estudar as Escrituras para prover ensino sadio ao rebanho. Prover alimento espiritual de qualidade. Lemos sobre eles em I Timóteo 5:17, 18: “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.”.
Aliás, na realidade é praticamente impossível àqueles irmãos que trabalham o dia inteiro ainda conseguirem tempo para exercer o APACENTAMENTO de forma satisfatória. Sabemos que alguns se esforçam para, depois de um dia cheio e cansativo, fazer visitas e devemos ser gratos a YAHU por homens com tal disposição. Mas também sabemos que dificilmente eles conseguirão dedicar o tempo necessário para se esmerar no estudo da Palavra, para visitar, para cuidar dos enfermos, para buscar os fracos e desviados etc. Havendo um presbítero com mais disponibilidade de tempo, esta necessidade seria suprida.
É por isso que nós devemos orar e procurar não ser um peso para os presbíteros. Se a carga se tornar pesada eles perderão a alegria gemerão sob seu peso. E isto, além de não ser bom para eles, não será de nenhuma utilidade para a OBRA (c.f. Hb 13:17). Enquanto eles velam por nossas almas, devemos velar por eles em oração e procurar, na medida do possível, oferecer nosso ombro para ajudá-los naquilo que porventura venham a precisar de nós.
Antes de terminar este tópico sobre a autoridade do presbitério, faço questão de frisar que a recente “onda” de constituir um presbítero presidente na OBRA local é uma inovação que não encontra respaldo na Palavra de YAHU. Não há na Palavra de YAHU uma vírgula sequer sobre tal tipo de presbítero. Um presbítero presidindo sobre os outros presbíteros de uma OBRA local não é bíblico. Cada presbítero deve ser submisso primeiramente ao YAHU e depois aos outros presbíteros. Se cada um agir assim haverá igualdade e nenhum quererá dominar sobre os outros. É isso que vemos na Palavra.

A disciplina de um presbítero
Apesar de criticarmos as OBRAS que têm OBREIROS, por supostamente ser ele o “manda chuva”, em algumas OBRAS os presbíteros são uma espécie de classe de intocáveis, de inquestionáveis. Contudo a Bíblia nos mostra que os presbíteros estão sujeitos ao julgamento da OBRA. Se um presbítero estiver em pecado, pode sim ser denunciado para que a OBRA trate com ele. Há, porém, uma séria advertência bíblica quanto à denúncia contra um presbítero. Ela tem que ser bem fundamentada. Às vezes o presbítero terá que tomar decisões ou assumir posições que desagradarão a alguns podendo, com isto, tornar-se o alvo de pessoas mal intencionadas. Por isso a Bíblia adverte: “Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas” (I Tm 5:19). Isto protege o líder de ataques pessoais e dificulta a ação de fofoqueiros maldosos que porventura queiram atingi-lo.
Porém, há na Bíblia espaço para a disciplina de um presbítero. Ele não é intocável e pode sofrer o julgamento da OBRA. Em I Timóteo 5:20 lemos: “Quanto aos (presbíteros) que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam”. O contexto nos mostra que Paulo ainda está falando dos presbíteros. E se o presbítero insistir em heresias ou condutas flagrantemente contrárias à Palavra de YAHU, e os ensinos locais? Aquele presbítero que teimar em viver fora dos padrões bíblicos deve ser repreendido publicamente. A repreensão pública do pecado de um líder mostrará a OBRA que os líderes não esconderão tais questões dos membros e aumentará a confiança na integridade do presbitério.
A razão para a repreensão pública é que o mau exemplo do presbítero pode ter o efeito negativo de contaminar outras pessoas na OBRA. O mau exemplo de um líder pode servir de desculpa para que o rebanho leve uma vida espiritual relaxada.
Como somos dados a exageros, é bom lembrar que esta repreensão não deverá ser feita por qualquer um. Nestas alturas dos acontecimentos os outros presbíteros já deverão ter conversado com o presbítero que teima em manter uma atitude pecaminosa. Cabe a eles esta repreensão pública. Devemos lembrar que Paulo estava se dirigindo a Timóteo, que era um líder. Não me parece certo que qualquer um levante numa reunião da OBRA para repreender a um presbítero.

A destituição de um presbítero
Uma pergunta que sempre surge é quanto à duração da função de um presbítero. É um cargo vitalício ou pode ser perdido? Ao contrário do que se pensa este não é um cargo e muito menos um cargo vitalício. Já vi presbíteros desajustados que quando agiam errados e eram questionados usavam frases tais como: “Ai daquele que levantar a mão contra o ungido do YAHU!” Fazem isso para se impor pelo terror e não, como é bíblico, pelo exemplo. Como não lideram pelo exemplo lideram pelo terror psicológico. Se por um lado não devemos nos rebelar contra um líder da OBRA, pois como já vimos é pecado grave contra o YAHU. Por outro lado, se a OBRA está vendo que o presbítero perdeu as qualificações bíblicas, ela deve procurá-lo e com todo o respeito e cuidado mostrar que ele está prejudicando o rebanho ao qual deveria cuidar. Mais uma vez é de bom senso lembrar que isso deveria ser feito depois que os outros presbíteros já tivessem conversado com ele em particular e ele teimasse em manter sua conduta irregular.
Quando alguém perde as qualificações bíblicas, não há como a OBRA mantê-lo como presbítero. Mas este deve ser um processo longo que deverá será regado em constante oração pedindo ao YAHU que ilumine o irmão de forma que ele possa voltar ao bom senso. Se isto acontecer a OBRA deve se alegrar, mas caso não aconteça e ele teimar em viver em desacordo com a Palavra e os ensinos locais, deve, como vimos acima, ser. Sendo repreendido publicamente, perde a condição de modelo. Perdendo a condição de modelo perde a condição de ser presbítero.
Sei do caso de um presbítero que já caiu no pecado de adultério por mais de 4 vezes e ainda é conservado na função. Fico me perguntando que autoridade teria um irmão assim para repreender um membro que está neste pecado ou para ensinar a OBRA sobre este assunto. Este é, para mim, o exemplo de um irmão que está desqualificado para exercer a função de presbítero. Se arrepender-se. No futuro, poderá voltar exercer a função de ministro.
Que YAHU tenha misericórdia de nós, nos ilumine e nos ajude a estarmos em total dependência do ESPIRITO YAHU, nesta fase onde, em obediência à Sua Palavra, apontaremos e reconheceremos os presbíteros da nossa OBRA local. Que nesta escolha a vontade do homem desapareça, seja tornada nula e prevaleça a vontade do YAHU.
OBRA DE YAHUSHUA EM BEBEDOURO SP
Com presbitério /BISPO me refiro especificamente ao grupo de presbíteros de uma OBRA local e nunca a um presbitério regional, estadual ou nacional, pois estes não existem na Bíblia.
____

FALE COM A OBRA DE YAHUSHUA EM BEBEDOURO SP

ORKUT http://www.orkut.com/Home.aspx

ENDEREÇOS DE VARIOS ESTUDOS http://www.usinadeletras.com.br/exibetextoautorp3.php?user=bispo

SITE OFICIAL www.obradeyahushua.com.br
Se você desejar receber o café espiritual todas as manhãs pelo orkut é só adicionar.

ORKUT http://www.orkut.com/Home.aspx

ENDEREÇOS DE VARIOS ESTUDOS http://www.usinadeletras.com.br/exibetextoautorp3.php?user=bispo

SITE OFICIAL www.obradeyahushua.com.br

E-MAIL bispodonizetepedro@hotmail.com





CORRESPONDENCIA:

RUA; DILLAURA REIS GALLI NUMERO 177 BAIRRO RASSIN DIB CIDADE BEBEDOURO SP BRSIL.

FONES : CELULAR 17-97084202
ESCRITORIO 17 -33435399





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui